sábado, 18 de maio de 2013

Um homem simples, exemplo para toda sociedade





Queridos  leitores, vou falar sobre um homem simples, que foi um exemplo para toda sociedade: este homem chamava-se João Pires.  Conhecido como Pires, ele  era um homem trabalhador e muito honesto em tudo que fazia. Tão honesto que trabalhou demais durante sua vida toda,  até chegar sua minúscula aposentadoria.  O único bem que conseguiu foi uma simples casa. Ele trabalhou em muitas fazendas e tomou conta como se fosse um administrador. Mesmo assim  não foi reconhecido pelos seus patrões como deveria. Não tinha medo  e nem preguiça de enfrentar qualquer tipo de trabalho, só para sustentar sua família.
Meu pai foi casado com minha mãe e juntos tiveram quatorze filhos. Sem ser infiel, ele vivia em harmonia com minha doce mãe e seus filhos cuja quantidade superava a de  um time de futebol.  Ele era muito popular  com um caráter  admirável.  Era  muito   brincalhão,  falava com todos sem distinção, seja por  poder aquisitivo ou cor da pele. Ajudava no que fosse possível qualquer pessoa que fosse a ele. Sempre criou alguns netos que precisava da sua ajuda. Os netos  lhe chamava de “Pires” ou “Pai Veio”. Este era o tratamento que era usado por todos. Seu nome,  sua fama e dignidade corria pela pequena cidade de Iguaí, localizada no sul da Bahia, na qual morava. Sua palavra valia  mais que um cheque ou um cartão de crédito. Ele sempre  dizia: “nada tenho e nada devo”. Os comerciantes, de qualquer tipo de negócios, lhe ofereciam venda fiado, caso fosse preciso,  só para tê-lo  como cliente.

Eu como filho mais novo, vejo que ele só cometeu um erro: não ter posto os filhos para estudar,  pensando apenas no trabalho. Eu  mesmo vim estudar depois dos quarenta anos e consegui  fazer uma faculdade e uma especialização com muito esforço. Mas, não me arrependo da criação que ele nos deu,  pois fez de nós cidadãos de caráter e de muita responsabilidade, coisa rara na sociedade moderna. O amor que ele sentia e vivia com minha mãe, era do seu jeito diferente, mas exemplar: quando um adoecia  o outro só comia quando o outro melhorava. Chegando até ficar  triste,  pensando no pior.
Sua casa era aberta para todos que chegassem. Alguns entravam e tomavam café sem pedir. Os  jogadores de futebol, que jogavam no ginásio de frente de casa, já não pediam mais água. Entravam e iam direto ao filtro  beber, ou a geladeira, sem pedir licença,   tornando assim um trabalho para o casal de anciãos que já tinha uma idade avançada.
Só que eles não reclamavam, mas sim  sentiam-se bem, pois já estavam  acostumados: era costume tratar conhecidos como chegados.  Seu legado conta com  96 netos,  mais de 150 bisnetos e aproximadamente 20 a 25 tataranetos. Faleceu aos noventa e dois  anos.

( AUTOR   M. P. S. )

22 comentários:

  1. É de homens assim que a sociedade está precisando e um marido assim toda esposa queria.
    Edjane

    ResponderExcluir
  2. O mundo não é dos espertos e sim das pessoa honestas e verdadeiras. A esperteza, um dia, é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações do futuro, como o exemplo deste “Pai Herói”. Ele não teve o seu trabalho reconhecido pelo patrão, mas, um brilhante e carinhoso reconhecimento como o narrado neste texto, todos os pais gostariam de receber dos seus filhos. Uma bela matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. "Apaixonar é fácil, mas permanecer no amor...Esse é um desafio.
    É claro que o amor a família é um sentimento natural.
    Somos moldados e guiado pelo que amamos.
    Você tem demosstrado amor ao seu cônjuge, ao seus filhos, ao seus pais e ao seus irmãos? O amor precisa ser verbalizado e demostrado.
    Que belo exemplo do sr PIRES, uma lição de vida para o casamento, hoje uma instituição quase falida na nossa sosciedade.
    Parabéns ao autor, que com está mensagem nos levam a refletir melhor sobre uma família, um lar construido com simplicidade e amor, e o que ser feliz de verdade...INB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos leitores
      Eu vivi
      Amei
      Fui Amado
      E faria duro de NOVO
      Um dia pela Graça de DEUS
      Nos viveremos JUNTOS
      Novamente

      Excluir
  4. pai veio, meu biso tao lindo! deixou muita saudade... thais

    ResponderExcluir
  5. UM homem simples,honesto,e de muito cárater:muito díficil hoje em dia encontrar em nossa sociedade e principalmente com a fidelidade de um companheiro com sua amada,e um carinho enorme com seus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDA MARILDA
      SINTO ME FELIZ PELO SEU COMENTÁRIO.
      GOSTARIA QUE VOLTASSEM MAIS VEZES.
      UM ABRAÇO DO AUTOR. M.P.S

      Excluir
  6. Gostei muito das suas mensagens! Parabens!

    ResponderExcluir
  7. MEU PAI, MEU HERÓI MINHA VIDA, MEU AMIGO, MEU TUDO, ELE ME AMAVA E EU RESPONDIA SEU AMOR
    SE EU POESSEM, FARIA TUDO DE NOVO.
    AUTOR E FILHO, MILTON PIRES

    ResponderExcluir
  8. MEU PAI, MEU HERÓI MINHA VIDA, MEU AMIGO, MEU TUDO, ELE ME AMAVA E EU RESPONDIA SEU AMOR
    SE EU POESSEM, FARIA TUDO DE NOVO.
    AUTOR E FILHO, MILTON PIRES

    ResponderExcluir
  9. Parabéns tio Milton pela biografia retratada do meu avô.Ele para mim foi um exemplo de um homem honesto que eu tomo como exemplo para educar os meus filhos ,as lembranças e os ensinamentos dele sempre vai estar presente na minha memória como uma base segura. Ele não foi somente um avô mas um pai muito amado e querido por todos que estavam ao seu redor. Obrigado tio por nos dar esse registro de presente para que outras pessoas tenha isso como um exemplo de vida e que possamos resgatar esses valores em uma sociedade tão escassa de amor ao próximo!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns muito linda sua estaria parabens

    ResponderExcluir
  11. A coroa do homem é o seu caráter e a fidelidade essa só os homens com caráter à possui. Parabéns seu pai foi um grande homem.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Milton,lindo exemplo de pai.Se muitos pais fossem assim não teriamos tantos filhos orfãos de pais vivos!!

    ResponderExcluir
  13. noca que istoria linda difise de sê vê no mundo dê hoje como seria bom que os casais seguissem esta lida estória parabéns Amilton por seu carinho e respeito que vc teve com seus pais sei que eles foram um grade exemplos com vcs filhos parabens meu querido.linda estória de amor.

    ResponderExcluir
  14. Este Homem o Sr João Pires ( chamando de Pires) foi um Super Homem.
    Ele trabalhou muito para sustentar sua Família e cuidar da sua linda maravilhosa morena de um imenso coração. Hoje não se ver um Casal Utrapasando o limite da Honestidade.
    Um Abraço para o Autor.

    ResponderExcluir
  15. Um exemplo de um ser humano fantástico em suas atitudes do dia a dia. Para a família e sociedade em geral. Parabéns para o autor pelos pais que você teve....

    ResponderExcluir
  16. Você é um filho incrível.
    Amilton a verdadeira essência do ser humano consiste em sua dignidade e em seu bom caráter.
    Não adianta a pessoa querer demonstrar que tem bom caráter apenas com palavras bonitas. Dignidade e carácter se demonstra com atitudes, com atos e provas de que és digno de credibilidade.
    E assim conquistarás o mundo como você.
    A dignidade e honra são partes importantes da armadura do homem de caráter! Parabéns pela biografia retratada do seu pai querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU QUERIDO PAI
      MEU VELHINHO
      UMA PARTE DE MIM
      ELE I MINHA MÃE ESTAR FAZENDO UMA VIAGEM ATÉ CRISTO NOS ENCONTRAR NO NOVO CÉU E NOVA TERRA
      ESTAREMOS JUNTOS PRA SEMPRE
      AUTOR M.P.S

      Excluir
  17. Que bela lição de vida. Exemplo para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  18. OBRIGADO PELA ATENÇÃO E O INTERESSE PARA OBSERVAR
    ESSA MATÉRIA DO MEU QUERIDO PAI I AMIGO JOÃO PIRES ERA CHAMADO DE PIRES..
    VOLTE SEMPRE
    UM FORTE ABENÇOE
    E VOLTE SEMPRE
    AUTOR M.P.S

    ResponderExcluir