sábado, 9 de setembro de 2017

Servir só a Deus



Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Js, 24: 15).

O conselho de Josué foi dirigido a um povo que estava se tornando cada vez mais idólatra. Os cananeus estavam oprimindo ao povo de Deus altíssimo. Josué apela à liberdade com que cada um foi criado. “Escolhei”, diz ele. A liberdade, um dos dons mais sagrados que Deus entregara ao homem, estava se tornando a tragédia do povo. Eles não estavam sabendo escolher.

Ao longo da Bíblia, encontramos, repetidas vezes, Deus tentando ensinar Seu povo a usar sua liberdade. Pode haver maior alegria para o Pai do que ver seu filho usando sabiamente o poder de decisão? Por que será que os seres humanos temos medo de decidir e, quando decidimos, fazemos mal? Quando aparece uma eleição no sábado, corremos imediatamente a perguntá-lo se devemos votar ou não. Não queremos decidir. A instrução da palavra de Deus é clara, mas temos medo de decidir, queremos que outros o façam por nós.

Deus deleita-se com o serviço de seus filhos, mas quer que o serviço seja voluntário. Ele nos pede para escolher entre a vida e a morte, e nos aconselha a escolher a vida. Essa liberdade que Deus nos dá pode muitas vezes ser interpretada como “debilidade divina”, mas Ele prefere assim. O Criador poderia ter-nos criado como robôs programados para obedecer, mas não o fez. Poderia, também, ter-nos criado sem a possibilidade de pecar, mas então não seriamos livres; seriamos escravos do bem e Ele não quer que sejamos escravos nem mesmo de coisas boas como o bem. Isso é contrário ao Seu caráter.

Que tipo de serviço é o seu? Você O serve porque tem medo de sofrer as consequências de sua desobediência? Ou porque tem medo de perder-se, ou porque a volta de Jesus está próxima e você quer ser salvo, ou mesmo O serve porque O ama e voluntariamente quer andar em Seus caminhos? Se for assim, querido irmão, não o faça. Faça por amor e respeito às leis e aos mandamentos de Deus. Deus te ama e quer seu amor e obediência espontaneamente sem medo de ser punido.

Autor (M. P. S.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário