sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Confissão e fé




Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. (Hb, 10:23)

Nos primeiros versículos do capítulo 10 de Hebreus, o apóstolos apresentam o caráter sacerdotal de Cristo. Ele apresenta a igreja como a casa de Deus sobre a qual Jesus é o grande Sacerdote. Depois, exorta os crentes a experimentar por eles próprios as delícias da salvação. Para concluir, o apóstolo apresenta o desafio de nosso texto: “ Guardemos firmes a confissão e a fé da esperança, sem vacilar”. Analisemos em que consiste “a confissão da esperança”. Primeiro, possuir o conhecimento salvador de Cristo. Não é apenas um conhecimento teórico, mas pessoal, resultante de uma vida de comunhão diaria e permanente com Ele. “Ele é, em nós, a esperança da glória.” Segundo, a confissão da esperança envolve confiança em Cristo. Novamente, voltamos ao ponto de partida. Como confiar em quem não conhecemos e como conhecer se não convivemos com a pessoa? Terceiro, a confissão da esperança envolve testemunho. As pessoas têm de saber por nossas palavras e por nossa vida que Cristo habita em nós. Parte da confissão é a missão. É esta que dá sentido a vida devocional. O cristão que não testifica, em pouco tempo não sente mais necessidade de retonar a Jesus. Finalmente, a confissão da esperança envolve obediência natural a Seus mandamentos.

As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz e Me seguem”. “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos.” Não é uma condição para ser amado. É o resultado de amá-lo. Jesus promete gravar Seus mandamentos em nossos corações. Não é uma obediência por medo e por amor. O apóstolo nos aconselha, no texto desta noite, a “guardar firme a confissão de nossa esperança.” Por que? Porque existe um inimigo disfarçado de muitas formas tentando jogar tudo no lixo. Ele, em pessoa, se opôs contra nós, e a natureza pecaminhosa que ainda carregamos se opõs contra nós. Como, pois, venceremos?. Confiando que Aquele que prometeu e é fiel; não deixando de congregar-nos na igreja e permitindo que o Espirito Santo habite em nós e nos leve, diariamente, às grandes obras de vitória.

Está pronto para sair à luta pela vida, hoje? Leve consigo um cântico no coração, coloque uma música inspiradora em seu carro, mantenha-se ligado permanentemente a Jesus e volte vitorioso à seus afazeres feliz com confiança e fé no nosso Deus. Termino dizendo: Vou lutar, mesmo cansado. Vou sorrir, mesmo triste. Vou ter fé, mesmo abatido. Vou confiar, mesmo com medo. Porque eu sou assim mesmo, sou forte. Vou sempre persistir por minha felicidade, minha vitória e minha conquista, pois eu creio que no tempo certo, meu Deus me honrará mim dando mais do que quero e preciso. Esse é o meu Deus.

Autor M. P. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário