domingo, 27 de março de 2016

O calor endurece ou amolece?




Queridos leitores: esta matéria é para promover uma discussão entre vocês. Afinal, o calor endurece ou amolece?

O calor derrete totalmente o ferro. Se colocarmos um pedaço de ferro numa grande temperatura, ele se desmancha totalmente. Igualmente ocorre numa poção de manteiga posto ao calor do sol. Já o barro, se você o deixa ao sol, ou fizer um tijolo para construção, ao calor da fornalha, ele fica duro como uma pedra. Vejamos a seguir: o barro é mole, mas se posto numa temperatura bem quente, com certeza fica totalmente duro, em reação ao calor. Ao contrário da manteiga e do ferro, que ao serem postos numa temperatura elevada se derretem totalmente, transformando-se em líquido.

Assim é o ser humano. Se ele ouvir um conselho ou se alguém chamar sua atenção, ele pode se transformar num indivíduo bom ou ruim. Nesta matéria, vou trabalhar com duas personagens bíblicas que se transformaram um para pior, chegando até perder sua vida. Trabalhei, também, com outra personagem, mas esta se transformou para melhor, de tal maneira que chegou a ser chamado de “apóstolo do amor”.

Jesus formou o Seu ministério com doze discípulos. Dentre eles, o mais preparado era Judas. Ele era um homem de boa cultura, bem comunicativo, tinha um bom relacionamento entre os demais. Tanto assim que Jesus lhe deu o cargo mais importante do grupo. Digamos que Judas foi o Ministro da Fazenda do governo de Cristo. Este ministro entendia de investimentos, para aplicar no fundo de investimentos que lhe daria mais lucro na Bolsa de Valores. Só que quando ele tinha seu bom lucro, o seu conhecimento e desonestidade subiam-lhe a cabeça, entrando no seu duro coração. Ele era capaz de pagar para si seu próprio salário, dizendo que lhe era de direito, pois seu conhecimento era bom de mais para trabalhar de graça. Esse seu modo de agir e de pensar o levou a trair seu Mestre.

Judas tinha em mente um pensamento de transformar Jesus em um líder político para revolucionar os judeus, para assim ter o domínio sobre os judeus e liderar todo o território de Jerusalém. Mas seu plano não deu certo e a mansa palavra de Jesus entrou na sua mente e em seu coração, deixando-o enfurecido. Por isso arquitetou um plano diabólico para sequestrar e matar seu líder e mestre.

Conforme está escrito na epístola de Mt (26: 47-50):

Jesus ainda estava falando, quando chegou Judas, um dos discípulos. Vinha com ele uma grande multidão armada com espadas e porretes, que tinha sido mandada pelo chefe dos sacerdotes e pelos lideres judeus. O traidor tinha combinado com eles um sinal. Ele tinha dito: “prenda o homem que eu beijar, pois é ele.” Judas foi até perto de Jesus e disse: Mestre, que a paz esteja com o senhor! E o beijou. Jesus respondeu: Amigo, o que você vai fazer faça agora. Então eles chegaram, prenderam Jesus e o amarraram.

Queridos, a mensagem e os ensinamentos de Jesus esquentaram o coração de Judas, endurecido ao ponto de entregar seu líder por apenas 30 moedas de prata.

Por outro lado, João, irmão de Tiago, era um discípulo muito valente e ignorante, sendo apelidado como filho do trovão pelo seu comportamento de bravura. Em um determinado dia, João queria mandar descer fogo do céu, para matar alguns samaritanos, porque eles não queriam receber a Jesus. Este episódio ocorreu quando Jesus estava perto de subir para o céu e mandou que seus 12 apóstolos fossem na frente, para Jerusalém. No caminho, passaram pela Cidade de Samaria e os samaritanos não queria receber a Jesus. Conforme está escrito em Lc (9: 54-55): “Quando os seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram: O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas. Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu [...]”.

É possível constatar que a palavra de Deus é quente e fria ao mesmo tempo, podendo esfriar ou esquentar os corações para o bem ou para o mau. Ao passo que a leitura feita pelo personagem Judas o transformou numa pessoa fria, ao ponto de fazer o que fez, o apóstolo João, ao ser acalentado pela palavra de Deus, foi transformado em um ser amável, de tal maneira que passou a ser conhecido como o “apóstolo do amor”.


Assim, fica claro que a palavra de Deus tem o poder para transformar a mente e o coração, dependendo de como é aceita. Que essa mensagem, queridos leitores, possa acalentar transformar seus corações.

Autor M. P. S.

2 comentários: