terça-feira, 22 de outubro de 2024

Era uma vez em Paris

 



Nos anos de 1980, eu era jovem conquistador, empresário de turismo com muita coragem e vontade de viver. Meu trabalho com turismo despertou o meu lado aventureiro e me fez conhecer uma parte do mundo civilizado, diferente do Brasil.

Uma vez saímos com um pequeno grupo de cinco pessoas para conhecer a Europa. Na França, fomos conhecer a cidade de Paris e a famosa Torre Eiffel, conhecida mundialmente.

Nesse lugar tem um lindo rio chamado Rio Sena, onde conheci uma linda francesa chamada Monique, que tinha mais ou menos a minha idade na época. Eu olhei para ela com seus olhos meigos, e seu rosto um pouco espantado. Ela me olhou, meio tímida, buscando se distanciar de mim.

Então eu me aproximei dela e perguntei em francês qual era o seu nome, e ela me respondeu: Monique Renne. Ela era linda, não muito alta nem baixa, de aproximadamente 1,60m de altura, e 50 kg de peso. Tinha já seus 30 anos de idade, o que na época destoava pouco da minha. Eu a convidei para se sentar comigo, onde eu estava, numa lanchonete ao ar livre, na beira do Rio Sena. Era um lugar lindo, ventilado com vista para a Torre Eiffel. E com sua companhia ficou ainda mais lindo e agradável.

Dentro da nossa conversa, eu disse que era brasileiro da cidade Salvador, a primeira do Brasil, e ela me disse que era da cidade de Nice, mais ou menos umas duas horas dali. Depois de muita conversa, consegui um pequeno beijo que aqueceu os nossos corações, mesmo sem saber o que iria acontecer no futuro.

Por volta das 16 horas, ela se foi para Nice, mas marcamos para nos encontrar no dia seguinte. Esse segundo encontro nos marcou para sempre. Ela estava de saia até os joelhos, cabelos partidos, de meias compridas. Estava alegre, com um lindo sorriso. Parecíamos já um casal de verdade já no segundo encontro. Fomos para o meu hotel e, quando nos despedimos, nossos olhos e corações se derreteram em lágrimas e tristeza, sem saber se iríamos nos encontrar outras vezes.

Então ela me abraçou e disse: e agora? Como vai ser? Eu respondi que ela iria ficar gravada no meu coração. O tempo passou e com dois anos ela veio ao Brasil e passamos uma semana juntos. O amor não tem fronteiras, nem de território, aparência ou cor. Nele o que importa é gostar e entender com respeito dos dois lados. Você, meu amor, ficou gravada no meu coração e na minha mente.

M. P. S.

sábado, 19 de outubro de 2024

Heleninha


“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano.” (Salmos 92.12)
Nasceu em 04 de outubro de 2024, às 12: 40, uma criança linda, como um botão de rosa da primavera. Seu pequeno choro chamou à atenção dos seus pais, que viram surgir ao mundo uma criaturinha valiosa, mais do que uma pedra de diamante. Seu nome é Helena.

Logo após seu nascimento, eu como avô, fui avisado que tinha ficado mais velho por ter agora uma netinha para me chamar de vovô. Porém, eu, com minha lúcida mentalidade, fiquei mais jovem, porque vou ter com quem brincar e me divertir no futuro.

No dia seguinte, fui ao hospital visitá-la e pegá-la no colo para olhar seu rostinho inocente, sem saber o que estava acontecendo naquela sala. Olhei o seu lindo rostinho, os seus olhinhos, os cabelinhos pretinhos, como os de um pequeno anjinho que desceu do santo céu. Foi um encontro sensacional e diferente, um momento de paz e observação. O pai e a mãe estavam eufóricos pelo presente que os dois fabricaram.

Como teólogo, associei essa maravilha a um trecho da Bíblia Sagrada, no qual o Senhor se refere ao cedro do Líbano como um símbolo de grandiosidade e bênçãos divinas. O cedro do Líbano é o símbolo do crescimento dos justos. E dentro desse contexto, significa também: nobreza, beleza, resistência e longevidade.

Trata-se de uma árvore majestosa que cresce na altura, nas montanhas da Turquia e do Líbano. Sua madeira é considerada nobre por não se deteriorar facilmente, além de ter uma bela cor avermelhada e um perfume agradável.

