segunda-feira, 22 de junho de 2015

Joãozinho





Nos anos 80, eu era um jovem, bonito e tinha dinheiro o suficiente para manter uma vida de classe média. Tinha fazenda, supermercado, sítio, era sócio de uma grande cooperativa de turismo que contava com 150 carros, 1 posto de combustível e 33 funcionários, além de uma central de rádio. A empresa dava apoio a todos os hotéis de Salvador, e ao Aeroporto Internacional 2 de Julho, atua Luís Eduardo Magalhães.

Em um determinado dia, apareceu em meu caminho um garoto de nove a onze anos de idade, escurinho, sem documentos e sem nome. Ele estava dormindo no relento, embaixo da cobertura do posto de gasolina do referido aeroporto. Eu me comovi e fiz amizade com ele. Dei-lhe lanche e comida durante alguns meses. O tempo foi passando, e para continuar ajudando-o, eu comecei a fazer uma lista para arrecadar dinheiro com os colegas de trabalho, a fim de manter sua alimentação, pois ele não conhecia ninguém para lhe ajudar.

Então ele ficou doente nos meses entre junho e agosto, os mais frios de Salvador. Eu levava-lhe roupas e lençol para que se cobrisse do tempo frio. Até chegar o determinado momento em que os colegas me puseram a prova, dizendo: “Se você gosta mesmo do Joãozinho, leva ele para seu sitio. Lá você tem caseira para tomar conta dele e dar alimentação adequada e cuidado, pois ele está muito doente.” Eu o perguntei se ele gostava da ideia, e ele me respondeu que sim. Estava com uma forte febre e tremendo muito, com uma tosse que lhe deixava encolhido e muito triste. Levei-o para o sitio, e falei com a caseira para arrumar um quarto só para ele. Dei ordens para ela dar minhas compras para ele se alimentar e curar-se da doença que até o momento eu não sabia o que era.

Os dias se passaram, e ele foi ficando mais doente ainda. Eu o levei ao médico particular por várias vezes, até chegar o dia que o médico me aconselhou a procurar o Juizado de menores, pois, caso ele morresse sob meus cuidados, eu iria responder na justiça. Ele me segredou: “Eu tenho o dobro da sua idade e jamais faria isso que você está fazendo. É muito bonito se comover e gastar dinheiro com um estranho de rua sem conhecer. Vou deixar de ganhar o dinheiro que você me paga nas consultas, mas te aconselho a fazer isso. Vá logo no Juizado, para eles internar este garoto.”

No dia seguinte, fui até o Juizado e falei do ocorrido, para eles internarem o garoto.  Os funcionários olharam para mim de cima a baixo; viram-me bem vestido, de carro novo, e me disseram: “Pode trazer o garoto a manhã.” No dia seguinte, fui até o sitio. Levei roupas para ele e mandei a caseira dar um banho morno nele. O enrolei em um lençol e chamei a caseira para vir comigo. Ele veio deitado no seu colo, no banco traseiro, e quando chegamos ao Juizado, eu peguei o garoto e o entreguei a tal competente autoridade. Eles olharam para o garoto, que era escurinho, e disseram: “É esse moleque trombadinha que você está preocupado? Puxaram o garoto como se fosse um animal, e ele gritou: “Milton, não me deixa aqui! Me leva com você!” Eu, chorando, puxei o braço do Joãozinho e os disse: “Me devolva  que vou levar para morar comigo.” Eles me responderam: “Se você levar ele para sua casa, ele vai matar você, sua mulher e seu filho.” Foi uma briga de sentimento e raiva entre eu e eles: eu com amor pelo garoto, e eles com  raiva, sem preparo para cuidar e educar o infrator de menor. Terminei não conseguindo trazer o garoto de volta. Daquela cena jamais vou esquecer.

Depois do ocorrido, eu fui várias vezes em busca de informações sobre Joãozinho, e não obtive nada. Passei um bom longo tempo convivendo com aquela cena, dia e noite, sem entender o porquê de tão grande falta de amor com o semelhante. Como diria o Dr. Ivan Vargas: “Foi um filho que não tive.” Encontrei-o na rua, o amei como se fosse meu de sangue. Pena que o final não foi feliz. Mas eu fiz minha parte, dei o melhor de mim; o amor, carinho dedicação, cuidado e solidariedade.

                                                                                       (MPS)

31 comentários:

  1. Nos noticiários e reportagens, vemos cada vez mais, o desapego e descaso com nossas crianças, tem tantos direitos que ficam muitas vezes só registrado em leis. As mesmas que tolem pessoas de bom coração realizarem atos dignos. Lamento pelo acontecido e oro para que este menino do relato tenha tido oportunidade e um futuro digno, prefiro pensar no melhor para ele. Fez o teu melhor pelo próximo! Deus certamente o sabe.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um gesto lindo de amor pelo o seu semelhante como você falou que pena que o final não foi feliz.

    ResponderExcluir
  3. Que ação maravilhosa! Pena que que foi triste como tudo terminou.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito emocionada saber que que existe pessoas boas com certeza esse menino nunca esqueceu do que você fez

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo texto linda história de amor. Parabéns meu querido!!!!

    ResponderExcluir
  6. Encantada com tanto amor!!isso é bônus aos olhos de Deus!!parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Bonito gesto de amor ao próximo!!
    O mundo tá precisando de mais Amilton.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo a História foi um
    Gesto de amor, Deus diz amar ao próximo, conserteza Joãozinho sábia disso ele foi amado

    ResponderExcluir
  9. Um gesto.lindo de amor. Hoje em dia tão difícil ver alguém com coração bom disposto a ajudar o próximo. Pena um final triste. Mas com certeza Deus se agradou desta maravilhosa ação

    ResponderExcluir
  10. Um ato de bondade ou gentileza tem consequências muito maiores do que se imagina. Como qualquer grande jornada, basta um passo para começar. A bondade faz bem a quem recebe, a quem realiza, aos outros que também viverão atos de bondade a partir do momento em que um é realizado. É assim que a gente entende que é o amor que move o mundo.pena que essa história não teve um final feliz,mas Deus sabe do teu coração e com certeza ele irá sempre o abençoar.
    Bondade faz bem a quem recebe, a quem realiza,e com certeza assim como você nunca esqueceu esse menino ele também jámas te esquecerá.É assim que a gente entende que é o amor que move o mundo. Neide Ramos ( Ouricuri pe)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, pelas suas belas atitudes sobre essa criança. A recompensa você recebe do alto.

    ResponderExcluir
  12. Faço as palavras de Antônio as minhas

    ResponderExcluir
  13. História muito linda, emocionante. Deus viu sua atitude.

    ResponderExcluir
  14. Que linda sua história de amor e carinho pelo Joãozinho! Infelizmente não são todos que tem o sentimento do amor ao próximo. O que eu fico mais indignada é que vivemos em um estado onde habitam mais negros e não entendo pq esse preconceito tão grande. A única espécie que mata a sua própria espécie Infelizmente o Joãozinho não teve um final feliz!! Imagino como não ficou o seu coração naquele momento dele gritar por socorro a vc. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. QUERIDA IRMÃ, O AMOR É GENUINO LONGANO, SEM PRECONCEITO, O AMOR É PURO. DEUS É AMOR.
    PORQUE NÓS NÃO DEVEMOS AMAR TAMBÉM.?
    UM ABRAÇO
    VOLTE SEMPRE
    SEM MAIS
    M.P.S AUTOR

    ResponderExcluir
  16. Que história linda não como não se emocionar

    ResponderExcluir
  17. Fiquei literalmente emocionada

    ResponderExcluir
  18. Muito linda essa estória de Amor ,em ler fiquei emocionada vc e um Herói parabéns

    ResponderExcluir
  19. O Amor É genuíno sem cor raça i É tinia.
    O Amor Não é Demagogia é um Coração de Carne 🍖🍖🍖 que se Transforma em solidariedade um pelo OUTRO.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns! Muito boa leitura.

    ResponderExcluir
  21. Muito lindo a história de Joãozinho mas o final foi muito triste para ambos 😭

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito importante mesmo isso

    ResponderExcluir
  23. A VIDA É ASSIM, PRECISAMOS FAZER ALGO PELO SER HUMANO.
    SE VOCÊ PODE DEVE AJUDAR QUEM PRECISA. DEUS TE DARAR BENÇÃO SEM MEDIDA.
    PENSA NISSO.

    ResponderExcluir
  24. Coração lindo vc tem meu amigo, onde João estiver também lembrará de te.

    ResponderExcluir
  25. OBRIGADO MEU AMIGO. LAR EM CORINTHIANS 13 FALA, O AMOR É LONGANIO
    PASCIENTE, NÃO VER DEFEITO, NÃO RECLAMA, QUEM NÃO TEM AMOR NÃO TEM NADA. DISSE PAULO ATRAVEZ DO ESPÍRITO SANTO.

    ResponderExcluir
  26. Linda história de Joãozinho mas o final foi triste devemos sim ajudar um ao outro Obrigado meu querido por essa história tão maravilhosa você é um homem de coração bondoso foi muito bonito Seu gesto de carinho e amor

    ResponderExcluir
  27. Ainda tem pessoas com o coração grande,vc é essa pessoa maravilhosa que Deus te conserve assim sempre

    ResponderExcluir
  28. Obrigado pela atenção de você ter vindo i ler, entender, analisar i deixar seu comentário
    Um abraço 🫂
    AUTOR M.P.S

    ResponderExcluir
  29. Por favor
    Vocês leitores, Deixa Comentário
    Ok
    Um Abraço
    Do Autor

    ResponderExcluir