sábado, 26 de agosto de 2017

Nunca agir sem pensar



Não é bom proceder sem refletir e peca quem precipitado. (Pv, 19:2).

O verso de hoje é uma figura da literatura hebraica chamada paralelismo. No paralelismo bíblico, a primeira sentença dá a declaração e a segunda complementa o pensamento da primeira. A Bíblia na linguagem de hoje apresenta o verso da seguinte maneira: “Agir sem pensar não é bom; quem se apressa, erra o caminho.”

Muitos problemas e dificuldades poderiam ser evitados se aprendêssemos a agir depois de pensar, mas geralmente os atos e palavras que nos trazem complicações são fruto de reações quase instintivas e impensadas. O estopim curto tem deixado no caminho muitos corações feridos, sonhos frustados e amizades desfeitas. Como controlar essas reações instintivas, vivendo em comunhão com Cristo? É simples. Conte para Jesus o que está sentindo na hora da tentação e Jesus fará desaparecer o sentimento negativo de maneira natural. Mas há quem o diga: “Pastor, o senhor está sendo muito utópico. Ninguém pensa em Jesus na hora em que as batatas esquentam.” Talvez tenha razão e ai esteja todo o nosso problema. Na hora da dificuldade estamos sem Cristo e sem Cristo, que é a Salvação, já estamos perdidos.

Manter-se ligado a Jesus a cada segundo é a grande luta do cristão. É isso que é a vida cristã: comunhão permanente com Cristo. As outras coisas boas que chegarmos a fazer, serão sempre resultado natural do companheirismo com Cristo. Conheci um rapaz que era um espetáculo, mas quando estava na quadra de esportes, brigava com todo o mundo e fazia um escândalo por qualquer coisa. Anos depois o vi, completamente transformado. Continuava praticando esportes, mas era agora um cavalheiro, gentil e educado. Viver uma vida diária de comunhão com Cristo foi o segredo de sua transformação e vitória. Podia ter abandonado o esporte para não criar dificuldades ou poderia levar Jesus ao campo de esportes. Mas fez o segundo plano e deu resultado. Aceitou a Jesus e mudou totalmente seu modo de ser. Quer dizer que quem está em comunhão permanente com Cristo, nunca tem reações instintivas próprias da natureza humana? Tem sim, mas ninguém será julgado por isso. O caráter de uma pessoa não se julga por um ou outro ato bom ou mau, mas pela tendência da vida. A presença permanente de Cristo fará que esses atos instintivos sejam cada vez menos frequentes, dando lugar ao caráter maravilhoso de Jesus. Só Ele e com Ele é que podemos ser mudados completamente. Sendo assim: eu te convido para aceitar a Jesus e a ter paz permanentemente para viver melhor.


Autor (M. P. S.)        

Nenhum comentário:

Postar um comentário