Termino esse texto dizendo que minha querida netinha vai ser mais valiosa, mais forte, mais perfumada, mais abençoada do que o cedro do Líbano, porque ela é filha do Deus altíssimo, e feita com amor, carinho e desejo pelos seus pais. Vou orar por ela. Que Deus a abençoe!

M. P. S.

 

 

 

 


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

A VIDA



A vida é efêmera e frágil, mas ainda assim seguimos esperando pelo fim de semana, pelo ano novo, pela compra da casa, do carro novo que sonhamos, pela graduação, pelo dia e o momento perfeito para sermos finalmente felizes.

Vivemos como se a felicidade fosse feita apenas de grandes acontecimentos e esse é o nosso grande pecado. Ignoramos o poder e a importância do agora, por estamos sempre condicionando na nossa felicidade a um amanhã incerto ou um distante idealizado.

Eu tenho tristezas, lutas, decepções e dores. Mas acima de tudo, eu tenho Deus, e com Ele eu aprendi que a tristeza passa, a luta ensina e a dor se acaba (em algum momento). Quando temos Deus à frente de tudo, o mal não vinga, a inveja não chega e a dor desaparece. Então vem um sorriso cheio de paz e felicidade dentro do meu coração, deixando meu rosto com uma expressão feliz. Isso não significa que tenho uma vida perfeita, mas sim que sou grato a tudo que Deus tem feito por mim.

Ninguém deve se sentir triste por ter um bom ou mau coração. O amor não é um carro. Errado é (se) enganar, mentir (inclusive para si mesmo), trapacear, dar rasteira no sentimento alheio. Quem faz isso é quem deve sentir vergonha.

Ninguém é bobo por se arriscar: bobo é quem passa a vida toda enganando os outros e achando que a vida não traz para nós tudo àquilo que a gente planta. Ah, a gente colhe (cedo ou tarde).

A vida me ensinou o valor das lágrimas, de um sorriso, das lutas, de uma vitória. Por sua vez, o tempo me ensinou o valor da espera. Já Deus me ensinou o valor da fé. Deus é minha vida.

M. P. S.

domingo, 16 de junho de 2024

Os dois momentos



Essa triste história é baseada em fatos reais. É sobre uma jovem de 36 anos, nascida como ribeirinha no Estado do Amazonas. Quando nasceu, ela e sua família viviam abaixo da linha da pobreza. Trata-se de mais uma Maria que nasceu no Brasil com falta de alimentação e outros cuidados. Em seu depoimento, ela relata que para sobreviver, teve que se alimentar com folhas verdes que encontravam na selva amazônica, sem saber se eram saudáveis ou tóxicas. Mas como não tinha outro jeito, tinha que sobreviver com as folhas que encontrava pela frente.

Aos seus seis anos de idade, sua família foi para capital para se aventurar, pois não tinha como sobreviver como ribeirinha. Assim que chegaram lá, precisaram morar na rua por algum tempo, até sua mãe encontrar um emprego que proporcionasse uma vida digna. O tempo passou, ela estudou e chegou se formar em jornalismo. Ela sonhava em melhorar a sua vida e a de sua família.

Mais tarde uma amiga dela de São Paulo a convidou para trabalhar com ela. A jovem foi feliz, cheia de esperança, pensando em talvez fazer mais uma faculdade e crescer na vida, para assim contribuir mais com sua família. Então sua amiga levou-a para um massoterapeuta e ela gostou da profissão, decidindo assim fazer uma faculdade nessa área. Tudo estava correndo muito bem, até que em uma segunda-feira à noite, em Barueri, sua amiga lhe ligou para encontrar com ela. Ela saiu, chamou uma moto taxi e não chegaram a se deslocar muito e um triste episódio aconteceu.

De repente, surgiu um carro de luxo em alta velocidade, atingindo ao moto taxista e ela. O impacto lhes arremessaram a uma distância de mais de 30 metros. Ela ficou desacordada com uma perna cortada acima do joelho, desmaiada no chão, e o moto taxista muito machucado. Sua moto ficou totalmente destruída. Nesse momento, chegaram muitas pessoas para ajudar e entre elas havia um taxista que tirou seu cinto amarrou bem forte na sua coxa para estancar o sangue, tentando assim salvar a sua vida.

