sexta-feira, 22 de novembro de 2019

A primeira Igreja Adventista da América do Sul




Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os feixes. (Sm, 126: 6)

No dia 18 de julho de 1894, partiu de Nova Iorque rumo à América do Sul, o Pastor Francisco Westphal (Frank H. Westphal), com a sua esposa e os filhos, Carlos e Helena. Chegou a La Plata, Argentina, no dia 18 de agosto, depois de uma longa viagem. O valente missionário deixou sua família em Buenos Aires e começou sua primeira viagem missionária por Entre Rios, onde havia alguns observadores do sábado. Um deles era Jorge Riffel, que devia esperá-lo em Diamante, mas por algum erro de comunicação as coisas não deram certo.

Na noite de 26 de agosto, o Pastor Westphal hospedou-se num hotel e no dia seguinte encontrou na rua um russo alemão que o levou a Puiggari. Fazia muito frio e o pastor estava com gripe. Tudo o que conseguiu como hospedagem foi a cozinha de uma casa que servia ao mesmo tempo como galinheiro e refúgio noturno dos patos. Como cobertor deram-lhe um sobre tudo de pele de ovelha cheio de pulgas e com um colchão no piso frio.

No dia seguinte agradeceu a hospedagem e contratou um carro que o levou aonde viviam os Riffel, em Crespo. Os irmãos o receberam com alegria e logo muita gente veio desejosa de ouvir a Palavra de Deus. O Pastor Westphal estava gripado, mas naquela noite pregou quatro sermões, até a uma da manhã, porque as pessoas não queriam ir embora.

As reuniões prosseguiram durante várias semanas e muitos se converteram. Apesar de estar enfermo, o Pastor Westphal pregava três ou quatro sermões por dia e, no tempo restante, visitava as famílias e estudava a Bíblia com elas.

Depois de algumas semanas, no dia 9 de setembro de 1894, organizou-se a primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia da América do Sul, com 36 membros na cidade de Crespo, Argentina. Esse foi o começo da Obra Adventista neste continente e hoje completa mais de 100 anos de inaugurada.

Sem dúvida, um motivo de gratidão e louvor à Deus, pela providência divina e sacrifício dos pioneiros que trouxeram a mensagem à América do Sul. Espero com essa pesquisa informar aos irmãos Adventistas sobre como a Igreja foi implantada na América do Sul.

Autor M. P. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário