quarta-feira, 21 de agosto de 2019

O que é “Minimalismo”?




O minimalismo é uma nova versão de criatividade para alguns viverem mais felizes, livrando-se do consumismo e das altas despesas. Vocês já reparam como algumas palavras surgem na Mídia e, de repente, viram moda? De repente, algo que nunca tínhamos ouvido falar, começa a aparecer em todos os lugares. Eu não estou aqui para criticar esses modernismos, mas confesso que, às vezes, surpreendo-me com a forma com que esses assuntos são maciçamente explorados, principalmente na internet. Um desses assuntos é o “Minimalismo”.

Essa é a nova palavra da moda, principalmente entre pessoas que já se cansaram do consumismo desenfreado e agora estão prestando um pouco mais de atenção em coisas que o dinheiro não pode comprar. Uma delas é a satisfação com a vida e a felicidade. No entanto, ser minimalista não significa viver em um apartamento pequeno, com poucos móveis modernos e não ter televisão. Também não significa se livrar de todas as roupas e sapatos. Minimalismo é muito mais do que um estilo de vida ou uma preferência estética: é uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos, a favor de se concentrarem no que é importante para encontrar a felicidade, realização pessoal e, principalmente, liberdade.

Quando identificamos o que não é necessário, começamos a tomar decisões mais conscientes e isso acaba nos libertando de medos, preocupações, angústias, culpa e das armadilhas do consumo que acabamos construindo em nossas vidas. Eles nos nos fazem sentir que estamos presos aos nossos empregos ou a determinadados círculos sociais.

Para ser minimalista, não existe regra: não há ninguém que fará você se livrar de tudo o que é desnecessário da sua vida. Até porque, cabe a cada um saber o que é importante para si mesmo. Esta mudança está diretamente ligada ao que cada um entende por felicidade. Por isso, não está errado querer ter carro confortável, roupas bacanas ou uma bela casa, se essas coisas são importantes para você.

Por outro lado os minimalistas não compram mais que 5 pares de sapatos e 5 calças e camisas. Isso é para aproveitar todas, gastar menos, e não se endividar com coisas que se compra e não se usa. Eu me pergunto: quando eu vou me adequar a esse estilo de vida? Tenho mais de 20 camisas. Tenho vários tênis e sapatos. Confesso, que estou pensando e tentando viver nesse novo estilo de vida. Pergunto-me: Se está dando certo para muitos, por que não vai dar para mim? Vou gastar menos, ser mais livre, e ter uma boa poupança para investir no lazer para viver melhor.

Termino dizendo que: eu alugo apartamento há 25 anos, e lá já moraram inquilinos com carros novos importados que, caso vendesse, dava para comprar o apartamento à vista e ainda sobrava muito dinheiro para comprar outro carro. Eu pergunto: De que vale ter muito se não se usa, nem se desfruta do que se tem? Só para gastar dinheiro e dizer que tem muitas coisas? Para chamar atenção dos outros? Vamos amadurecer e viver nossa vida sem desperdicio e sem endividamento, para usar o que compramos e o que temos. Isso é o minimalismo. De que vale morar numa mansão e ocupar um só quarto? É preferível viver sem luxos e sem dividas, para se ter uma vida financeira mais equilibrada e sadia.

Autor M. P. S.

3 comentários:

  1. Ola bom dia lie sua matéria e gostei muinto como escritorja como serumano vc e hum fracasso pos nus conhecemos achei que seriamos boes amigos ate porqe fasemos parte da mesma denominação mas vc realmente mostrou o qe e hum verdadeiro fracasso como serumano qe Deus tenha misericórdia de vc e qe vc posa ser hum serumano bem melhor fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDA LEITORA, FIQUEI DECEPCIONADO COM VOCÊ. VOCÊ PASSOU UMA SEMANA NA MINHA CASA, EU TE PEGUEI NA RODOVIÁRIA,PASSEI UM DIA COM VOCÊ PARA TIRÁ DOCUMENTOS PARA VOCÊ PODER VOLTAR, JÁ QUE VOCÊ FOI ROUBADA NA VIAGEM E CHEGOU SEM NENHUM DOCUMENTO.
      TE LEVEI DE VOLTA E COMPREI A PASSAGEM NU ÔNIBUS LEITO PARA VOCÊ VOLTAR.
      AINDA FIQUEI ATÉ O EMBARQUE ESPERANDO SUA SAÍDA. EM TROCA VOCÊ VEM PARA O MEU ( BLOG CULTURAL) MENTIR E FALAR COISAS QUE NÃO ACONTECEU.
      AINDA, ESCREVEU TUDO ERRADO." O NOME É ESCRITOR, E NÃO ESCRITORJA, O SER ( HUMANO É ASSIM, E NÃO SERUMANO) MAS QUEM PLANTA COLHE.
      OBRIGADO E VOLTE SEMPRE
      UM ABRAÇO DO AUTOR.

      Excluir
  2. Muito bom! Grande aprendizado.

    Att. Edilma

    ResponderExcluir