Ligaram para sua amiga e quando ela chegou, Maria estava esperando o socorro chegar. Então ela pediu que sua amiga a levantasse, e percebeu que tinha perdido uma perna. O mais revoltante é que o milionário não deu socorro nem voltou para saber o que aconteceu. Segundo os investigadores, os dois carros de luxo identificados estavam fazendo um racha com a velocidade acima de 190 km.

A jovem decidiu não se dar por vencida. Vai providenciar uma prótese para assim terminar a faculdade de massoterapia. Vamos orar para Deus ajudar essa moça. O que você achou? Isso te fez pensar nos momentos de tristeza pelos quais já viveu e superou? Eu também já tive vários, mas os superei.

M. P. S.  

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Será que há um ser humano honesto?


Queridos leitores, será que há um ser humano honesto? Será que você pode confiar em alguém?  A maioria das pessoas são desonestas e interesseiras? Você já foi vitima de algumas delas? Conheci um senhor que era de origem humilde. Ele trabalhou durante sua juventude, sem gozar da sua mocidade, dedicando sua vida ao trabalho desde cedo até conseguir o que desejava, que era ser independente.  Ele o conseguiu com muita força, coragem e persistência, mas com o passar do tempo, ele se casou e foi vitima da sua própria família e de alguns empregados de sua confiança.


Sua decepção foi tão grande que ele resolveu testar algumas pessoas pelas ruas, para saber se realmente encontraria uma pessoa honesta de confiança. Como ele era um empresário bem sucedido, ele fez um acordo com o gerente do seu banco para abrir uma conta sem dinheiro e outra com muito dinheiro. Ele saiu pelas ruas, shoppings centers e bancos pedindo ajuda para ver seu saldo e fazer uma retirada. Nessa pesquisa, ele encontrou gente de todo tipo querendo lhe roubar e outros apenas querendo lhe ajudar com a operação. Eles o tinham por louco ou coitado quando percebiam  que não tinha saldo, porém ao ver seu saldo elevado em uma situação vulnerável, foi possível ver também pessoas tentando lucrar às suas custas.


Quando ele já estava sem paciência, viu uma moça passando apressada e pediu sua ajuda. Ela a princípio o recusou, mas com muita insistência  ela aceitou, dizendo-lhe para não confiar em ninguém, principalmente para fazer retirada em dinheiro. Ela estava sem tempo, porque trabalhava em dois empregos e tinha que pegar o transporte para não chegar atrasada no trabalho.


Mas com muita insistência, ela aceitou e quando precisava da senha, ela recusava que ele a dissesse e o orientava a com fazer. Quando ela percebeu que a conta estava, ela olhou para ele com muita pena e perguntou se ele realmente tinha dinheiro. Ele respondeu que sim. Então ela o aconselhou a procurar o gerente do banco para ver se tinha sofrido algum tipo de golpe.


Então ele pegou o outro cartão e lhe pediu que visse o saldo. Ela não acreditou no valor que viu e perguntou se a conta era dele mesmo. Então o senhor pediu que sacasse 5 (cinco) mil reais. A moça ficou preocupada com ele, no fato de andar pela rua com um valor alto nos bolsos, mas precisou seguir para o seu trabalho. Ela então olhou para o seu relógio e disse que tivesse cuidado para não ser roubado.


Durante a curta conversa que tiveram, a moça havia lhe dito que desejava levar seu avô, um idoso de 92 anos de idade, para ver o mar. Como ela também não conhecia o mar, seria um sonho que ela gostaria muito de realizar junto a seu avô, quem a havia criado. Para sua surpresa, o homem lhe deu dinheiro suficiente para ela realizar esse sonho. Essa história é baseada em fatos reais. Ainda existem pessoas honestas, embora não pareça. Pense nisso.


M. P. S.


terça-feira, 30 de abril de 2024

Eduarda



Sou estudante, responsável, inteligente e sonhadora. Tenho meus pensamentos voltados ao futuro para realizar muitos sonhos que almejo. Sou alta, bonita, sorridente, atraente para deixar o sexo oposto nos meus pés. Sei o que quero e estou em busca de muitas felicidades para me realizar e ser feliz.

Olho para meu lindo rosto e meu belo corpo com um pequeno toque nos meus lindos cabelos e dou graças a Deus por ter me feito assim. Eu sou assim. Quando estou bem arrumada, sinto-me bela como uma linda rosa de um jardim florido, no qual eu sou a atração principal nos dias de visita, para chamar atenção do público e ser admirada por todos. Essa sou eu. Meu corpo, meus cabelos, minha altura, meus olhos, minha boca são como se fossem obras feitas por um bom pintor. Mas pensando bem, sei que meu criador é o arquiteto de todas as coisas, o melhor de todos. Ele é Deus. Por isso eu sou uma obra prima sem igual: eu sou Eduarda.

Meu olhar encanta qualquer pessoa que se aproxima de mim. Sou acolhida pela minha família, meus amigos e meus colegas. Tenho muitos admiradores que gostam de mim. Gosto de poesia, de amor, meu sorriso abre qualquer coração triste. Sou linda, bonita, alegre, inteligente, sonhadora, mas não sou boba para baixar minha cabeça e ser pisada por quem quer que seja. 

Eu sou um pouco de cada coisa. Sou a água que mata a sede, mas sou um pouco de espinho que pode ferir quem tentar me atacar. Essa sou eu.  Se precisar de mim, venha pois jamais direi um não. Meu nome é como um perfume que se espalha onde eu estiver e meu brilho é como o luar numa noite bem escura. Eu sou como as belas praias de Ilhéus, que atraem os turistas com minha beleza e com vontade voltar novamente. Eu sou Eduarda.

 M. P. S.   

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Eu tenho um lugar só para você



Querida, eu tenho um lugar reservado só pra você. Não o dei para ninguém só para poder te esperar. Você preenche dentro de mim uma reserva de amor sintonizando.

Em meu coração eu guardei um espaço só para você. O amor pode tudo, mesmo nesse mundo difícil em que poucas pessoas se amam. Mas eu sinto paz dentro de mim para acreditar que o amor existe. O amor está em nós com uma profundidade tal que nenhum mar pode se comparar.

Meu amor é paciente e confiante. Esse amor foi criado dentro de um solitário coração que sempre procurou e não encontrou o que buscava. 

Querida, se você fosse uma plantinha, eu seria seu jardineiro, só para cuidar e regar você todos os dias.  Se você fosse uma rosa, eu a levaria para a sombra, para te proteger do sol forte. Mas você é mais que isso. Você é minha casa, onde devo morar e cuidar como se fosse o meu próprio eu. Eu tenho um lugar só pra você meu amor.

M. P. S.

 


quinta-feira, 11 de abril de 2024

João e Alcina



Conto essa história muito emocionado. Era uma vez o casal João e Alcina, meus pais. O casal teve 14 filhos, deles eu fui o mais novo. Minha querida  mãe era uma mulher doce, de um coração e mente puros,  que só sabia viver e praticar o amor com todos, principalmente com seus filhos. Ela daria sua vida para satisfazer sua família, do jeito carinhoso era unia a todos. Sua fala era mansa, dengosa, seu olhar meigo conquistava quem estivesse por perto.

Meu pai era alegre, comunicativo, brincalhão, elétrico, inquieto, mas com um bom coração humano que ajudava muitas pessoas, principalmente os necessitados ou enfermos. No entanto, seu defeito era não ter paciência ninguém, sem importar seu parentesco. Mas era um bom homem e um bom pai. Ele, quando estava em casa, não ficava parado, sempre procurando o que fazer. Ele gostava de sair e de visitar seus filhos.

Eu era o filho mais novo. Contavam minha mãe e minhas irmãs mais velhas que eu que chamava atenção de todos da família e dos visitantes por minha beleza. Mas por volta dos meus três anos de idade, fui vitima de os tumores debaixo das axilas que quase me levaram à morte. Fiquei muitos anos doente e, depois de sobreviver, fiquei com uma sequela debaixo do braço esquerdo e meu peito esquerdo ficou menor do que o direito. Sofri muito preconceito até do meu próprio pai, que me chamava de peito seco. Passei muito tempo com esse sofrimento. Em minha juventude, eu gostava de jogar futebol, jogava muito bem, mas quando o adversário me derrubava, eu desmaiava por alguns minutos, deixando muitas pessoas preocupada ou mesmo chocadas. Só me lembro de ter me recuperado por completo após meus 17 anos.

Hoje me considero parecido com os dois: tenho o meu coração como o de minha querida mãe, e minha mente e atitude como os de meu pai. Ele era um homem trabalhador, honesto, impaciente, brincalhão e alegre.  Enquanto ela era uma altruísta, simples e meiga. 

Por volta dos meus 17 anos de idade, deixei a casa dos meus pais para tentar a vida fora da cidade. Levei os dois comigo dentro do meu coração. Com o tempo, eu passei ser admirado por ele, ajudando-o em tudo o que podia.  Quando eu os visitava,  era recebido como um rei, com abraços e sorrisos. Faziam questão de me agradar. Deles eu tenho ótimas recordações, uma saudade que não cabe em meu peito. Não vejo a hora de o Senhor Jesus voltar para que eu os possa rever no Novo Céu e na Nova Terra. 

M. P. S.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Sinto falta



Sinto falta de gostar de alguém diferente das que já gostei. Sinto falta de olhar para seu rosto, seu belo corpo, a maciez de sua pele e de sua linda e gostosa boca, deliciando-me dos seus lábios e engolindo sua saliva junto com a língua que me envolvem, deixando-me eternamente perdido no doce amor que é só meu. Sinto falta de gostar de alguém novamente, de amar uma mulher ao ponto do meu coração doer, uma dor agradável, tipo aquela sensação de arrancar as casquinhas do próprio machucado que o tempo me deixou.


Sei que haverá um dia em que vou encontrar uma mulher madura e inteligente que sabe o que quer para amar e ser amada. Vou encontrar alguém madura, sem medo de me assumir, sem um ex para superar e sem trauma antigo para atrapalhar o nosso projeto de amor. 

Se isso está acontecendo com você, coloque-se dentro da vontade de Deus e vá em frente. Busque, comece e recomece quantas vezes forem necessárias. Não desista de lutar pelos seus sonhos, projetos, não desista de você. Para quem tem Deus e objetivos na sua vida, qualquer desafio se torna um ponto de partida. Corra, ande, busque, procure que e você vai encontrar. Aprendi que o passado pode ser um quadro na parede, mas nunca será a mobília principal.


Não tenha medo de enfrentar a estrada do amor. Há momentos em que você terá que ser seu próprio herói. Termino essas frases lindas dizendo que acredito em um relacionamento que só funciona se os dois souberem conversar, se forem amigos, se confiarem, se quiserem evoluir juntos, respeitando uns aos outros sem nunca desistir. 

O amor não é o que falam para você, mas sim o que fazem por você. Somos o que carregamos no coração, o resto é só aparência. Nós somos feitos de fases e nem sempre elas são boas, mas necessárias. Atitudes mudam sentimentos. A melhor das delícias é ser você mesmo. Faça sua parte e terá de volta a recompensa.

M. P. S.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Homens e mulheres



Queridos leitores, esse texto é para ambos sexos, o masculino e o feminino. Vamos ver as mudanças dos tempos com o avanço da sociedade. Por que a mulher casada é chamada de senhora?  Levei um bom tempo para entender o porquê disso. Sabem o significado de senhora?  É que quando uma mulher se casa, ela fica sem hora pra tomar banho, sem hora pra comer, sem hora pra passear, sem hora para se cuidar, sem hora para se divertir, sem hora pra fazer amor, sem hora pra sair de casa à espera do seu marido. Muitas vezes sem hora para estudar, sem hora pra cuidar dos filhos, e sem hora pra assistir sua novela, seus programas favoritos. Essa é a verdadeira senhora.


Por outro lado, o homem de verdade é o senhor da casa, do trabalho, do sexo, da responsabilidade, do carinho, do respeito pela sua mulher e admirado pela sociedade que lhe admira como um troféu. O senhor tal é um homem de caráter, de família, honesto. Esse senhor carrega um peso com sua digníssima senhora como um grande fardo nesse mundo moderno. 

Sabemos que no mundo de hoje, os sexos têm igualdades. Na minha época de criança, no século XX, isso funcionava, mas hoje, com o avanço da sociedade e da tecnologia, não é fácil viver com essa santidade entre os dois. Mas ainda há alguns casais que vivem essa herança deixada pelos nossos pais.

Termino com um pensamento para os casais que vivem ou queiram viver nessa vida em dois: sejam prudentes, mas não se amarrem em regras. Guardem um pouco de dinheiro para viver melhor, mas não deixem de viver. Ajudem um ao outro, mas não se tornem escravos dos outros e do trabalho. Sejam educados, mas não engulam sapos. Cuidem-se um do outro e se amem, para serem muito felizes.

 

M. P. S. 

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Receita do amor






Meu amor, eu não sou de vidro, mas sem você e seu carinho eu percebo os ferimentos dos estilhaços. É para o lado de dentro que se espalham todos os cacos, causados por sua ausência.


Há outras formas de dizer "eu te amo". Basta dizer as palavras: "Você está bem melhor?", "Cuide-se.", "Chegou bem do trabalho?", "Eu senti a sua falta.", "Já estava com saudade de você, querida.", "Vi sua foto, sua roupa, e me lembrei de você.", "Agora te olhando você está linda mais de que antes."


O amor não é cego: ele consegue ver além daquilo que os olhos não podem ver. Depois de tantas procuras e aventuras, fiz uma engenharia nos meus pensamentos e cheguei a conclusão de que na minha fase atual não sinto necessidade de impressionar ninguém. Se gostarem de mim, se me aceitarem como sou e como estou, eu também aceitaria a pessoa como ela é, não pelo que tem ou faz. Vamos esquecer o passado e viver o hoje. Isso é o que importa.


Quem ama cuida, respeita, trata bem, ajuda em tudo. Não tem hora para amar, beijar, fazer um delicioso amor para preencher as lacunas do nosso corpo e da nossa alma. Vamos amar e ser feliz.


MPS

domingo, 7 de janeiro de 2024

Não se esqueça




Se um dia eu não puder mais ir até você,
não se esqueça de vir até mim.
Se um dia eu não puder me lembrar do seu doce nome,
venha me lembrar de quem você é.
***
Se um dia eu não puder expressar meu amor,
meu orgulho, meu carinho por você,
apenas sinta que em minha alma meu querer nada mudou por você.
***
Sinta que em minha alma nada disso se perdeu
e você continua e continuará sendo a parte mais importante da minha vida e do meu viver.


                                                          MPS

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Elias e os 450 profetas de Baal

 



Elias desafiou os profetas de Baal para provar qual Deus é verdadeiro. Esse desafio ocorreu no Monte Carmelo, onde Elias construiu um altar e pede a Deus que envie fogo do céu para consumir o sacrifício.


O relato desse evento é repleto de tensão e mostra o poder do Deus de Israel em contraste com a impotência de Baal. Essa narrativa mostra a fé de Elias contra 450 profetas de Baal. O rei Acabe era comandado pela sua esposa Jezabel, que sempre promovia rituais pagãos, idolatrando o deus Baal com seus 450 profetas que viviam na idolatria.

Então o profeta de Deus, sendo amigo do Senhor, propôs um desafio no Monte Carmelo. Ele mandou fazer dois altares com sacrifícios, que seriam touros. Então Elias cruzou seus braços e mandou os 450 profetas de Baal mandar descer fogo do céu para queimar o altar e o sacrifício. Eles gritavam, ajoelhavam, e nada acontecia. Por volta da tarde, o profeta Elias se levantou e disse: "molha o meu altar e o touro. Vou mostrar quem é o Deus de Israel."

Elias olhou para o céu e disse: "Deus de Israel. Mostra que só O Senhor é Deus. Manda fogo do céu para queimar o altar, os touros e os profetas de Baal. Deus atendeu a Elias e mandou o fogo do céu que consumiu tudo o que ali estava. 

Essa mensagem deixa uma lição para quem não acredita no Deus vivo, o nosso criador. O Senhor disse: "Eu sou O Deus criador de todas as coisas. Não há outro Deus diante de mim."

MPS