Eu conheci uma família de Aracaju, que foi para o Pará no município de marabá, tentar refazer suas vidas, já que não vinham muito bem por aqui. Eu achava que eles como um casal de filhos adolescentes, não se mudasse para uma outra cidade com povos e clima deferente. Eles eram cristãos e não estavam vivendo o Cristianismo em harmonia como deveria. Essa família estava passando por um momento difícil em seu casamento e seus dois filhos não se sentiam bem com aquela situação, mesmo assim eles continuavam freqüentando a igreja, embora um pouco frios espiritualmente, mas continuavam ao lado de Cristo Jesus em busca de uma benção, e conforto espiritual.
Chegando em Marabá, seus filhos ainda continuavam na igreja, a garota, mesmo adolescente, tinha cargo e lideravam os jovem, e seu irmão o mesmo, embora sentindo que não estavam passando por uma fase boa. Mas os nossos pensamentos não são os de Deus, pensamos uma coisa e no final é outra totalmente diferente. Isso infelizmente aconteceu. Eles ao chegarem, foram congregar em uma igreja Batista que o pastor não tinha muita prática e era como se fosse um auxiliar de Pastor, não sabia aconselhar seus membros ou suas ovelhas. Mesmo assim era um bom cristão e fazia o que podia dentro das suas limitações. Até que chegou um Pastor de São Paulo, cheio de títulos, com Doutorado em Teologia, muito eloqüente, pregava muito bem e envolvia seus ouvintes nos esclarecimento da Bíblia, pois sabia o que falava. Entretanto, ele só não sabia que um bom Pastor não é aquele que prega, mais o que vive a pregação. Esta família congregando nesta igreja todos com cargo ajudando o trabalho do senhor Jesus, precisava de ajuda espiritual e foi a este Pastor. Só que sua sabedoria era a do homem, não do a do Senhor, que tem amor com suas ovelhas. Este pastor, foi aconselhar-los e sem vontade e amor, que é o mais importante, não lhes dedicou o suficiente para recuperar as forças. Conta minha querida irmã em Cristo, com um pouco de tristeza, que este pastor foi poucas vez aconselhá-la e não os deu assistência necessária, e chegou a um ponto que ele sugeriu uma separação do casal achando ele que era a melhor solução para o problema.
Marcaram uma reunião na casa do casal levando uma advogada para já dividir os bens e assim o fez. Só que foi a pior solução encontrada, deixando assim a família sem proteção, e em suas palavras, disse “eu não posso fazer mais nada por vocês”. Foi o fim de tudo. Os dois adolescentes saíram da igreja decepcionados com o pastor e seu ponto de vista, e falta de amor para com quem precisa de ajuda. Eles saíram da igreja com muita raiva de tudo que pregavam e viam pregar. E o rapaz com dezessete anos, além de sair da igreja, saiu também da casa da mãe, levando seu caro e sofrendo um acidente quase acontecendo o pior com sua vida.
Sua mãe ficou depressiva e decepcionada sem apoio daquela igreja, foi buscar em outra igreja o que ele não encontrou em sua doutrina.
Mas chegando lá e contando sua situação, um simples Pastor Auxiliar sem ter curso de Teologia, lhe disse: -Minha irmã, eu pessoalmente e humanamente não posso fazer nada, mas eu tenho um Deus poderoso que pode tudo e vai fazer o possível para recuperar seus filhos e resgatar sua alto-estima e devolver a paz em seu lar.
Ela disse que ele chorou com ela e disse: -Eu vou estar com você minha irmã e vou comprar essa briga acreditando no meu Deus que prego. Jeremias (23: 1–2) disse: “O Eterno, o Deus de Israel, diz o seguinte a respeito das autoridades encarregadas de cuidar do seu povo: -Ai de vocês, autoridades (sacerdotes), que deixam que o meu povo seja morto e espalhado! Vocês não cuidaram do meu povo, mas o espalharam e o fizeram fugir, e agora eu os castigarei por causa das maldades que têm feito. Sou eu, o Eterno , quem está falando”. O pastor que não cuida bem das suas ovelhas e deixa elas se desgarrarem, saindo da igreja por falta de amor e cuidado, vão acertar contas com o Deus Eterno, aquele que ama seus filhos, principalmente os fracos de espírito. Os fracos na fé precisam de alimento espiritual como uma criança precisa de mingau sólido para se alimentar e se fortalecer. Ser pastor não é pôr um terno com uma gravata e subir no púbito para pregar e não pó em pratica o que prega, é muito mais que isso. Ser pastor , é amar e da a vida pela as ovelhas. Mais já que o pastor homem não pode da a sua vida , dá o que ele pode que é o amor.
O bom pastor é aquele que aceita o chamado de Cristo Jesus e pratica o amor com elas.
Jesus quando chamou Pedro para ser pastor, perguntou três vezes: “Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro:
- Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?
-Sim, o senhor sabe que eu o amo! Respondeu ele.
– Tome conta das minhas ovelhas, disse Jesus.
E perguntou pela segunda vez:
- Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro respondeu: -Sim, o senhor sabe que eu o amo! – Tome conta das minhas ovelhas! – disse Jesus.
Perguntou pela terceira vez:
- Simão, filho de João, você me ama?
Então Pedro ficou triste porque Jesus havia perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu:
-O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo!
E Jesus ordenou:
- Tome conta das minhas ovelhas” (João 21: 15-17)
Meus queridos pastores: ler essa mensagem e ver que Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele o amava foi mais do que uma confirmação, foi uma certeza se ele realmente tinha amor para tomar conta de suas ovelhas. Fica claro que não basta ser um pastor na frente de uma Igreja, tem que saber pastorear as ovelhas com amor e carinho. Se eu dependesse de um bom pastor, já estava fora da igreja há muito tempo.
Que Deus nos abençoe e que Jesus nos derrama seu espírito com poder no nossos corações para não decepcionar as nossas queridas ovelhas.
Essa família com amor e ajuda do simples pastor, retornou há igreja e o filho se casou com uma moça da mesma igreja e hoje está liderando os jovens e sua irmã está voltando aos poucos. Sua mãe curou-se de sua depressão e hoje está firme pregando e testemunhando o poder de Deus na vida do ser humano.
M.P.S
As Igrejas, hoje estão cheias de Pastores que só ver a posição social dos crentes, pessoas sem problemas. Dizimos gordos. Mas Jesus diz: eu não vim para os sãos. e sim para os doentes.
ResponderExcluirMas a certeza que temos é que em Sl:23,1 "O SENHOR é o nosso Pr. e nada nos faltará