terça-feira, 9 de abril de 2013

Você deve acreditar que você pode





“O sol anunciava o final de mais um dia, e lá ,entre as árvores, estava um pardal que não se cansava de observar a grande águia. Seu vôo preciso, perfeito, enchia seu olhos de admiração. Sentia vontade em voar com a águia, mas não sabia como o fazer. Sentia  vontade em ser forte como a águia, mas não  conseguia assim ser. Todavia, não cansava-se de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza. Um dia, estava   a voar entre a mata, a observar o vôo, e, de repente, a águia sumiu da sua visão. Voou  mais rápida para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido. Foi quando levou um enorme susto: deparou-se de uma forma  muito repentina com a grande águia a sua frente. Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro. Caiu desnorteado no chã, e quando voltou  a si, pôde ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o. Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas, e pôs-se em posição de luta. A águia, em sua quietude, apenas o olhava calma  e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:
-Por que estás a me vigiar, pardal?
-Quero  ser uma águia como tu, mas meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas, e vislumbro pouco, por  não conseguir ultrapassar meus limites.
-E como te sentes, amigo, sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está atém do que podes alcançar com tuas  pequenas  asas?
-Sinto tristeza. Uma profunda  tristeza. A  vontade é muito grande de realizar este sonho.
O  pardal suspirou olhando para o chão e disse:
-Todos os dias acordo muito cedo para vê- la  voar e caçar. És tão única, tão bela.
Passas  o dia a observar, indagou a águia.
-Sim. A grande verdade é que  gostaria de voar como tu voas, mas as tuas alturas são demasiadas para mim, e creio não ter forças para  suportar os mesmos ventos que com graça e experiência tu cortas harmoniosamente.
-Pardal, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isso não quer dizer que nunca poderás voar como  uma águia. Sê  firme em teu propósito, e deixa que a águia que vive em ti possa te guiar. Esta dar-te- á possibilidade de  vires a voar tão alto como eu. Confia em ti,  e voa. Entrega  tuas asas aos ventos, e aprende  o equilíbrio com eles. Tudo é possível para aqueles que  compreendem  que  são seres livres. Basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua  capacidade e em aprender a ser  feliz com tua escolha


                         (Autor desconhecido, adaptado por  M. P. S.)
                                   
   

Um comentário:

  1. Temos muito a aprender com as pessoas que achamos que são mais fortes e que vivem "alçando altos vôos", mas, devemos procurar utilizar seus exemplos para aprendermos a utilizar, da melhor forma possível, a nossa força interior para sermos mais felizes e fazermos os outros mais felizes também. Esta é uma bela escolha! Parabéns!

    ResponderExcluir