sábado, 30 de dezembro de 2023

Elias: o profeta amigo de Deus

 

    Um profeta chamado Elias, da região de Gileade, disse ao rei Acabe: "Em nome do Senhor, o Deus vive de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair orvalho nem chuva durante os próximos três anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo." E assim aconteceu.
    Então o Senhor Deus pediu a Elias que saísse dali e fosse para o leste e se escondesse perto do riacho de Quiete, a leste do rio Jordão. Elias obedeceu à ordem do Senhor e ficou morando perto do riacho de Quiete. Ele bebia água do riacho, e os corvos vinham trazer pão e carne para ele todas as manhãs e todas as tardes.
    Mas algum tempo depois o riacho secou por falta de chuva. Então o Senhor Deus disse a Elias que se aprontasse e fosse até a cidade de Sarjeta, perto de Sidon, e fique lá. Então Elias foi para Sarjeta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Então Elias lhe pediu um pouco de água e pão. Entretanto, ela respondeu que só tinha um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro.
    O profeta amigo de Deus lhe respondeu que não se preocupasse, pois o Senhor não deixaria faltar farinha em sua tigela, nem azeite em seu jarro. Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias e anos. Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro.
    Algum tempo depois, o filho da viúva ficou doente. Ele foi ficando cada vez pior e acabou morrendo. Então a viúva perguntou a Elias o que o Senhor tinha contra ela. Então Elias pegou o menino dos braços da mãe e o levou do andar de cima para o quarto onde estava morando, e o colocou na sua cama. Então orou em voz alta:
"Oh Senhor, meu Deus, por que fizeste essa coisa tão terrível para essa viúva? Ela me hospedou, e agora tu mataste o filho dela!"
    Então Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo: "Oh Senhor, meu Deus, faz com que essa criança viva de novo! E o Senhor Deus respondeu à oração de Elias."      
    Logo enseguida o menino começou a respirar outra vez e tornou a viver. Elias pegou o menino, e o levou para baixo, para a sua mãe, e disse: "Veja! O seu filho está vivo!" Então ela disse a Elias que estava convencida de que o ele era um homem de Deus e que Deus realmente fala por meio dele (REIS, 17: 1-24).


                                                                  M. P. S.

3 comentários:

  1. Queridos leitores, Ler essa matéria e pensa bem quando você precisar de Deus.ele É seu Deus e seu Amigo.
    Não dúvida da sua Amizade.
    Ele só quer que você seja sincero i amigo dele.
    Se for: você vai ser como O Profeta Elias Foi.
    Crê i confia no Deus de Israel.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria para estes dias. O ano está acabando e com ele muitas pessoas estão aflitas com perdas, desemprego, enfermidades, porém eu CREIO QUE O MESMO DEUS DE ELIAS É O NOSSO DEUS. Nele podemos pedir e confiar. Ele é o mesmo de ontem, hoje e será eternamente

    ResponderExcluir
  3. Querida Edna, Eu sou admirador desse Deus de Moisés i Elias.Ha se eu tivesse consciência i confiança que esses dois profetas tiveram e Acreditaram no SENHOR DEUS de Israel.
    Deus abençoe i sabe quem ele pode confiar.
    Um Abraço pra você Querida.

    ResponderExcluir