quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Em nome dos Estados Unidos





O texto  trata  de uma entrevista  aos  jornalistas Gerard  Colby   e Charlotte Oennett. Nela, os  jornalistas  americanos, autores  da obra “Seja feita a vossa vontade”, compartilham   suas experiências a  respeito da  investigação  que realizam em Porto Velho, examinando  a postura dos Missionários Americanos  frente aos genocídios sobre os índios, além do envolvimento da Agência  Central de  Inteligência  (CIA) na política brasileira na  era Vargas, e Goulart. Estes também examinaram  os “verdadeiros propósitos”  do empresário Nelson Rockfeller, em seus negócios  na América Latina.
Em entrevista, Gerard Colby confessa  que foi motivado a escrever sobre Rockefeller por meio de “acusações  de atrocidades  contra índios durante o processo de evangelização”. Após  ter ciência  que  tal grupo fora  contratado  por um  magnata como Rockefeller, resolveu iniciar seu estudo. Logo foi constatado  que o propósito  final de tal sociedade  seria o domínio  sobre a América Latina: os missionários através  do protestantismo e o empresário americano por  meio do desenvolvimento local. Com uma ação semelhante à conquista do oeste americano, os  empresários liderados  por Rockefeller, estariam  interessados na extração  de minérios.  Os missionários contribuiriam por intermedeio  de informações  sobre os indígenas, além de pacificá-los  com a difusão  da religião. É importante ressaltar que Rockefeller liderava seu  grupo de empresários, e  William  Camfron Townsend, os missionários. Para Dennett, estes perderam seus  princípios religiosos quando  se engataram na expansão americana no exterior, adotando atitudes  pragmáticas frente aos indígenas. Rockefeller mantinha estreita relação com a CIA,  já que conhecia alguns de  seus  segredos, como  experimentos ilegais, participações em golpes, assassinatos, etc.
Ele tinha interesse na queda  de Vargas e Jango, já que estes defendiam a soberania do Brasil, formando barreiras que dificultavam as ações de oportunistas como Rockefeller.
Ainda segundo Dennett, Rockefeller planejava levar os  agricultores brasileiros ao Amazonas. Seu  plano traria inúmeros benefícios aos  Estados Unidos da América.
Rockefeller  morreu em 1979 e acredita-se que O NAFTA  (tratado  americano de livre comércio), cuja  criação foi liderada  por David Rockefeller, tenha sido seu  legado, já que essa visão   econômica  se originou com o mesmo.

                                                           Critica.

O texto  acima trás, dentre outras discussões, a questão do papel do missionário na obra de Deus.
Esse papel, que deveria ser centrado na difusão  de valores, do evangelho, as vezes é corrompido por interesses pessoais. O missionário não pode deixar  que tais interesses interfiram na obra do Senhor, além disso, é  importante  dialogar com a cultura do outro, a quem se ensina, não destruí-la, obrigando o outro a abandoná-la  em prol da  palavra.


                                                             M.P.S.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário