sexta-feira, 20 de abril de 2012

Origem do nome "favela".


                        

Origem da favela, você  já parou para pensar como chamamos os bairros  pobres e sem infra-estrutura de “favela”? Eu sempre achei que fosse um nome africano ou qualquer  coisa assim, mas a história é bem  mais interessante que isso.
A origem do nome “favela” remete  a um fato marcante  ocorrido no Brasil  na passagem  do século X1X para o século XX: a guerra de  canudos.
Na caatinga nordestina, é muito comum uma  planta espinhenta  e extremamente  resistente  chamada “Favela”.

Esta planta produz óleo  comestível e combustível. Entre  1896 e 1897, liderados por  Antonio  conselheiro,  milhares de  sertanejos  cansados  da humilhação  e dificuldades  de sobrevivência  num nordeste tomado de latifúndios  improdutivos  e secas, criam a cidadela de canudos, no interior da Bahia, revoltando-se  contra  a situação  calamitosa em  que viviam.

Em canudos, muitos sertanejos se instalaram nos  arredores  do “morro da favela” batizado em homenagem a essa planta.
A cidade original foi alagada  para construção de um açude com medo de que  a revolta minasse as bases da República recém instaurada, foi realizado  um verdadeiro massacre em  canudos, com milhares de mortes torturas e  estupros  em  massa, feito com maciço  apoio popular.
Quando os soldados  republicanos voltaram ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seus Soldos (salário ou moedas  da república), e por falta de condições  de  vida mais digna, instalaram-se em  casas de madeira sem nenhuma  infra-estrutura  em morros da  cidade (o primeiro  local foi o atual ”Morro da providência”) ao qual passaram  as péssimas  condições  que encontraram em  canudos.

Este tipo de sub-morada já era utilizada há alguns anos pelos escravos libertos, que  sem condições  financeiras  de  viver nas cidades, passaram também  a habitar as encostas.
O termo pegou  e todos estes agrupamentos  passaram  a chamar de “Favelas”.
Mas existem vários “mitos” sobre as favelas que precisam  ser avaliados...

(1)   Acostumamos a achar  que as maiores favelas do mundo encontram-se no Brasil, mas  é um engano. Nenhuma comunidade  Brasileira  aparece  entre as 30 maiores do mundo. México, Colômbia, Peru, e Venezuela lidera o Ranking, em  mais um triste Record para A America latina.

(2)   Outro  engano  comum é  achar que  as favelas são um  fenômeno “terceiro mundista” restritrados em países  sub-desenvolvidos  ou emergentes. Apesar  de em quantidade bem menor, países desenvolvidos como  Espanha também tem suas favelas, chamadas por lá de “chabolas”.

(3)   E um terceiro  mito é o de que as favelas apenas  aumentam, não importa o que o governo faça...  a especulação imobiliária  e planos governamentais já  acabaram  com algumas favelas, mesmo no Rio de Janeiro.  O caso mais famoso é da Favela da Catacumba, ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas  que  foi extinta em  1970. a Favela do Pinto também é um outro  exemplo...  Favela da Catacumba na década de 60, hoje, no local se encontram parques e prédios de luxo. Dizia-se que no local existia um cemitério indígena.

Origem   dos  nomes de algumas favelas do Rio de Janeiro.

(1)   Rocinha: Nos anos 30, após a crise da bolsa de 1929 que levou  vários produtores de café á  fabricar  á bancarrota, o terreno da fazenda quebra-cangalha foi invadido e  dividido  em pequenas chácaras , que vendia sua  produção na praça santo Dumont,  responsável  pelo abastecimento de toda a zona sul da cidade.        Quando  os clientes perguntavam de onde vinham os legumes, eles “diziam: é de uma tal rocinha lá no alto da gávea”

(2)   Morro da mangueira:  A mangueira nos anos 40, foi colocada uma placa na entrada da trilha de subida do morro, que na época ainda era coberto  pela mata, que dizia:  em breve neste local, haverá uma fabrica de chapéus mangueiras.  A fabrica  nunca foi  construída, mas  a placa permaneceu , batizando uma das mais emblemáticas comunidades cariocas.

Meus queridos leitores, nem eu sabia que o nome favela  originou-se  de uma planta do sertão  da Bahia. Mas as pesquisas  são  para isso: nos esclarecer fatos e informar. 

M. P. S 

Um comentário:

  1. EDUARDO MARCEDO = SÃO PAULO21 de abril de 2012 às 21:59

    GOSTEI DESTA PESQUISA. É MUITO INTERESANTE SABER
    QUE A FAVELA ORIGINOU DE UMA PLANTA NORDESTINA E NA BAHIA.


    EDUARDO MARCEDO
    SÃO PAULO

    ResponderExcluir