sábado, 25 de maio de 2013

O amor até que a morte nos separe




                                                     
                                       
A  história de Rute  passa-se  no tempo em que o povo de Israel era  governado por juízes. Rute, uma jovem do país de Moabe, casa-se com um israelita. Este morre, e então Rute  se apega à sua sogra, demonstrando profunda devoção ao Deus de Israel. Depois de algum tempo, Rute  casa-se  de novo, agora com um parente do seu primeiro marido. E  foi por causa desse segundo casamento que Rute veio a ser bisavó  de Davi (o Rei), o maior rei de Israel.
As histórias dos juízes mostram  as desgraças que vieram quando o povo de Deus se afastou dele. Este  livro conta as bênçãos  que recebe uma estrangeira quando se volta para  o Deus de Israel  e assim passa a fazer parte do seu povo.
Esta é uma história  de Amor entre uma sogra com uma nora. Rute era  nora de Noemi e ficou viúva em seu país.
No livro de  Rute 1: 15-22, disse Noemi: “A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você  também para casa com ela.”
Porém, Rute  respondeu: “Não me proíba de ir com a senhora  nem  me peça para abandoná-la! Onde  a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei, o  seu povo será o meu povo, e o seu Deus  será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei enterrada. Que  o Deus  Eterno me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte. Me separar da senhora!”
Como Noemi  viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada. E elas continuaram a viagem até Belém.
Quando chegaram lá, toda a cidade ficou agitada por causa delas. E  as mulheres perguntaram:
 -Esta  é a Noemi?
Porém  ela respondeu:
- Não, me chame de Noemi, a Feliz. Chamem de Mara, a Amargurada, porque o Deus Todo-poderoso me  deu muita amargura. Quando  saí daqui, eu tinha tudo, mas o Deus Eterno me fez voltar sem nada. Então, por que me chamar de feliz, se o Deus Todo-poderoso me fez sofrer  e me deu tanta aflição?
E  foi assim que Noemi  voltou de Moabe, com Rute, a sua nora moabita. Elas chegaram a Belém.
O amor de Rute  foi tão grande e sincero com sua sogra   Noemi , que  dividia até o resto de comida  que ganhava dos  trabalhadores  da colheita de Cevada.  Deus abençoou-lhe   pelo seu amor e bondade. Ela foi rica e famosa.  Feliz,  passou até ser bisavó do  Rei mais  famoso do mundo o rei Davi.   Este é o verdadeiro  amor, conhecido como o verdadeiro amor de Deus.
Rute  era uma pessoa   pura e cristã e não se importava em compartilhar do difícil momento passado por sua sogra. Ela  queria estar junto mesmo que fosse para sofrer com ela. Mas, Deus foi misericordioso com ela e lhe fez uma grande e abençoada mulher da Bíblia. 
                                       

5 comentários:

  1. Que história linda, exemplo de um amor de verdade, amor sem limites,sem interesse.
    Hoje tão difícil de se encontrar.
    Queria um amor assim para mim.
    Tive de conter as lágrimas, pois me comovi.
    Vejo tanta falta de amor nas pessoas hoje que, gostaria que todos lesse e praticasse esse exemplo de um grande amor. Parabéns ao autor, continuem escrevendo,pois são lindas e edificantes suas mensagens.
    Grande abraço.
    INB

    ResponderExcluir
  2. A concretização do famoso bordão religioso "até que a morte os separe" na vida de Rute, não impediu que ela continuasse o laço que a uniu ao seu marido, através do amor por sua Sogra Noemi que, segundo ela, "só a morte iria separar". O mesmo Deus que a abençoou no passado, com certeza, abençoará pessoas que sejam capazes de auxiliar os seus semelhantes com amor e bondade. Parabéns pela matéria. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sou grata a Deus por mim conseder a ipoportunida de conhecer um tão sabio escritor .par parabéns meu amigo
    Deus ti abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. Sou grata a Deus por ter mim dado a oportunidade de conhecer tão sabio escritor.parabens meu amigo Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  5. que coiza mais linda nada como um amor verdadeiro amor que Deus cotinui abençoando este grade escritor parabens.

    ResponderExcluir