domingo, 20 de agosto de 2017

Palavra suave



A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Pv, 15:1).

Dar uma resposta ferina ou falar uma palavra dura não é senão a demonstração de que algo está errado por dentro. Não controlar as palavras é a evidência de que a pessoa já está em estado de perdição. O conselheiro bíblico de hoje vai além das consequências sociais de nossas palavras. É preciso corrigir o que realmente está errado. De que adianta ficar em silêncio diante de uma palavra irada, se este não para de fechar os lábios e de olhar com dureza? Até o silêncio precisa ser carinhoso.

Se alguém começasse a seguir o conselho de Salomão ao pé da letra, concluiria que as pessoas nunca teriam dificuldades umas com as outras pessoas, mas não bem é assim. A resposta branda não precisa ser branda simplesmente na forma, precisa nascer branda no coração. A palavra suave, não é suave porque o tom da voz o é, mas porque nasce como um manancial de águas frescas no interior da pessoa. No Velho Testamento achamos um incidente que nos mostra como a resposta suave pode evitar consequências funestas.

Davi marchou com mais de quatrocentos guerreiros para destruir o rico e insensível Nabal, porque este teria ofendido os dez mensageiros que ele enviou para cumprimentá-lo. Aquela noite seria uma noite de destruição, mas Abigail, a sábia e formosa esposa de Nabal soube do acontecido e saiu ao encontro de Davi com uma palavra suave, pedindo-lhe desculpas em favor de seu marido. Essa palavra suave, dengosa, carinhosa, tocou no coração de Davi e ele refletiu, percebendo que também estava errado em levar a diante seus sentimentos de vingança. Como resultado, aquele foi um dia de paz para todos. (1 Sm, 25: 14-35.).

Se você espera ser cada dia mais semelhante a Jesus, procure cada dia por Seu caráter manso e humilde de coração. Assim, com alegria você descobrirá que é natural dar uma resposta branda, suave e com humildade, mesmo nos momentos mais difíceis que estiver passando. Não importa o tamanho da tempestade, ela nunca durará para sempre. Que Deus nos ajude.


Autor (M. P. S.)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário