quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Educação financeira familiar





A educação financeira familiar pode trazer diversos benefícios ao seu orçamento. Veja aqui como fazer na sua casa! Quando pensamos no orçamento familiar, é difícil deixar de lado alguns gastos da família. Afinal, todos consomem, mas nem todos tem renda. E, muitas vezes, são justamente as pessoas que não têm renda as que apresentam mais gastos, despesas com escola, saúde, lazer, dentre outras. Assim, fica cada atividade para todos, que deve envolver pais, filhos, e, enfim, todos que moram na mesma casa. Quer uma ajuda nessa tarefa? Pois, confira nesse artigo sobre como organizar o orçamento familiar. Um dos maiores erros de quem está começando a organizar um orçamento familiar é se esquecer de colocar todas as despesas e rendas na ponta do lápis. Se precisar, vale utilizar aplicativos como o poupar para guardar. E nunca se deve gastar mais do que ganha. Para facilitar essa tarefa, todos os gastos devem ser considerados, desde os mais significativos, como aluguel, prestações do carro, impostos, etc., até os mais básicos, como gastos cotidianos como alimentação e lazer.

Divida as despesas entre quem tem renda

Agora que você já sabe exatamente quanto sua família ganha por mês e quanto gasta, está  na hora de dividir as despesas. Você, seu companheiro ou companheira, seus filhos que já trabalham e todos que moram com você e tem renda devem entrar em um acordo sobre quais despesas serão divididas e quais serão individuais. Isso ajuda a família a manter seus compromissos financeiros e a não fugir do orçamento quando aparecerem eventuais tentações, como lançamento de carro, promoções no shopping,  dentre outras. Estabeleça metas de economia para cada mês. Saber economizar é imprescindível para manter um orçamento familiar saudável que tenha uma folga para emergências e imprevistos. Por isso, a partir do momento que suas despesas forem menores do que a renda. Está na hora de aplicar o dinheiro que sobra. Não importa o quanto. O ideal é guardar pelo menos 20% de seu orçamento mensal por meio de investimentos mais rentáveis, como fundo de  investimento, títulos do tesouro e outras aplicações. O importante é poupar.

Queridos, quero aconselhar aos pais a educar seus filhos a economizar no gasto de energia, água, brinquedos, lanches, e outras coisas sem grande necessidade. Para isso, os pais precisam dar um pequeno presente para incentivar seus filhos a colaborar.
Quanto aos adultos, que pensem duas vezes para comprar algo sem necessidade. Se quiser trocar a geladeira, fogão, TV. Antes faça pergunta para si mesmo: eu preciso trocar isto mesmo? Por que o trocaria? Não se deixe levar pelos comerciais e nem pelas falsas promoções. Se realmente houver uma boa promoção, sim. Tome cuidado com festas comerciais como o Natal, pois muitas pessoas se endividam, estourando o cartão de crédito, cheque especial e outros meios de consumo. Pense e reflita a respeito, pois comprar é bom, mas pagar pode ser é um inferno. Se for convidado para uma festa como casamento e formatura que precise de uma boa roupa, por ex., alugue-a, opte pela economia.

                     Termino com um conselho que dei para uma noiva

Fui procurado pela mãe de uma noiva que queria casar com um lindo e luxuoso vestido para chamar atenção de todos e realizar seu sonho. Ela saiu pesquisando e olhando em todas as lojas que vendia o mesmo. Em cada uma que visitava, os preços eram diferentes e os modelos também. O orçamento chegou de dez a vinte mil reais. A família não tinha condições de gastar essa quantia, sem contar com os comes e bebes. Eu a aconselhei a alugar um vestido e, com o resto do dinheiro, a fazer uma viagem. Assim, além de economizar, ela se hospedaria em um bom hotel, conheceria pessoas e lugares diferentes, e desfrutaria bem de sua lua de mel. Eu a convenci que o vestido só iria ser importante e valioso em uma noite apenas. Por que investir tanto dinheiro para poucas horas? Ela aceitou e depois me agradeceu pelo conselho e orientação.
Este conselho serve para você que vai se casar ou para um encontro importante. O aluguel é mais barato e você escolhe o que desejar.
                                                                                              
Autor M. P. S.
                                                                                                    

4 comentários:

  1. Anne Sales -Manaus Am10 de agosto de 2016 às 23:01

    Interessante, ajudou a pensar de outra maneira em como economizar em algo...Parabéns pelo texto e pelas dicas...

    ResponderExcluir
  2. Meu querido poeta, que excelente contribuição vc traz ao seu leitor. Te parabenizo e quero te dizer que fui levada a refletir sobre o quanto preciso melhorar nesse quesito, entendendo que o esforço tem que ser de todos da família. Parabéns !!!��

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO PELA SUA BELA CONTRIBUIÇÃO DE ESSÊNCIA NO MODO COMO SABORIOU ESSA MATÉRIA SOBRE ECONOMIA. UM BEIJO E VOLTE SEMPRE. É UM PRAZER. M.P.S.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO PELA SUA BELA CONTRIBUIÇÃO DE ESSÊNCIA NO MODO COMO SABORIOU ESSA MATÉRIA SOBRE ECONOMIA. UM BEIJO E VOLTE SEMPRE. É UM PRAZER. M.P.S.

    ResponderExcluir