quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O homem do tomate



                                                         


Um  simples  homem  foi concorrer a uma vaga de trabalho para ser faxineiro,  numa empresa média, só que quando ele se inscreveu, o dono da empresa lhe disse:
-Deixa seu  email por favor.
Ele respondeu:
-Eu não tenho email,  nem  computador.
O  empresário retrucou  dizendo:
-Aqui o resultado  da entrevista  é dado  por email, pois  tenho outros candidatos  para essa vaga.
O simples homem saiu de cabeça baixa sem saber o que fazer, pois ele precisava do emprego. Saiu pensativo e decepcionado com seu  futuro  patrão.
Saiu andando pra cima e para baixo, fazendo hora para chegar em casa, para não dar  a péssima  notícia a sua família. De repente,  se deparou com um vendedor de tomate  que estava com  cinco pacotinhos de tomate dentro de uma pequena cesta, gritando: “olha o tomate! Um real o pacote!”.
Ele, que só tinha cinco reais, seguiu seu instinto e comprou os cinco pacotinhos. Enseguida, saiu vendendo-os pelo dobro do preço: “olha o tomate! Dois reais o pacote de tomates!. E foi vendendo de um a um até terminar os cinco pacotes.

Achou ele que eram um bom negócio e voltou ao mercado e comprou mais dez pacotes de tomates, vendendo-os novamente até terminar seu estoque.
Suas vendas foram tão boas que logo ele montou uma barraca só de tomates e depois mais barracas até  virar uma distribuidora de tomates.
Seus negócios caminhavam tão bem que depois comprou uma pequena fazenda e foi plantar seus próprios tomates para ter  melhor preço  no mercado.

Nessa altura ele já era um pequeno  empresário e teve que contratar  outras pessoas para fazer parte do quadro de funcionários. Logo seu nome foi ficando conhecido na sua região como o "homem do tomate", e ele crescia dia  após  dia com seu negócio,  até chegar ao conhecimento de um grande jornalista, que lhe pediu uma entrevista  para saber o segredo de  como vencer na vida sem ter estudado muito estudo.

Terminando a entrevista, o jornalista ficou muito supresso, e lhe pediu  um cartão. Após recebê-lo,  reparou que nele não havia o e-mail, e perguntou o porquê. O “homem do tomate” respondeu:
-Email? Eu não tenho e nem o quero. Se eu tivesse um e-mail, estaria até hoje sendo faxineiro da empresa tal... É por isso que estou rico hoje, porque não tive um e-mail para deixar na empresa que fiz a entrevista para trabalhar de faxineiro.

Queridos leitores e amigos, há muitas vezes emque  nós temos de ser nós mesmos sem precisar de tecnologia para vencer na vida. Esta matéria é uma metáfora, mas poderia ser real. Já aconteceu com muitas pessoas que eu conheci que mal sabiam ler e escrever e venceram na vida  trabalhando para sí mesmos. Às  vezes, temos que ter forças e coragem  para ir a luta mesmo sabendo que não é fácil vencer. Se você pensa assim, vai em frente, não esmoreça e segue seu destino para realizar seu(s) sonho(s).
Vale a pena tentar.

M.P.S

Um comentário: