Como devemos nos comunicar para atrair ou conquistar as pessoas? Como devemos nos dirigir para ser bem recebidos ou conseguir algo com mais facilidade?
Quando eu cursava Psicologia na UNEB, houve um seminário sobre esse tema. Durante a atividade, criamos algumas mensagens até chegarmos a uma que realmente marcou. Ela aconteceu na França, em Paris.
Era uma vez um cego que estava sentado na calçada. Não era uma calçada qualquer — era em Paris. Aos seus pés havia um boné vazio e uma tabuleta onde estava escrito: “Por favor, ajude-me. Sou cego.” Seu boné continuava vazio, até que passou um publicitário, da área de criação. Ele olhou para o cego, teve compaixão, parou e percebeu que havia apenas algumas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Depois, colocou novamente o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
À tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Agora, o boné estava cheio de notas e moedas de alto valor. O cego reconheceu suas pisadas e sua presença, e lhe perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que estava escrito ali.
O publicitário respondeu:
— Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, apenas usei outras palavras para chamar a atenção.
Sorriu e continuou seu caminho. O cego nunca soube, mas o novo cartaz dizia:
“É primavera em Paris, mas eu não posso vê-la. Preciso de sua ajuda para viver.”
Essa frase tocou profundamente as pessoas que passavam por ali, e muitas colaboraram com o cego.
Moral da história: mudar a estratégia quando as coisas não acontecem como queremos pode trazer novas perspectivas. É preciso saber qual é a forma certa de nos comunicarmos. Em vez de simplesmente falar, que tal escolher a melhor mensagem, aquela que realmente toca os corações? Vamos falar pensando em atingir nossos objetivos.
M. P. S.
Queridos Leitores, Ler ESSA MATÉRIA e coloca em prática em tudo que você precisar fazer i realizar.
ResponderExcluirCom Certeza vai dá Certo
Beijos
achei muito lindo me emocionei muito com está está estória do cego mi tocou muito fiquei emocionada linda
ResponderExcluir