sexta-feira, 1 de abril de 2016

Senhor, ensina-nos a orar






“Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu: Senhor nos ensina a orar, como João ensinou os seus discípulos.” Lc (11: 1-2)


Queridos, na epígrafe que dá inicio a este texto, os discípulos de Jesus estavam falando sobre o profeta João Batista, primo de Jesus, enquanto ensinava os seus discípulos de Jesus a orar. Então, veremos aqui a pureza de um discípulo de Jesus ao pedir, por ele e por seus amigos, para Jesus lhe ensinara a orar.

Eu vos pergunto: se vocês estivessem agora com Deus, face a face, o que você pediria a ele? Para te ensinar a orar? Ou um belo apartamento, uma Ferrari, uma linda mulher, um lindo homem, um bom emprego, uma boa viagem, ou algo deste mundo passageiro? Vejam, através desse trecho, a humildade desse discípulo.

Nunca se esqueça que as mais belas palavras de amor e carinho são ditas no silêncio do teu coração e mente, quando está em comunhão com Deus. Orar é falar, acreditar no que está pedindo ao Senhor. Não se tratar de pedir o que quero, e sim como Deus vê nossas necessidades.

Se eu não pedir a Deus, como vou receber? Deus quer que vá a ele, fale com ele, que abra meu coração sem reservas e confie nele. Assim ele poderá me ouvir e me confortar do vazio e das preocupações da vida.

Em Mateus (6: 5-6) está escrito:


 “Jesus nos fala assim, quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, em silêncio que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”.


Esse é o segredo da oração. Você e Deus. Jesus conta que, uma viúva pobre precisava de um favor de um juiz muito ruim. Ela sempre ela ia a sua procura e ele não a atendia,  até chegar o dia no qual ele lhe atendeu e resolveu seu problema. Por que ele fez isso? Para ficar livre da viúva. Assim ocorre conosco, não que Deus seja ruim, mas sim por nossa persistência, para sempre estarmos com ele, insistindo até que ele nos ouça. Deus nos fala: “Vinde a mim todos os cansados e eu vos aliviarei. Todos os que vierem a mim, já mais eu os lançarei fora.”  Em (1 Jo 2: 1.2) também está escrito:


“Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.”


Queridos, a oração é como uma luta com Deus: se você não lutar, persistir, você não consegue, como ocorre com Jacó: lutou com Deus até Ele o abençoar. Essa é a verdadeira oração de persistência.

MPS

                                                        

2 comentários:

  1. Belo texto. É no silêncio das nossas reflexões que podemos encontrar as melhores respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida leitora, fico mais uma vez feliz de ter você como minha leitora e postando comentário.
      um abraço e volte sempre
      MILTON PIRES AUTOR.
      Abacate verde

      Excluir