segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Nilsinho: adulto responsável ou herói?



Salvador, 28 de julho de 2019

Era domingo (28) pela tarde e eu estava assistindo a um programa de TV. O apresentador estava contando a história de um garoto que, com apenas 6 anos de idade, teve a coragem e a audácia de tentar fazer um bolo, para ajudar sua família, que estava passando fome. 

Ele conta que sua família morava no interior de Goiás e as coisas não estavam bem por lá. Então eles resolveram se mudar para outra cidade em busca de viver melhor. Mas as coisas não ocorreram como eles tinham pensado: ao chegar na cidade, seu pai e sua mãe ficaram desempregados e sem dinheiro. Sem recursos, passaram fome e uma série de outros sofrimentos. Seus pais tentaram de tudo para conseguir emprego. Sua mãe tentou fazer doces para sobreviver e amenizar a fome que era desgastante e os deixavam tristes, sem esperança de um futuro melhor.

“Nilsinho” relata que um dia, chegando da escola, não tinha nada para comer. Sua mãe estava fazendo um bolo e ele pediu para fazer e vender bolo, para assim ajudar a família. Sua mãe lhe respondeu que ele nunca havia feito bolo antes. Ele insistiu na tarefa, mesmo tendo apenas 6 anos de idade. Tomou a massa de sua mãe e fez vários bolos. No dia seguinte, saiu às ruas, para vendê-los. Sua coragem, sua inteligência e autoestima fizeram com que acreditasse que podia conseguir e ajudar sua família a sobreviver.

Ele passou a estudar pela tarde e a fazer os bolos pela noite, para vendê-los pela manhã, assim não precisaria deixar de estudar. Não foi fácil, conta ele: muitas pessoas sombravam dele, dizendo-lhe que seus bolos não prestavam e que ele estava perdendo tempo com sua persistência. Ele, muitas vezes, voltava para casa com muita tristeza, querendo desistir do seu sonho de ser um confeiteiro. Até que um dia ele foi à Prefeitura e vendeu um bolo para o Prefeito. Ele gostou tanto que comprou 5 de uma vez. 

Desde então ele começou a pesquisar e a aprender a fazer bolos e doces cada vez melhores. Ele começou a sonhar alto: ter uma confeitaria só dele, para fazer todos os tipos de bolos e doces. Para que seu sonho se tornasse realidade, o programa de TV buscou  conhecer o garoto de perto. Vendo que tudo era verdade, fez uma pegadinha com ele, convidando alguns famosos da TV para ajudá-lo a ganhar prêmios, para mudar a sua vida e da sua família. Ele orientou aos famosos a fazer alguns bolos e no final, ganhou todos os prêmios em dinheiro, totalizando mais de 60 mil reais e uma confeitaria completa, para ele realizar seu sonho e ajudar a sua família.

Esse episódio é uma lição de vida, não somente para não os jovens, mas também para os adultos que não acreditam neles próprios e no sucesso que podem alcançar. Só nos resta parabenizar ao Nilsinho e desejá-lo que seja muito feliz! Nilsinho, você merece!

Autor M. P. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário