sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Deus, o nosso pastor





Queridos leitores, se Deus é o nosso pastor, nós somos suas ovelhas e somos guiados por ele. Em SM (23: 1-3), Ele nos fala que “o Senhor é o meu pastor: nada me faltará.
Ele “me faz descansar em pastos verdes e me leva às águas tranquilas.” O Eterno me dá novas forças e me guia no caminho certo. Como ele mesmo prometeu. O bom pastor é aquele que da a vida pelas suas ovelhas. Seja ele pastor de ovelhas animais, ou de ovelhas humanas. O importante é ele ter amor por seu rebanho pelo qual pastoreia.

Quando falamos que o bom pastor é aquele que toma conta das ovelhas, não se trata de só guiá-las pelos pastos, mas sim cuidá-las de verdade. Se precisar de um cuidado mais adequado,  ele tem a obrigação de pegar a ovelha e carregá-la nos braços, trazê-la para casa, banhá-la, e acompanhar sua recuperação.

Outra coisa que muitos não sabem é que a ovelha também é parecida com o ser humano na maneira que reage a seus sofrimentos. Conta-se que uma ovelha vivia no deserto. Em certo dia, uma mosca entrou pelo seu nariz, percorrendo um trajeto até o cérebro, deixando-a  sem forças, desnorteada. Então ela começa a correr de um lado para o outro, e seu sofrimento foi tão grande que ela terminou subindo nos lugares mais altos. Lá encima, resolve  suicidar-se  só para livrar-se da agonia.

A ovelha, quando está perdida, nota-se desorientada, mas não tem raciocino para voltar ao caminho de casa. Ela corre de um lado para o outro berrando, chorando, mas é um animal irracional. Assim é o ser humano. Ele, quando deixa de ir para igreja congregar, fica frio e tem medo de voltar só para não enfrentar seus ex-irmãos, pois teme ser mal-recebido. Ele toma seu banho, penteia seus cabelos, se perfuma, veste sua melhor roupa, sabe que está perdido fora da igreja, é racional, mas tem medo de chegar na sua congregação e ser  interrogado pelos seus  chamados irmãos, que lhe interrogam a vida.

Mas Deus está com seu povo. Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano. Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente. Deus estará contigo.



Não importa o que você está passando dentro e fora da sua igreja: não ligue para os comentários  de seus chamados irmãos ou do seu próprio pastor. Volte para Deus.
No livro de Joel (2: 12-13), “O Deus  Eterno  diz: Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuado, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Volte para o Eterno, o nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre a mudar de idéia e não  castigar.

Voltando às ovelhas: em SM (119: 105),  está escrito: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.” Um modo de interpretá-lo seria que na Era do velho testamento, os pastores de ovelhas guiavam-nas dia e noite. De dia era muito quente e a noite muito fria.  As plantas eram mais verdes e tinha mais sabor para as ovelhas. Os lobos vinham para pegar e matar as ovelhas, então os pastores precisavam de uma luz forte para guiar seu bando de ovelhas e localizar a seus predadores que vinham famintos  para pegar a suas presas.  Eles, com as  lâmpadas,  tinham visibilidade para poder defender seus rebanhos. O deserto era muito quente, chegava até 55° Celsius, e as serpentes ficavam dentro dos buracos para saírem à noite. Durante a travessia eram comuns ataques de serpentes. Então os pastores amarravam as lâmpadas nos seus pés para clarear o caminho e ver se tinha algumas serpentes  e assim se livrar de ser picados por elas.

Querido leitor, não importa que tipo de ovelha você seja, humana ou animal.
Deus é o teu bom pastor, e o bom pastor é aquele que toma conta e ama suas ovelhas.
Mesmo que você esteja perdida, ele vai sempre está cuidando de você. E te livrando  do mal, da doença, da tristeza, das serpentes que vive te rondando para você deixar de ir para igreja, ou reunir com seus irmãos em Cristo. Volte e obedeça a ele. Ele te ama mais que tudo. Pense nisso e levante a cabeça. Olha para o céu, porque ele estará te vendo e antecedendo vinte e quarto horas por dia só para te salvar.
 
MPS

2 comentários:

  1. Disse Jesus: "Vinde a mim todos que estais cansados e eu vos aliviarei" Na parabola do filho pródigo, temos um exemplo de como Jesus trata a suas ovelhas, ele as toma no colo, cura suas feridas, e traz de volta ao aprisco, e ainda faz uma linda festa se alegrando com a volta da ovelha ao redil, ao aprisco.Sem nenhuma acusação ou condenação. Jesus veio par salvar o que se havia perdido. E é assim que devemos fazer, tomar Jesus como nosso parâmetro, nosso exemplo, e praticar as mesmas atitudes que ele praticou. Abraço amado irmão Milton.

    ResponderExcluir
  2. Um dia, ao sofrer uma tragédia na minha vida, eu estive perdida como esta ovelha do texto, cai num abismo de tristeza sem fim. O Senhor Deus me resgatou e colocou pessoas no meu caminho que me fizeram ter motivos para sorrir novamente e ter esperança em Jesus Cristo. Durante a minha recuperação, percorri um longo e difícil caminho, mas hoje agradeço à Deus por tudo o que passei, pois isso fez com que minha fé aumentasse muito. Hoje posso dizer que fui totalmente recuperada por Deus, Meu Pastor! Apesar de ser uma "pequena ovelha", pretendo ajudar outras ovelhas que estejam perdidas a encontrarem o caminho para a salvação: Jesus! Parabéns pelo texto, Pastor Milton.

    ResponderExcluir