quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Andando no sertão




Eu venho de lá, onde miséria é maior que a tristeza e o sofrimento corroí como um mal devastador, sem cura e sem jeito. Os sobreviventes que moram no sertão sofrem sem água, sem comida, sem emprego e terminam por perder o pouco que lhes restam: suas criações. Eu venho de lá.

De onde o clima é ensolarado o ano todo e um dia de chuva é um dia de bênção. Eu venho de um lugar que tem cheiro de barro e os passarinhos, em todas as estações, não encontram água para beber. Eu venho de um lugar onde a dor e o sofrimento se unem para medir forças e sobreviver. Lá eles dividem o pão e multiplicam o amor. Lá, quem parte fica para sempre, porque só deixou boas lembranças e os mais velhos são de confiança e têm sabedoria adquirida com tempo.

Eu venho de um lugar que tem luz, mesmo em noite escura. Sobrevivo de encantamento, me alimento de esperança para fazer o bem e sobreviver. Lá não tem boniteza, nem riqueza, nem bem-querer. Só sobrevive quem tem clareza e não sabe o que é riqueza. Não esqueço de onde venho e vou sempre querer voltar.   Meu lugar se sustenta  do bem que encontro pelo caminho, junto a maços de alfazema e alecrim. Sou como passarinho carregando a bagagem de bondade, catando gravetos de cheiro, para esquentar e sustentar o meu ninho. Talvez a vida tenha feito você acreditar que esse lugar não exista.

Digo que sim, é fácil encontrá-lo. Silencie, respire, desarme-se e perceba que está pertinho daqui. Esse lugar que pulsa amor é dentro da gente,  é essência, está em cada  um de nós. Basta você ir visitar o sertão nordestino e conhecer as terras áridas para sentir as lágrimas correrem pelo seu rosto de dor, dos moradores que nascem na miséria e morrem amargurados  de tanto sofrer, vendo suas criações morrendo de sede e fome. Eu andei por lá. Concluo  dizendo que a vida não é viver como queremos e sim administrar os nossos sonhos e projetos para tudo da certo. Desapega no que não está dando certo. Se assim o fizer, sairá da miséria.
Autor (M. P. S.)         
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário