domingo, 5 de novembro de 2017

Nem-nem ou ENEM?



Queridos leitores, esta matéria é para esclarecer as diferenças entre as palavras a serem discutidas: nem-nem e ENEM. A primeira está associda aos jovens que não trabalham, não estudam e não fazem nada que contribua para seu futuro e o da nação. Esses jovens vivem nas periferias das grandes cidades com falta de interesse para galgar um futuro melhor e promissor. Esses jovens são excluídos da sociedade por falta de emprego, educação, alimentação, por conta da má gestão do alto escalão dos governos federais, estaduais e municipais.

Hoje, dia 05.11.2017, estão sendo realizadas as provas do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, com milhões de jovens que se prepararam para estar disputando uma vaga para cursar em uma instituição de Ensino Superior e viver melhor. Ao contrário dos nem-nens, que vivem sem nenhuma expectativa de vida, muitos deles drogados nas ruas e becos, assaltando, trocando tiros com a policia, muitos matando nocentes que moram em comunidades e adjacências, vitimadas por engano.

Como escritor, não posso culpar os mesmos sem achar quem são os principais culpados, os governos que vivem às custas das misérias dos pobres, roubando o dinheiro do país sem olhar para as massas que vivem na linha da pobreza, sem estudo, trabalho, alimentação e moradia digna de um ser humano.

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para testar o nível de aprendizado dos alunos que concluiram o Ensino Médio no Brasil. Atualmente, os resultados obtidos no Enem ajudam os estudantes a ingressar em universidades públicas ou a ganhar bolsas de estudo em instituições particulares. Esses estudantes se preocupam com este ensino já a partir dos seus 14 anos de idade. Eles já começam a vinslumbrar as profissões de seus interesses.

Hoje no Brasil o ENEM substitui do antigo e perigoso vestibular que era considerado uma guerra para os estudantes, principalmente de classe média alta. O antigo vestibular era uma verdadeira tortura para os estudantes e os pais, que faziam questão dos filhos cursarem Medicina ou Direito, para o exibirem como um troféu diante a sociedade. O MEC criou o Enem para dar uma chance aos alunos das escolas públicas, para que tivessem uma quantidade maior de vagas, já que o ensino é considerado mais fraco do que o das escolas particulares. Sendo assim, houve um crescimento na quantidade de alunos pobres nas universidades em todo o país. Esta foi uma mudança positiva para os excluídos, mas ainda há muita safadeza nas provas, pois em todos os anos há quadrilhas que negociam gabaritos, tomando a vaga de quem estudou o ano todo pagando cursinho e se dedicando para fazer uma boa prova.
Termino te perguntando: você, caro leitor, é nem-nem ou faz parte do Enem? Você trabalha, estuda e luta pelos seus objetivos? Vamos esquecer os políticos ladrões do povo brasileiro e fazer nossa parte para tentar ter algo em nossas vidas, sem roubar os direitos dos outros. Que Deus nos a abençoe.

Autor (M. P. S.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário