terça-feira, 16 de junho de 2015

Causa ou consequência?



Causa ou consequência? Esta é uma pergunta para se refletir e para debater os conflitos entre uma e outra: o que é a causa e como a consequência é gerada. A causa vem de um principio para depois gerar a perigosa e sofrida consequência no mundo que vivemos.
Como devemos achar os benefícios e os erros da causa na nossa sociedade? Podemos dizer, por exemplo, que a causa surge quando se é criado e educado numa família que se preocupa com o futuro dos seus filhos, para quando precisar trabalhar e ser um cidadão de bem, pertencer uma sociedade de responsabilidade, tendo sucesso sem fazer mal a sociedade de um modo geral (consequência). Se o governo se preocupa com sua nação ele dá o direito de estudar, alimentar ter saúde e saneamento para viver uma vida digna de um ser humano, para que seus pais possam dar uma boa educação e principio moral e civil, quando seu filho crescer, com a certeza de que vai ser um cidadão de caráter para viver socialmente e ajudar seus semelhantes a viverem melhor. A consequência, a principio, vem dar educação familiar que é a melhor escola da vida. Todos os seres humanos que nascem no lar de responsabilidade, quando se toma conhecimento do certo e do errado, ele sabe discernir entre os dois para escolher o melhor para sua vida e dos outros.

Nesse contexto, vamos olhar um pouco para frente e pensar sobre as consequências dessa sociedade: começa mais na classe baixa, na qual seus pais não tem uma boa educação e não se preocupam com seus filhos, não dando-lhes disciplina de ordem obediência educação escolar, respeito moral para com os outros e nem aplicando controle de natalidade para organizar e criar melhor os seus filhos. Uma família pobre com um poder aquisitivo baixo, que não pode nem ter uma alimentação básica para viver e criar um filho, tem entre três e dez filhos, sem condições para estudar e alimentar dignamente. Eles crescem numa escola da perdição, envolvida com drogas, roubos, e outros tipos de latrocínios que termina levando a morte. Já em uma família de classe media alta, que poderia ter muitos filhos, só tem de um no máximo três para educar, preparar, ensinar e fazer bons cidadães de bem e de bom caráter para viver em uma sociedade digna para melhor ajudar seus pais e a própria sociedade em comum. Não podemos esquecer que o governo, com suas leis, não contribui para punir, ensinar, educar, preparar para o mercado de trabalho dando lhes uma oportunidade de se fazer cidadão de bem.

A causa atingiu tanto a consequência que muitas pesquisas de credibilidade apontam que grande parte dos presidiários, de um modo geral, chega até a maioria de afrodescendentes, entres eles envolvidos em crimes de toda natureza.

Veja essa comparação entre as três raças no Brasil. Logo após a descoberta do Brasil, aqui viviam três raças: o branco, o índio e o negro. O branco, com o poder de mando, impôs a condição para mandar e governar os índios e os africanos. Queria um domínio total das duas raças, mas os índios não os obedeceram porque já vivia livres, entrando mata adentro, sem que fossem escravos pelo branco que queriam mandar neles. O africano se rendeu e foi feito escravo, tendo de trabalhar sem ganhar nada. E assim desde a descoberta do Brasil, entre 1500 a 1.888. Eles foram escravos por 388 anos. Muitos deles, de tanto sofrer como escravos, conseguiam fugir e formar quilombos ,ou seja, um tipo de quartel general para dar segurança a si mesmos e a outros que conseguissem fugir e chegar até este refugio. Com o tempo, chegou a tal da liberdade, que deram o nome de abolição, que na pratica não libertou ninguém. Os brancos aproveitaram a miséria dos escravos e deram sua liberdade de mentira para se beneficiar e ganhar sobre eles, sem ter nem custo de salário fixo, pondo-os para trabalhar de graça. Assim, uma liberdade de mentira, já que eles não tinham como viver independentes, ao não ser voltar para seus antigos donos, sendo que muitos deles rasgavam suas cartas de alforria com medo de serem livres e até ser mortos. Este processo da escravidão não passou de uma manobra para usar os escravos que não sabiam reconhecer e reivindicar os seus direitos.
Vou fazer uma ilustração para deixar mais clara sobre a relação entre causa e consequência. Um amigo meu comprou um carro e não fez a revisão que o manual do fabricante lhe recomendou a fazer. Com o tempo o motor fundiu e ele guinchou seu carro até uma oficina. O mecânico abriu o motor e não pode aproveitar peça alguma. Então, ele teve que pôr um novo motor por 9900 reais. Onde está a causa desse prejuízo? Claro, no fato do dono do carro não ter cumprido com o que regulamento do fabricante havia prescrito. Assim como em nosso governo, no combate a miséria do país, gastando mais do que ganha, deixando a receita em vermelho, sem repassar os investimentos para saúde, educação, segurança, e alimentação, para que o país seja sério e forte para com os seus habitantes. Também no combate aos crimes com rigor perante a lei, deixando os corruptores roubando toda a riqueza do país e ficando impunes, sem uma severa punição. A consequência começa na família, na criação dos seus filhos, o governo federal sem emprego, educação, alimentação, segurança para garantir o cidadão viver com segurança, o estadual com sua corrupção, pagando propina em obras faturadas e fazendo comercial na mídia para se promover, terminando seu mandato deixando obras inacabadas, prejudicando a população que confiou nas suas falsas promessas. Finalmente, no municipal, seguindo a mesma politica de péssima administração, fazendo as mesmas coisas erradas. Fazem gerar essas consequências, fazendo os jovens de doze anos acima matar e roubar e perder suas próprias vidas. Os cidadãos de bem, que trabalham honestamente para sobrevier e manter uma nação digna, para serem chamados de seres humanos, respeitando os indivíduos como também a si próprio. Os seres humanos precisam de um governo honesto, justo que se preocupe com seu país, dando-lhes trabalho, educação, uma boa alimentação, saúde e segurança, para a nação exercer o direito de ir e vir, que pune aos aos infratores de qualquer natureza, para ser um país rico, forte e digno, para se viver com segurança, com um povo que se orgulhe da sua pátria.
(M. P. S.)

^


2 comentários:

  1. Se lançarmos um olhar sobre todos os fatos aqui expostos, família, políticas públicas, escravidão, falsa liberdade, condições sociais e morais atualmente deturpadas, juventude caminhando para marginalidade, leis feitas para proteger, mas que deixam brechas para criminalidade, corrupção... Como está difícil viver neste século, fazemos a nossa parte, somos honestos, trabalhadores e temos que conviver com tudo isso! Nos sentimos muitas vezes extraterrestre em meio a estes falsos valores, falsas ideologias. Sem dizer que muitas vezes somos refém desse sistema! Diferente de etnias, que muitas vezes são perseguidas, com preconceito, roupagem de bulling, ainda acredito na bondade. Causa e consequência! Boa ilustração.

    ResponderExcluir
  2. SUA CRÔNICA É MUITO COERENTE COM A REALIDADE EM QUE VIVEMOS.INFELIZMENTE, SOMOS UMA NAÇÃO, CUJO POVO É OMISSO.MAS, DEUS TUDO PODE!SÓ ELE PODERÁ CONDUZIR SUAS OVELHAS.ABRAÇOS DA AMIGA MINEIRA, CIDA RIOS

    ResponderExcluir