sexta-feira, 31 de maio de 2024

Será que há um ser humano honesto?


Queridos leitores, será que há um ser humano honesto? Será que você pode confiar em alguém?  A maioria das pessoas são desonestas e interesseiras? Você já foi vitima de algumas delas? Conheci um senhor que era de origem humilde. Ele trabalhou durante sua juventude, sem gozar da sua mocidade, dedicando sua vida ao trabalho desde cedo até conseguir o que desejava, que era ser independente.  Ele o conseguiu com muita força, coragem e persistência, mas com o passar do tempo, ele se casou e foi vitima da sua própria família e de alguns empregados de sua confiança.


Sua decepção foi tão grande que ele resolveu testar algumas pessoas pelas ruas, para saber se realmente encontraria uma pessoa honesta de confiança. Como ele era um empresário bem sucedido, ele fez um acordo com o gerente do seu banco para abrir uma conta sem dinheiro e outra com muito dinheiro. Ele saiu pelas ruas, shoppings centers e bancos pedindo ajuda para ver seu saldo e fazer uma retirada. Nessa pesquisa, ele encontrou gente de todo tipo querendo lhe roubar e outros apenas querendo lhe ajudar com a operação. Eles o tinham por louco ou coitado quando percebiam  que não tinha saldo, porém ao ver seu saldo elevado em uma situação vulnerável, foi possível ver também pessoas tentando lucrar às suas custas.


Quando ele já estava sem paciência, viu uma moça passando apressada e pediu sua ajuda. Ela a princípio o recusou, mas com muita insistência  ela aceitou, dizendo-lhe para não confiar em ninguém, principalmente para fazer retirada em dinheiro. Ela estava sem tempo, porque trabalhava em dois empregos e tinha que pegar o transporte para não chegar atrasada no trabalho.


Mas com muita insistência, ela aceitou e quando precisava da senha, ela recusava que ele a dissesse e o orientava a com fazer. Quando ela percebeu que a conta estava, ela olhou para ele com muita pena e perguntou se ele realmente tinha dinheiro. Ele respondeu que sim. Então ela o aconselhou a procurar o gerente do banco para ver se tinha sofrido algum tipo de golpe.


Então ele pegou o outro cartão e lhe pediu que visse o saldo. Ela não acreditou no valor que viu e perguntou se a conta era dele mesmo. Então o senhor pediu que sacasse 5 (cinco) mil reais. A moça ficou preocupada com ele, no fato de andar pela rua com um valor alto nos bolsos, mas precisou seguir para o seu trabalho. Ela então olhou para o seu relógio e disse que tivesse cuidado para não ser roubado.


Durante a curta conversa que tiveram, a moça havia lhe dito que desejava levar seu avô, um idoso de 92 anos de idade, para ver o mar. Como ela também não conhecia o mar, seria um sonho que ela gostaria muito de realizar junto a seu avô, quem a havia criado. Para sua surpresa, o homem lhe deu dinheiro suficiente para ela realizar esse sonho. Essa história é baseada em fatos reais. Ainda existem pessoas honestas, embora não pareça. Pense nisso.


M. P. S.