terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Saudade versus Esperança




“Saudade da pátria do seu país sentados na beira dos rios da Babilônia, chorávamos quando lembrávamos de Jerusalém. Penduramos as nossas Liras nas árvores que havia ali. Aqueles que nos levaram como prisioneiros mandavam que cantássemos. Eles diziam: “Cantem para nós as canções de Sião” (Sm 137, 1-3).

Queridos, quando os israelitas foram pressos e levados à força para a Babilônia, eles eram obrigados a cantar para os Babilônios na beira dos rios, como está escrito no Sm 137. Mesmo assim, eles, depois de sair do cativeiro e viver em liberdade, tiveram saudade do que faziam cantando belos hinos e tocando seus bons instrumentos para alegrar Deus e seus opressores. Hoje eu te pergunto: você tem saudade de algo importante que já passou na tua vida? Saudade de sua mãe, pai, cidade, amigos, namoradas, viagens. Saudade do casamento que não deu certo, da tua juventude, de seu emprego, fazenda, de um familiar que você gostava muito, ou de momentos felizes que você viveu e não volta mais. Saudade de fazer tudo de novo para se sentir feliz e realizado. Se você sente isso, vá em busca do seu sonho, muitos deles você vai conseguir com certeza.

Quero dizer que nós somos colecionadores de sonhos e saudades que passam em nossas vidas sem esquecer do tempo que vivemos e passamos. As recordações são melancolias que muitas vezes nos faz sentir a dor passado, e também fazem bem ao nosso espírito, nos deixando com autoestima e vontade de viver uma nova vida, recordando os momentos bons para viver um sonho de fantasia.

Às vezes pensamos sobre aquilo que achavam que não eram bom para nós, mas o tempo passou e nós guardamos na lembrança e não conseguimos apagar da nossa memória. Muitos tem a felicidade de realizar seus sonhos e matar a saudade que tem dentro de si, mas outros ficam só na saudade do passado, sem fazer nada para esquecer o “leite derramado”, como se diz o por verbo cotidiano. A palavra saudade só existe no português do Brasil. É uma linda palavra que mexe com muita gente, quando vai se despedir um do outro, não importa se é na morte, ou em vida. Eu mesmo se pudesse voltaria em muitas coisas que me aconteceram no passado, para voltar e realizá-las com mais perfeição, e viver momentos de felicidade. Mas tudo passou e tudo passa, e não voltará mais, sigamos em frente.

Esperança. Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva (1 Pedro 1: 3, 4).

Meus queridos leitores, falei da saudade e agora vou falar da esperança, para você viver as duas juntas, sendo que a esperança para nós agora é a mais importante, pois nos levará aos nossos sonhos que ainda estão por vir. Qual é a sua esperança no mundo em vivemos? É uma bela casa, um bom carro, uma linda mulher para amar e exibir como um troféu para a sociedade? Um bom emprego, uma empresa, para não depender de ninguém e ganhar muito dinheiro, realizando todos seus sonhos? Ou é fazer caridade para os mais necessitados, que precisam de você e nunca tiveram uma oportunidade e uma ajuda sequer? É fazer uma viagem de volta ao mundo, que enche seu eu de vaidade? Te faço um convite a olhar ao redor do planeta Terra e ver o que está acontecendo: a Aids, o Ebola, os furacões que destroem o mundo, matando gente inocente, para a água que está faltando no mundo inteiro, até no Brasil.

Veja nas palavras de Pedro: “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus! Por causa da Sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição para que tenhamos vida Eterna e moraremos com ele para sempre.” Esta é a bendita esperança de realizar os nossos sonhos vindouros e Eterno, para que nossa esperança seja cumprida em Cristo Jesus.

Eu te convido a fazer sua mala de viagem e esperar Jesus nas nuvens do Céu, pois que logo, logo ele virá para nos buscar para passear mil anos no terceiro Céu, e depois morar para sempre na Nova Terra e no Novo Céu. Você crê? Quer fazer este passeio e morar numa cidade rodeada de ouro e pedras preciosas? Eu já fiz a minha mala, e você? Se você crê, vamos cantar assim: “A vida aqui irá passar, o novo Éden surgirá. Pecado ali não achará, nem mal algum existirá. Pois o Senhor com Sua Luz já os baniu na rude cruz. Almejo estar no novo lar, e Sua face contemplar, que Deus nos ajuda e nos leva daqui a pouco tempo.”


Autor M. P. S.  

Um comentário:

  1. Se lançarmos um olhar sobre este mundo! Nos deparamos sim com lembranças e momentos lindos e outros que não queremos trazer a memória! LUTAR PELO MEU SONHO É O QUE TENHO FEITO E VOU REALIZAR E VIVER VERDADEIRAMENTE ! EU CREIO! E ei de estar na alvorada quando for chamada lá! Pois aguardo minha bendita esperança, Cristo Jesus!
    Obrigado por tão belas palavras.

    ResponderExcluir