domingo, 28 de dezembro de 2014

Nascer de novo




Jesus e Nicodemos. Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” Jo (3: 1-3)

Queridos leitores, principalmente vocês que se dizem Cristãos: ser Cristão não é ir para igreja com uma Bíblia na mão, ou debaixo do braço, é muito mais que isso. É dar testemunho do que fala e prega e viver uma vida em comunhão com o mestre Cristo Jesus. Veja esta história de Nicodemos com Jesus: ele era líder dos Judeus e príncipe do seu povo, conhecia muito bem a Jesus, era estudioso da palavra de Deus, Teólogo muito culto nos conhecimentos espirituais, mas tinha vergonha de falar com o Mestre dos mestres (foi falar com Ele bem de noite, para não ser visto por ninguém), pois ele era rico e famoso.

No seu diálogo ele foi em busca da verdade, mas não a aceitou, se fazendo de inocente para distorcer a verdade de ser uma nova criatura no Reino de Deus. Chegou até a debochar de Jesus dizendo: “Como pode um homem adulto como eu entrar na barriga da minha mãe e nascer de novo? Respondeu Jesus com sua sabedoria, humildade, mansidão: “Não se faça de mal entendido Nicodemos, eu estou falando do nascimento espiritual nascer da água e do espírito, nascer convertido, aceitando a Deus como seu único salvador. Quando ele ouviu essa resposta, ficou mais triste que antes e não aceitou o conselho e o ensinamento de Jesus. Só que Jesus sabia de seu vazio espiritual e lhe fez um convite que tocou no fundo do coração, deixando-lhe sem resposta: “É preciso nascer de novo para herdar o Reino Eterno.” Esta palavra firme e segura de Jesus foi fundo como um punhal bem pontudo que ultrapassou todo seu conhecimento intelectual, deixando-lhe confuso. O Mestre dos mestres era manso, bom, educado, calmo, amoroso, mas era direto nas suas respostas, para definir suas dúvidas e deixar seu consciente racionar e escolher qual era melhor para ele.

O Autor da vida e Seu único filho ofereceram a Vida Eterna a Nicodemos, uma vida feliz, inesgotável, sem nada a cobrar. Esse é o melhor negócio do mundo. Mas Nicodemos não aceitou e voltou triste, remoendo de angústia e um grande vazio por dentro, com vergonha de se converter e seguir ao mestre Jesus. Ele guardou sua solidão e o vazio por muito tempo até chegar o dia da morte de Jesus, quando ele olhou para Cruz, vendo a Jesus crucificado, quis voltar atrás e pedir para Ele aceitá-lo como seu seguidor, só que era tarde de mais. Seu arrependimento foi tão grande que ele e José de Arimateia foram reclamar e pedir o direito de ter o corpo de Jesus para ser enterrado.

Agora é com você amigo(a): você já nasceu de verdade para herdar o Reino de Deus? Ou está fazendo como o sábio, príncipe, rico, famoso Nicodemos que sabia quem era Jesus, foi a ele, o conheceu, falou com Ele e não se converteu? Você precisa nascer de novo, não importa a sua igreja, sua doutrina, seu pastor, como ele fala e ensina. Você precisa desapegar-se de tudo isso e se apegar ao próprio Jesus, O Salvador de toda raça humana. Conheço muitas mulheres que estão sós, solteiras e com idade avançada, que se apegaram à placa de sua igreja e de seu pastor, dizendo que não saem de suas igrejas (seu futuro marido teria de entrar na igreja que elas congregam). Isso é um absurdo, um fanatismo, quando Jesus voltar não vai subir nenhuma igreja, só os escolhidos por Ele.

Eu te convido a fazer uma visita ao campo e ver como nascem as plantações: bem lentamente, toda enrugada, molinha, e depois com o tempo elas crescem e dão seus frutos, para alimentarem aos seres vivos como os seres humanos e os animais, aves e todos que vivem neste planeta Terra. Nós precisamos nascer duas vezes: a primeira é de pais humanos, a segunda é espiritualmente, da água e do espírito, para sermos legitimamente filhos(as) de Deus. Veja a confirmação de Jesus: “A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou” Jo (14: 21). Que Deus nos abençoe e nos dê a oportunidade de nascer de novo. Pensem nisso.

P. S.

Quando eu estava escrevendo esta matéria, fui interrompido por uma ligação de uma professora do Rio de Janeiro. Com poucos minutos de conversa, sem falar em religião, ela me disse: “Eu não gosto de crente, detesto e prefiro morrer do que entrar numa igreja evangélica.”

Eu lhe perguntei: por que essa raiva toda com os evangélicos? Ela me respondeu: “Tenho uma melhor amiga evangélica que me chama para sua igreja e não vai na minha assistir missa comigo. Eu lhe disse: por isso você prefere morrer a ir pelo menos ver como é? Ela disse que sim, que preferia morrer a ser crente e entrar numa igreja.

Fui falar que Jesus veio para fundar o Cristianismo e salvar os que estavam perdidos, e falei que Deus é o Deus de todas as religiões, mas ela com muita raiva continuou falando que preferia a morte. É uma Nicodemos do século XXI. Ouve apalavra mas não aceita.

( Autor M. P. S.)

Um comentário:

  1. Fazendo uma análise nesta matéria que é muito boa.......a minha opiniao é a seguinte; Todo ser humano precisa nascer de novo.....pois desde o seu nascimento concebido pelo pecado......já é um motivo e depois é o dia a dia mais ainda com todas as coisas ruins que tem no mundo.....na realidade todos os dias precisamos nascer de novo.....e viver do jeito que JESUS CRISTO quer.....e fazer o que ele ordena......é preciso nascer de novo a cada dia......Parabéns PASTOR....Deus abençoes mais e mais sua mente lhe dando sabedoria para escrever coisas lindas , concretas e necessárias.....

    ResponderExcluir