sábado, 31 de agosto de 2019

Eu tenho medo da noite fora de casa




Apesar de Deus ter criado o mundo pela tarde, mesmo sendo noite, tenho medo da noite fora de casa. No livro de I Tessalonicenses (5: 7), está escrito: “Ora, os que dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.” A noite representa as trevas, tudo o que é ruim. Pegue seu carro, feche bem as janelas e trafegue pelo centro das grandes cidades, por volta de uma hora da manhã. Você verá que a grande maioria das pessoas dormem, mas outras se movimentam em determinados pontos. Você facilmente identificará prostitutas, homossexuais, bêbados, e homens à procura de prazer. Os acidentes acontecem mais pela noite, assim como assaltos, brigas, uso de drogas nas ruas e tudo de ruim aparece pela noite. Os”filhos da noite” são homens que dormem ou perambulam à procura de um prazer desenfreado que não satisfaz.

Na Bíblia encontramos muitas vezes dois grupos bem definidos: “os filhos de Deus” e “os filhos dos homens”, a igreja do “Cordeiro” e a igreja do “dragão”, os que se juntam na “montanha” e os que reúnem “no vale”. Embora sob diferentes ângulos, todas estas figuras referem-se, basicamente, a dois determinados grupos: os que estarão salvos ou perdidos. Nas cenas do julgamento final, eles são as “ovelhas” e os “cabritos”, o “trigo” e “o joio”. O que o verso de hoje destaca é que nem todos os “filhos da noite” fazem coisas erradas. Muitos deles, simplesmente, dormem. Pode existir algo mais inofensivo do que dormir? Essa gente se perderá, não porque fez algo errado moralmente, mas simplesmente porque “dormiu”. Temos de “vigiar e orar”, e orar sem cessar. O inimigo de Jesus tenta por todos os meios levar-nos a praticar atos moralmente errados. Mas se não puder e apenas conseguir levar-nos a dormir; conformar-nos com a situação, se ele conseguir apenas fazer-nos cair na mediocridade espiritual, na mornidão, na monotonia de entrar e sair cada sábado da igreja e dos cultos, e contentar-nos com isso, então ele fica contente, porque já conseguiu colocar-nos entre os “ filhos da noite” que cochilam. Por isso o conselho de Paulo é: ”despertar, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”. Ef (5:14)

Você acordou hoje e está pronto para as atividades do dia. Seria trágico se, ao ir para o trabalho, você dormisse no volante, não seria? Então peça a Deus que o mantenha também acordado na vida espiritual. Concluo este texto com um fato muito triste: numa noite chuvosa, o Pastor Marcos Lamarques conta que na noite do seu casamento, em São Paulo, seus pais e família vieram de Porto Alegre para sua cerimonia. Após o término da cerimônia, eles se desperdiram e o pastor seguiu para a “Lua de Mel”. Por volta das 3 horas da manhã, ele foi surpreendido com um telefonema trágico: lhe avisaram que seu pai, sua mãe, sua irmã e outras pessoas tinham sofrido um acidente de carro e só sobreviveu uma menima. A noite pertence as trevas. Devemos andar pelo dia, que representa o Senhor Jesus Cristo. Que Deus nos abençoe para que possamos evitar sair a noite.
Autor M. P. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário