terça-feira, 20 de dezembro de 2011

As peneiras da sabedoria




Mais  uma jornada na construção do templo terminará. Cansado  por mais um dia de exaustivo trabalho, Mestre Hiram recostou-se  sob o frescor do ébano  para  o tão  merecido descanso. Eis  que, subindo em sua direção, aproxima-se seu Mestre Construtor predileto, que lhe diz:
- Mestre Hiram, vou lhe contar o que disseram do segundo Mestre Construtor...
Hiram, com sua infinita sabedoria, respondeu:
- Calma, meu Mestre predileto; antes de me contares  algo que possa ter relevância, já  fizeste  passar a informação pelas três  peneiras da sabedoria?
- Peneiras  da sabedoria?? Não  me foram mostradas! – respondeu o predileto.
- Sim... Meu  Mestre! Só  não te ensinei, porque não era  chegado o momento; porem, , escuta-me  com atenção:
Tudo  quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras da sabedoria.  E na primeira, que é a da verdade, eu te pergunto: Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?
Meio sem jeito, o Mestre respondeu:
- Bom, não  tenho certeza realmente, só sei que me contaram...
Hiram continua:
- Então, se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira  peneira e repousa  na segunda, que é a peneira da bondade. E eu te pergunto: É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?
-De maneira alguma, Mestre Hiram... Claro  que não! –Então a tua  estória acaba de passar pelos furos da  segunda peneira e  caiu  nas  cruzetas da terceira e última; e te faço a derradeira  pergunta: Achas que tem mesmo necessidade de  passar  adiante essa estória sobre  teu irmão e companheiro?
-Realmente, Mestre Hiram, pensando  com a luz da  razão, não  há necessidade ...
- Então  ela  acaba de  vazar os furos da terceira  peneira, perdendo-se na imensa terra. Não  sobrou nada  para contar.
-Entendi, poderoso Mestre Hiram. De  agora em diante, somente boas palavras terão caminho  em minha boca.
- És agora um Mestre completo. Volta a teu povo e  constrói  teus templos, pois terminaste teu  aprendizado.
Porem, lembra-te  sempre: As  abelhas, construtoras do Grande Arquiteto do Universo, nas imundícies  dos charcos, buscam apenas flores para suas  laboriosas obras, enquanto as  nojentas moscas, buscam em  corpos sadios  as chagas e feridas para se manterem vivas.
Amigos vocês  viram  que  não devemos  falar coisas  de que ouvimos sem ter certeza.
Primeiro, temos que buscar na fonte da verdade  para saber se é realmente  é  correta  para depois  divulgar  sem ferir  ninguém.


   (Autor  desconhecido e adaptado por M.P.S. )   

Nenhum comentário:

Postar um comentário