quarta-feira, 11 de março de 2015

O jogo da vida



A vida é um jogo. Muitas vezes nós ganhamos ou perdemos sem saber o porquê. Mesmo assim não paramos de jogar, porque vivemos em um mundo de sonhos, de esperança, assim como de muita insegurança, sem ter certeza se jogamos certo ou errado.

Este jogo é obrigatório: jogar para movimentar os nossos sonhos e desejos. Eu te pergunto: qual é o seu jogo? É seu emprego, seu namoro, seu casamento, seus filhos, seus pais, o seu negócio? Seu jogo são as drogas, nas quais você entrou e não consegue sair? Você acha que está na direção certa, que tudo vai dar certo. Nossa vida é como um jogo de loteria: você joga para ganhar um grande prêmio acumulado, fazendo sonhos para realizar tudo o que você gostaria de ter. Porém, ao saber do resultado, só um ganha o prêmio. Em nossa vida, nada é como nós queremos que seja. Quantos seres humanos acordam felizes, e no fim do dia perdem suas vidas em acidentes, assaltos, doenças sem cura? Todos estes jogos são perigosos, mas o pior é jogar contra ou sem Deus e Seu filho, Jesus. Se você está na igreja, continue. Se não está, procure uma igreja a aceite o senhor Jesus. Comece a jogar com Ele. O jogo dEle é certo. Eu te pergunto: o que você está fazendo neste momento? Todos nós sabemos que estamos neste mundo jogando contra o vento, e não sabemos o que estamos fazendo aqui.

Se olharmos para o mundo em geral, vemos que milhões de milionários tiram suas vidas porque seu jogo não deu certo. Cada um de nós tem um papel a desempenhar, para ganhar no jogo. O que você vai fazer ou faz agora? Onde você está? Jesus afirmou: “Quem perder sua vida por mim, achará, mas quem perdê-la sem me conhecer, estará perdido. Eu sou a salvação para quem me aceitar.”

Qual é a lei da vida? O que devemos fazer é buscar diariamente o Senhor e pedi-lo que nos use por inteiro, 24h por dia, para termos certeza que Ele vai nos usar para o nosso bem. Vamos entregar nossas vidas ao Senhor, pois Ele tudo nos dará. O sonho faz parte do jogo. Temos que sonhar, sim. No entanto, não devemos começar tão do alto para não cair.

Para vivermos melhor, podemos buscar a Deus, obedecendo a seus mandamentos, seu chamado. Fale com Ele tal como com seu melhor amigo. Senhor, tu me sondas e me conheces, sabes tudo que penso, vês as minhas necessidades, meus desejos, minhas alegrias e tristezas. Lança sobre mim toda sua bondade, e tira de mim a ansiedade, dando-me firmeza e confiança, para sentir sua presença genuína. Se fizermos isso de coração, Ele entra dentro de nós e acaba com nossas tristezas, enxuga as lágrimas dos nossos olhos e alivia nossos sofrimentos, deixando um coração livre de condenação para viver eternamente feliz.

Este é o jogo das nossas vidas. Só ganhamos se jogarmos com Deus. Sem Ele perdemos sempre. Em Sm (4-8), o salmista entrega a vida a Deus: “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança.”

Termino concluindo com um triste relado: em 2013, um quarteto de Salvador, da Igreja Adventista, cantava muito bem. Dois dos seus integrantes trabalhavam na prefeitura, na área de saúde, e nas horas de folga, eles montaram um escritório de advocacia, para defender causas de criminosos viciados em drogas. Como eles não eram formados em direito penal, sempre perdia as causas e os maginais não estavam contentes de não serem defendidos. Em um determinado sábado, eles cantaram numa igreja do bairro da Pituba, e o pregador era convidado de nossa universidade (IAENE), e gostou tanto das músicas deles a ponto de pedi-los para repetir uma das músicas que eles cantaram antes do culto. Um tempo depois, enquanto os dois estavam almoçando, no bairro em que trabalhavam, foram surpreendidos e mortos a queima-roupa pelos compassas dos presos. A vida é nada mais, nada ou menos, que um jogo no qual não temos controle. Este jogo só tem um vencedor, que é aquele que alcançar a salvação.


(Autor M. P. S.)  

3 comentários:

  1. Matéria fantástica, você realmente é muito abençoado por Deus com seu dom para escrever. Com certeza, a vida é um jogo!

    ResponderExcluir
  2. Matéria fantástica, você realmente é muito abençoado por Deus com seu dom para escrever. Com certeza, a vida é um jogo!

    ResponderExcluir
  3. O BRIGADO AMIGA LEITORA PELAS SUAS BELAS PALAVRAS
    VOLTE SEMPRE
    AUTOR
    ABACATE VERDE
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir