segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A força vem de Deus




Como sabes ajudar ao que não tem força e prestar socorro ao braço que não tem vigor. Jo (26:2)

Numa terça-feira, do mês de março de 1991, o carro do senhor Isaías Apolinário, diácono da Igreja Adventista de Riacho Grande, em São Paulo, foi fechado violentamente por um Chevett, do qual desceram três homens armados. Esse foi o inicio de um pesadelo que comoveu a Igreja Adventista e a opinião pública brasileira.

Isaías Apolinário havia sido sequestrado e os delinquentes pediriam mais tarde, dois milhões e meio de dólares pelo seu resgate. Os sequestradores levaram o cativo para um buraco, no bairro de Diadema, e o encerraram num cubículo de um metro e meio por dois. Uma espuma de sete centímetros de espessura, jogada num canto do chão úmido era tudo o que o ancião de 73 anos tinha para repousar seu cansado corpo, durante os treze longos dias em que permaneceria em poder dos sequestradores.

Esses treze dias ficaram na memória da família Apolinário, não apenas como dias de tensão, medo e expectativa, mas como dias da escola dura do sofrimento em que aprenderam, o que significa depender do poder protetor de Deus.

Passado o momento inicial da surpresa e consciente de sua situação de prisioneiro, Isaías entregou sua vida a Deus e disse: “Senhor, tens cuidado da minha vida ao longo de todos estes anos. Não te peço agora tanto por mim, peço-Te por minha família. Afinal de contas, eu sei como estou. Estou vivo pela Tua misericórdia, mas a minha família sofre sem saber nada de mim. Conforta-os e dá-lhes a certeza do Teu amor e misericórdia.”

Os dias passavam e pareciam cada vez mais intermináveis. A umidade do cubículo em que se encontrava começou a afetar-lhe os brônquios. Pegou um jornal velho e colocou-o nas costa e no peito para poder dormir. Estava cansado; já não era mais um jovem para resistir a uma experiência como essa, mas o texto de hoje, diz: “Como sabes ajudar ao que não tem mais força e prestar socorro ao braço que não tem vigor.” E esse Deus maravilhoso nunca deixou de estar presente na vida daquele ancião e da família, que às vezes, quando se sentia desanimada, experimentava a ajuda e o conforto que só Jesus pode dar.

Finalmente, treze dias após o sequestro, foi deixado livre na Via Anchieta com o dinheiro contado para pagar um ônibus e chegar em casa. O pesadelo acabara, mas a confiança naquele que nunca falha estava mais robusta ainda. Dona Leonor, a esposa, declarou que embora não desejasse aquela experiência para nenhum filho de Deus, ela e toda a família, louvavam o nome do Criador. Em meio a todo o sofrimento, ela e sua família aprenderam duas coisas: a solidariedade do povo de Deus para confortar, libertar e fazer com que todas as coisas contribuíam para o bem na vida dos que amam ao Senhor.

Termino dizendo que a oração intercessória tem muito poder. Nos Estados Unidos, em um Hospital foi feita uma pesquisa com pegou um grupo de 100 pessoas, divididas em dois grupos de 50 pacientes. Metade recebeu orações do mundo inteiro e a outra nenhuma. Em seis meses, dos que receberam as orações, muitos tiveram alta e o restante apresentou melhora. Já os que não receberam as orações intercessórias, muitos morreram e outros tiveram seus quadros de saúde agravados. Fica aqui um relato de que devemos crer em Deus e orar para quem precisa e pedir Oração em tudo que fizemos. Deus é forte, Deus é Bom.

Autor M. P. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário