domingo, 8 de junho de 2014

As Contagens





“Este livro se chama Números porque nele há duas contagens do povo: a primeira, feita quando os israelitas saíram do Egito; e a outra, feita quarenta anos mais tarde, antes de entrarem na terra de Canaã” (Números: 26:1).
O presente texto tem em vista explicar o sentido da saída dos Israelitas do Egito e as contagens de seu povo. Na primeira contagem, havia seiscentos e três mil. Na segunda contagem, quinhentos e cinquenta pessoas. O número total dos homens israelitas era de seiscentos e um mil setecentos e trinta homens com idade de servir o exército.
No período entre as duas contagens, os israelitas chegaram até Cades-Barnéia, no sul de Canaâ, porém não conseguiram entrar por ali na Terra Prometida. Eles passaram muitos anos nessa região e depois foram até a zona montanhosa, que  fica a leste do Rio Jordão. Uma parte do povo ficou ali, e a outra se preparou para atravessa-lo e entrar na Terra Prometida.
O livro de Números narra a história de um povo  que muitas vezes ficou desanimado e com medo diante das dificuldades, e que se revoltou contra Deus e contra Moisés, o homem que  Deus escolheu para ser o líder deles. É também a história da fidelidade de Deus, do seu cuidado constante para com o seu povo, que muitas vezes era fraco e desobediente. Este livro fala da firmeza de Moisés, que  às  vezes perdia a paciência, mas sempre mostrava ter um  espírito de dedicação a Deus e ao seu povo”. Naquele lugar não havia água, por isso o povo se reuniu para  reclamar de Moisés  e Arão, que foram para a porta da Tenda Sagrada*. Eles se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e a luz brilhante da presença do Deus Eterno apareceu. O Eterno disse Moisés:  Pegue a vara que está em frente da arca do acordo*, e depois você e Arão reúnam o povo. E na frente de todos eles deem  ordem à  rocha, e dela sairá água. Assim vocês tirarão  água da rocha e darão de beber ao povo e também aos animais.
Então, como Deus havia ordenado, Moisés e Arão reuniram o povo em frente da rocha, e Moisés disse: “Agora escute, gente rebelde, será que vamos ter de fazer sair água desta rocha para vocês?”
Moisés levantou a mão, bateu na rocha duas vezes com a vara, e saiu muita água. “E o povo e os animais beberam” (Números 21: 4-9). Então os israelitas saíram do Monte Hor pelo caminho que vai até o mar Vermelho, para dar a volta em redor da região de Edom. Mas no caminho o povo perdeu a paciência e começou a falar contra Deus e contra Moisés. Eles disseram: “Por que Deus e Moisés nos tiraram do Egito? Será que foi para morremos no deserto, onde não há pão nem água? Já estamos cansados desta comida horrível!”
Então o Deus Eterno mandou cobras venenosas que se espalharam no meio  do povo; e elas morderam e mataram muitos israelitas.
O povo se reuniu e foi falar com Moisés. Eles disseram: “Nós pecamos, pois falamos contra o Deus Eterno e contra você. Peça a Deus que tire essas cobras que estão no meio da gente. Moisés orou ao Eterno em favor do povo,  o Deus eterno disse:  “Faça uma  cobra de metal e pregue num poste. “Quem foi mordido deverá olhar para ela e assim ficará curado.”
Então Moisés fez uma cobra de bronze e pegou num poste. Quando alguém era mordido por alguma cobra, olhava para a cobra de bronze e ficava curado.
O número total dos homens de Israel registrados nos exércitos, grupo por grupo, foi de seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta.
Estes números eram só de homens de mais de vinte anos para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário