sábado, 27 de abril de 2013

Por que Deus não deixou Moisés entrar na terra prometida?





Meus amigos e leitores, este sermão é um de meus preferidos.  Sempre que o prego me emociono. Deus  tem um plano para você.
No Livro de Deuteronômio 34: 1=6, Moises foi das planícies de Moabe até o monte Nebo e subiu ao  alto do monte Pisca, que fica em frente de Jericó. Dalí, o Deus Eterno  lhe mostrou toda a  terra  de Canaã,  isto é, o território de Gileade até a cidade de Dã, no norte; mostrou também o território das tribos de Naftali, Efraim e Manassés do Oeste; o território de Judá até o mar Mediterrâneo, no Oeste; a região sul e a planície  que vai de Zoar até Jericó, mostrou a cidade das palmeiras. E Deus disse a Moisés: “Eu jurei a Abraão, a Isaque  e a  Jacó que daria esta terra aos descendentes deles. Estou  deixando que você  a veja com seus próprios olhos, mas vocês  não vão entrar nela.”
Assim Moisés , servo do Deus Eterno, morreu na terra de Moabe, conforme o Eterno tinha dito.
Queridos, Deus encontrou com Moisés no deserto e lhe chamou para ser o libertador dos israelitas  que estavam sendo escravos no Egito por muito tempo. Moisés  olhou para uma  planta (moita) que estava queimando sem parar  e Deus  falou-lhe: “Moisés, tire a sandália  dos pés  que este lugar é santo.” Então Moisés  tirou-as e Deus  falou-lhe que ele libertaria os Israelitas  do Egito. Moisés, respondeu-o que não tinha condições para tal poder.
Deus mandou-o  pôr a mão no peito. Quando ele tirou a mão, estava branca e podre. Moisés ficou assustado e Deus mandou-o pôr novamente. Quando tirou-a estava mais perfeita que antes. Deus mandou ele  jogar o bastão (cajado) no chão e ele jogou e transformou-se  numa serpente. Ele novamente assustou-se e Deus mandou-o pegá-la pela calda, tornando-se no seu cajado novamente.
Então, Deus lhe disse:  “Você está vendo o meu poder?” E Moisés respondeu-lhe que era pesado de língua (gago)  e não sabia falar.  Deus disse que  mandaria Arão,  seu irmão, com ele para que falasse o que fosse necessário.
Então Moisés seguiu sua missão para libertar o povo de Deus (Hebreus) do Egito que estava sendo escravo, trabalhando sem  receber nada, sendo maltratados.
Moisés libertou todo o povo e seguiu para o deserto para fazer uma travessia que, na época, durava entre quinze à dezoito dias de viagem. Mas o povo murmurou-se (revoltou contra Deus) e ficaram andando em círculos por quarenta anos, no deserto, dia e noite, sem  parar. A noite,  Deus mandava uma coluna de fogo para guiá-los no caminho escuro  que   tinha muitas serpentes. De dia, Ele enviava uma coluna de nuvens  para eles não  queimarem  seus pés. 
Muitos deles morreram antes de entrar na terra Prometida.
Quando eles chegaram no mar  vermelho os soldados do Egito com sua força máxima  vieram para lhes  matar, ai Moisés, falou com Deus e Deus mandou que ele tocasse o seu cajado no mar e O Mar se abriu de um lado para o outro  e passaram todos Sam e salvo sem morrer um. Quando os soldados do Egito entraram no mar o mar se fechou e todos os morrerem.
Nesse momento, Moisés  ficou muito alegre de ver tão grande milagre. Só que quando chegou na terra prometida, Deus pegou-o pela mão e levou-o ao monte mais alto, que se chama Pisga, e mostrou-lhe toda terra de Canaã, seus vales e montanhas, para que ele olhasse com seus próprios olhos. No entanto, ele não iria entrar na terra.
Queridos, hoje, olhando, humanamente,  para esse fato da Historiografia Bíblica, Deus foi muito duro com Moisés, no lado espiritual. Deus  tinha um plano muito melhor para Moisés, que pensava entrar na terra prometida e dividi-la para com seu povo. Deus disse para Moisés que apesar dele ter um pequeno sonho, o que lhe reservara seria ainda  melhor: que consistia em  levá-lo para morar no Céu. Segundo DT 34: 6, Deus o enterrou ali, num vale que fica em frente da cidade de Bete-Peor. Até hoje ninguém sabe onde foi enterrado. Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu, mas ainda enxergava bem e tinha boa saúde (DT, 7). Segundo Judas 9,  na discussão  que teve com  o Diabo para saber quem iria ficar com o corpo de  Moisés, o anjo Miguel veio a mando de Deus para ressuscitar Moisés  e levá-lo para o Céu.
Em Mateus 17, 1=5 há uma confirmação de que Moisés está no Céu. Seis dias depois, Jesus levou Pedro e os irmãos Tiago e João, somente estes, e foi com eles a um monte. Ali  a sua aparência mudou diante deles: o seu rosto ficou brilhante  como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Então os três discípulos  viram Moisés  e Elias conversando com Jesus. E Pedro disse: “Senhor, que bom que estamos aqui! Se  o Senhor quiser, eu armarei três barracas neste lugar: uma para o Senhor, outra para Moisés e outra para Elias.
Enquanto Pedro estava falando, uma nuvem  brilhante desceu sobre eles, e dela veio uma voz, que disse:
    _Este  é o meu filho querido, que me dá muita alegria.
Então meus queridos, por que Deus não deixou Moisés entrar na terra prometida? Talvez Deus tinha um sonho e um plano melhor para ele. Estas três passagens mostram e afirmam que Moisés está no Céu  com Deus. Assim é com você amado, Deus tem um plano na sua vida. Abre seu coração e aceite-o, que ele vai levá-lo para morar no novo céu e a nova terra.
Não espere mais, aceite agora mesmo.

( AUTOR    M.  P.  S .)

7 comentários:

  1. Acredito que quando Algo que esperamos não dá certo é porque Deus tem um plano melhor para nos. Assim como aconteceu com Moisés, os planos de Deus são sempre melhores que os nossos. ele sabe mais o que é melhor pra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO AMIGA LEITORA PELO COMETARIO.
      DEUS QUANDO QUER , FAZ MARAVILHA NA NOSSA VIDA.
      AS VEZES NÓS NÃO ENTENDEMOS O POR QUE?
      MAIS ELE SABE PORQUE NÓS NÃO CONSIGUIMOS O QUE QUEREMOS.
      ENTÃO, TEMOS QUE BUSCAR OS NOSSOS SONHOS E ENTREGAR NAS MÃOS DE DEUS, ELE SABE O MELHOR.
      BEIJO.
      O AUTOR.

      Excluir
    2. DEUS É O ÚNICO ,NADA POSSAMOS FAZER SEM A SUA PERMISSÃO , APENAS TEMOS QUE PEDIR I COM BASTANTE CLAREZA QUE DARMOS A SABEDORIA DE ENTENDER O SEU LIVRO SAGRADO A BÍBLIA .

      Excluir
  2. O SENHOR é incomparável. ELE promete e cumpre o prometido...
    ELE jamais nos prometeu ausência de aflicão, prometeu-nos presença consoladora no vale da dor, companhia segura nas fornalhas ardentes e vitória retumbante nos combates renhindos.Descanse em Deus, louve a Deus e caminhe de força em força, de fé em fé, sendo transformado de glória em glória! O autor disse, DEUS tem um plano em sua vida, com certeza, então aceite-o e descanse nos seus braços. ELE tem o melhor para você e para mim.
    INB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO QUERIDA E AMIGA ISABEL.
      VC SEMPRE PRESENTE NAS MINHAS MATERIAS,FICO MUITO FELIZ DE VER SEUS COMENTARIOS.
      ELES SÓ ENRIQUECE AINDA MAIS MINHAS MENSAGENS.
      DEUS TE ABENÇOE, ORE POR MIM PARA QUE DEUS SEMPRE ME AJUDE A ESCREVER MUITO MAIS COISAS ESPIRITUAIS QUE POSSA AJUDAR AS PESSOAS QUE PRECISA DE AUMENTAR SUAS FÉ.
      UM ABRAÇO.
      AUTOR.

      Excluir
  3. Caro autor: além de tudo o que foi comentado, existe a possibilidade de que Deus já tenha dado o que precisamos ou pedimos de uma forma tão diferente que não somos capazes de entendermos ou mesmo acreditarmos como isso poderá ser usado em nossa vida. Quando pediu ajuda ao Senhor, Moisés não sabia que havia recebido a missão que, após cumprida, faria com que ele fosse morar no Céu com Deus. Diante da dúvida, devemos orar para que o Senhor nos permita perceber se, o que temos não é a "ponte" para chegarmos ao lugar que Deus tem reservado para nós. Parabéns pela matéria, ela é inspiradora e nos mostra que, para Deus nos levar para morar no novo céu e a nova terra, devemos aceitá-lo no nosso coração agora.

    ResponderExcluir
  4. ORA A BÍBLIA DIZ QUE ELE NÃO ENTROU NA TERRA PROMETIDA POR QUE NÃO SANTIFICOU O SENHOR NO MEIO DO POVO NA OCASIÃO DE FALAR À ROCHA, NÚMEROS,20;10,11 E DEUT; 32;51,SALMOS 106;32, FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir