Um dia desses, li um livro que comparava a vida com uma viagem de trem. Uma comparação literalmente interessante quando bem interpretada, é claro. Cheia de embarques e desembarques, com pequenos acidentes pelo caminho. Nessa viagem, tive surpresas desagradáveis e agradáveis com os desembarques. Quando nascemos e embarcamos nesse trem, encontramos duas pessoas que ficam conosco durante essa jornada: nossos pais.
Eles estarão conosco até o fim da viagem, mas, infelizmente, em algumas estações, eles irão desembarcar. Sendo assim, ficaremos órfãos de sua presença. Isso não impede que, durante a viagem, embarquem pessoas muito interessantes que nos fazem felizes. Essas pessoas podem ser nossos irmãos, amigos e amores. Muitas pessoas tomam esse trem a passeio; outras fazem essa viagem somente em tristeza. Há também aqueles que passam de vagão em vagão apenas para ajudar quem precisa de, pelo menos, um simples sorriso.
Muitos desembarcam e deixam saudades profundas em nós, que convivemos com eles por pouco tempo. Outros viajam e, quando descem, ninguém percebe. Curioso que muitos passageiros que pagam muito caro ficam vagando entre os que pagaram pouco, sem que ninguém perceba. Isso nos obriga a fazer essa viagem separados deles. Mas isso não nos impede de atravessar nossos vagões e ir até eles. O difícil é aceitar que não podemos nos sentar ao lado deles, pois outras pessoas estarão ocupando esses lugares mais luxuosos.
Essa viagem é cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques e desembarques. Sabemos que esse trem jamais voltará. Façamos essa viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bom relacionamento, sem fraquejar e pensando no desembarque do nosso destino — sem saber onde vamos descer. Fico pensando: quando eu descer desse trem, sentirei saudade? Claro que sim. Sentirei falta dos meus filhos, dos meus queridos pais, do doce beijo e do meigo sorriso da minha querida mãe, das brincadeiras e da alegria do meu amado pai. Sim, é lógico que vou sentir muito. Mas tenho que descer.
Essa viagem de trem é para você refletir em cada curva, cada montanha, cada passageiro que entra e sai olhando para você. Você deve pensar em quem ama, valorizar a si mesmo como a classe do trem é valorizada. Procure amar mais e ser amado, para sentir as belezas da viagem — a oportunidade que você teve e lhe foi dada de fazer essa viagem como turista pelas montanhas, pelos pastos, rios, mares, lagos e pelas belezas naturais do planeta.
M. P. S.
CONVIDO VOCÊ EMBARCAR NESSA VIAGEM DE TEM PARA DESFRUTAR AS BELEZAS QUE VAI CONHECER.
ResponderExcluirOK