domingo, 21 de julho de 2019

Você sabe quanto custa para ser feliz?




Para ser feliz, custa uma fortuna incalculável. “Para ser feliz não custa nada”: só o diz gente que não pensa no que fala ou diz as coisas sem saber. Quem inventou essa frase estava totalmente fora de si. Estava equivocado, porque ser feliz custa, sim, muito: custa imaginação, projetos, autoestima muitos esforços. Custa parte do seu tempo: seus sorrisos, um pouco de disposição para realizar certas atividades e, também, custa tudo que você ainda tem e não teve para realizar. Para ser feliz, você precisa ter um depósito guardado de ilusão só para você e mais ninguém. Eu sei que parece clichê, mas se engana quem pensa que a felicidade cai no seu colo, nos seus braços ou vem embrulhada com laço de enfeite. Ser feliz custa caro e muito caro e só acontece para quem não mede esforços, para quem não tem medo de arriscar, para quem tem tempo, para aqueles que são práticos, para os que agradecem, pois é mais gratificante quando se vence com lutas. A felicidade não foi feita para todos, mas sim para alguns que a buscam no fundo da rocha uma pequena pepita de ouro ou diamante que muitos procuram, mas só alguns acham.

Para ser feliz se deve escolher pôr sobre a mesa o diálogo, dar e receber carinhos, respeitar e ser respeitado, beijar e tocar as pessoas a quem se ama, deixando assim ser tão simples o chegar e o falar “vamos conversar sobre isso, porque está me incomodando”... Entretanto, as pessoas preferem manter o orgulho e perder o outro por bobeira, só para não se redimir, para chegar em acordo... Para manter uma boa e sadia felicidade, precisa-se ter uma boa relação com o outro, em que acima de tudo, a amizade prevaleça.

Devemos pensar que chega um tempo na vida em que a gente aprende que ninguém nos decepciona: nós é que colocamos expectativas demais sobre as pessoas. Cada um é o que oferece aquilo que tem e pode oferecer.

Fica aqui um conselho para mim e você: posso perder a noção do tempo, mas nunca o sentido da vida. Ela é tudo para mim: ela me faz pensar e realizar meus sonhos. Posso até perder a pessoa que amo, mas nunca o amor pela vida. Posso perder vários colegas, mas nunca os verdadeiros amigos, pois é muito difícil de consegui-los. Se eu perder a coragem, que nunca perca minha fé. E mesmo que eu perca tudo, nunca vou perder a esperança de ter tudo de volta outra vez.

Posso ser chato, cheio de manias, isso não é nada fácil de lidar. No entanto, sou sincero ao extremo e, francamente, prefiro pessoas como eu: absolutamente imperfeitas, mas que prezam a verdade. Não suporto pessoas que misturam gentileza e falsidade, e que contam mentiras como se fossem verdades. A felicidade tem um recheio de honestidade e transparência. Ser feliz é caro e dá trabalho.
Autor M. P. S.

2 comentários: