quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Os três chamados de Deus a Seu povo





“Mas com você eu vou fazer uma aliança. Portanto, entre na barca e leve com você a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. Depois o Senhor Deus disse a Noé: Entre na barca, você e toda sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo.” Gn (6: 18), (7: 1)

Queridos irmãos e leitores desta mensagem. Deus após dois mil anos olhou para a terra e viu os seres humanos desobedecendo a seus mandamentos e sua lei, eles viviam por conta própria aos seus destinos fazendo tudo de errado achando que era certo. Até Deus perder a paciência e resolver acabar com toda raça dos seres vivos que vivia sobre a terra. Ainda usou um termo muito duro para quem é um Deus de amor e misericórdia, que disse: arrependo-me de te feito o ser humano. Mas achou graça e confiança no homem bom, sincero, temente a Deus por nome Noé; e deu uma nova oportunidade para quem quisessem ser salvo e obedecer a seu chamado, entrassem na Barca que simbolizava Jesus. Noé ficou 120 anos construindo o grande barco e pregando para os pervertidos sem eles acreditar no que iria acontecer O grande dilúvio sobre a terra. Quando Deus viu que ninguém iria obedecer e entrar na barca: Deus ordenou a Noé, que levassem só sua família o os animais um casal de cada espécie para reproduzir. Quando tudo aconteceu do momento certo do dilúvio: eles queriam entrar e eram tarde de mais. Terminado morrendo todos sobreviventes do planeta terra.

I

“Deus quando viu o sofrimento dos israelitas no Egito: mandou Moisés libertar. Agora venha, eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas. Moisés perguntou a Deus: Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel? Deus respondeu: “Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês  vão  me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.” Ex (3:10-12)

Queridos: Moisés foi criado no Egito com a filha do rei, estudou nas melhores faculdades do mundo na época que ficavam no Egito. Mas houve um acidente que ele terminou matando um homem para defender um escravo, ai ele teve que fugir de lá para não ser morto. Após quarenta anos, Deus encontrou com ele no deserto, pastoreando as cabras do seu sogro Jetro e lhe chamou para ser o libertador dos israelitas, que estavam sendo escravos no Egito, trabalhando dia e noite sem ganhar nada.

No inicio foi uma missão impossível para Moisés, mas Deus terminou convencendo-o que seria capaz de tal missão. Ele com seu irmão Arão foram enfrente, com confiança no todo poderoso o Deus de Abrão, Isaque e Jacó. Sua expedição no inicio até chegar ao fim foi um fracasso por motivos dos desobedientes com a ordem de Deus e a liderança de Moisés. Mas no final os que obedeceram foram vitoriosos e entraram na terra prometida, rica que  manava leite e mel. Uma terra boa para plantação de todos os tipos de alimentos  para sobreviver em abundância.

II

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou manso, bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” Mt (11:28-29)

Esse foi o terceiro chamado de Deus para seu povo, Deus falava e aconselhavam a todo seres humanos desobedientes para o arrependimento, mas eles não atendiam ao chamado de Deus através dos profetas que lhes levavam as mensagens. Até Deus chegar um ponto de estudar a vinda do seu único filho Jesus, essa vinda custou quatrocentos anos em silêncio, sem Deus falar com ninguém na face da terra.

Até a vinda do Messias que fez esse lindo apelo: “Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas”. Este apelo é, e foi para todos, sem distinção de raça, cor, classe social, tribos, línguas e meios que se vivia e vive hoje. Jesus foi o porta-voz da salvação e da vida Eterna. Aceita o seu chamado como salvador Eterno para viver para sempre eternamente na Canaã celestial.

Conta-se que um homem dizia que Deus estava com ele sempre. Um dia teve uma grande enchente na sua cidade: a água tomou conta de toda cidade, os moradores se retiraram para não morrerem afogados dentro das suas casas, sua família foram retiradas pelos bombeiros e quando foram lhe retirar, ele recusou, dizendo que Deus iria lhe salvar.

A água começou a subir tanto que ele foi para o teto da casa pedindo socorro à Deus. O corpo de bombeiros chegou com uma grande escada e subiram em cima da casa, e ele não aceitou dizendo que Deus ia lhe tirar dali. A enchente derrubou a casa e ele foi arrastado. Conseguiu se agarrar numa galha de pau, gritando: “Me tire daqui! Os bombeiros içaram uma boia para ele pegar e ele recusou. Terminou morrendo. Quando chegou ao céu para ser julgado, ele perguntou a Deus: “Eu te chamei três vezes e o Senhor não me salvou, por quê”? Deus respondeu: “Eu te mandei três socorros você que não quis.” Ele retrucou: “Quais foram estes ‘três socorros’”? Deus respondeu: “Quando os bombeiros tentaram te tirar de dentro da casa, de cima da casa, de cima da arvore.”

Assim somos nós queridos leitores, quantas vezes Deus nos chama? E nós não ouvimos e não o aceitamos.
                                                                                                          (Autor M. P. S.)      
    

Um comentário:

  1. " O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria." Noé, Moisés tiveram os seus chamados e ouviram! Lutas, problemas,mas também vitórias. As palavras de Nosso Salvador Jesus nos convidando ao descanso, mansidão, bondade e humildade.Que Deus abra nossos ouvidos e use nossos lábios em favor de sua obra. Que Deus sempre o inspire e o proteja.

    ResponderExcluir