terça-feira, 15 de novembro de 2016

Os dois lados da vida



A vida tem dois lados: o lado bom e o ruim. O lado ruim nos deixa preocupados, tristes, sem forças para reagir e sem entender o porquê de Deus, o Senhor, permitir que coisas assim aconteçam conosco. Esse lado sempre nos pega de surpresa, sem planejamento para reagir e se preparar para fugir desse mal terrível que se chama desacerto. Quantas vezes eu e você já passamos por isso? Refiro-me à doença, ao desemprego, às dividas, às perseguições no trabalho, na moradia, etc.

Quantas vezes você já passou por isso sem entender o porquê? A vida é uma caixinha de surpresas para quem vive e quer ser feliz para manter sua autoestima elevada. Mas nem tudo é como nós queremos. A vida às vezes é muito ingrata. Você já pensou nas mães que passam cerca de nove meses grávidas, esperando suas lindas crianças, e recebem a notícia de que seu bebê nasceu doente e que tem poucos dias de vida? Como fica a cabeça dessa mãe e desse pai? Assim pode ser a vida. Na psicologia, fala-se que quando nós nascemos já começamos a morrer. É isso que não deveria acontecer. A tristeza, dor, decepção são uma grande interrogação. No dia do Enem, eu estava vendo uma reportagem na TV. Vi muitos candidatos chegarem correndo enquanto os portões estavam sendo fechados. Alguns os subiam e eram empurrados, caindo no chão, e muitos chegarão até a se machucar. Em um depoimento de uma moça que chegou atrasada e chorando muito, um repórter lhe perguntou o porquê de tanta tristeza e choro. Ela disse que lhe roubaram a bolsa com os documentos e celular no metrô e, por isso, teve de voltar para casa para pegar outros documentos, chegando atrasada. Mas o pior que vi aconteceu com uma senhora grávida que, ao ver os portões fechados, implorou para entrar e os seguranças não deixaram. Sua pressão subiu e ela passou mal. Quando eles abriram o portão para dar socorro, já era tarde demais. Ela terminou morrendo. Fica aqui uma pergunta: como evitar o lado ruim da vida?

Enquanto ao lado bom da vida, dizem que todos nós nascemos para sermos felizes. A felicidade é uma coisa rara que todos procuram e que gostariam de viver. A felicidade é tão boa e difícil que todos a procuram como se fosse uma pedra de diamante lapidado. Todos aqueles que têm felicidade, têm saúde, emprego, moradia, amor, carinho, e são valorizados e admirados por todos que o conhecem. Quando você se sente feliz, você passa a dar valor a tudo o que seus olhos veem pela frente. Você ajuda as pessoas necessitadas, você ri para todas que olham para você, passa a ser mais educado/a, mais gentil, tem sorte no amor, mora bem, viaja para qualquer lugar sem medo… Seu sorriso abre a porta dos corações famintos de alegria, sua presença se irradia como um raio do sol em dia de céu limpo, sem nuvens. A felicidade na vida do ser humano lhe dá a oportunidade de observar o revoar dos pássaros, seus lindos cantos, os verdes galhos das árvores sendo tocadas pelos ventos, os lagos verdejantes, as lindas palhas dos coqueiros sendo jogadas pelos ventos, embelezando a linda natureza.

Eu te pergunto: Qual dos dois lados da vida você já viveu mais? Se foi o primeiro, esqueça-o e tente viver o segundo, pois é o único que vale a pena. Não esmoreça, não se entregue a tristeza, ao fracasso. Olhe para cima e fale com o Deus Todo Poderoso que fez o Céu e a Terra. Acredite em você mesmo e diga essas palavras: eu quero, eu posso e eu vou conseguir. Não cruze os braços, pense em Cristo na Cruz, Ele não cruzou os braços e sim abriu-os para te dizer: filho, Eu sou a felicidade e estou morrendo para te fazer feliz. Ele disse as mais doces palavras: “Vinde a mim todos vocês que estiverem tristes, casados e decepcionados, eu vos aliviarei. Eu tirarei sua tristeza e te darei a minha felicidade para você ser feliz para sempre.”.


Autor (M. P. S.)

3 comentários:

  1. Boa noite Pastor Milton.O que aconteça com cada pessoa a maioria das vezes é resultado de suas próprias atitudes e ações.Não temos sabedoria e controle emocional para lidar com muitas situações e aí vem o fracasso, decepções, desilusões e raramente perder muitas vezes difíceis de serem reconstruídas.Senti saudade de você.Deus o abençoe.

    ResponderExcluir