sexta-feira, 4 de maio de 2018

Tempo e perdão




Eu sou um homem que decidiu viver de escolhas, não de chances. Optei por ser movido e não manipulado. Ser útil e não usado. Me sobressair e não competir. Escolhi o amor próprio e não autopiedade. Escolhi ouvir minha própria voz e não a opinião dos outros, para seguir com segurança e com firmeza no que quero. Que não tentem controlar a minha situação, minha reação pode estar diante de qualquer pessoa, eu sei reagir.

Me orgulho de ser quem eu sou. Por mais que a vida cobre muito e me jogue ciladas, me orgulho de estar superando às dificuldades. Me orgulho demais por estar sendo forte para enfrentar todos os obstáculos e o melhor de tudo é aprender com cada um deles. No fundo, somos todos balões cheios de sentimentos em um mundo repleto de alfinetes com medo de sermos furados e de murcharmos. Por trás de cada homem forte e independente, existe um menino que teve que aprender a se recuperar e nunca depender de ninguém.

Por que diz que me ama e me engana, machucando o meu coração? Sei que não sou culpado e o meu pecado foi te amar sem intenção. Peço que saia e não volta mais, me deixe em paz. Eu te perdoo mas você não tem jeito, não me deixa seguir sem me libertar de você.

Não se preocupe, com o passar do tempo, quando eu esquecer de tudo, podemos voltar a conversar e então será um novo recomeço. Quando eu sentir o meu silêncio dentro do peito, eu terei mais consciência para fazer um balanço de tudo e voltar com firmeza, para saber entender o que aconteceu. Quando eu achar que é a hora, vou me silenciar para ter asas para seguir em frente. Estou pronto para silenciar as dores, as decepções, as mágoas, os ressentimentos e os momentos mal vividos contigo.

O perdão. O pacifista Nélson Mandela disse: “Às vezes preferimos estar certos do que estarmos em paz. Por isso, acabamos por não perdoar algumas pessoas.” Ele ficou preso por mais de vinte anos numa situação muito precária. Quando ele pedia água os carcereiros, eles riam dele, e quando pedia comida, eles batiam e zombavam da sua miséria e de seu estado de pobreza. Ele era tratado como um animal e.em 1990, foi libertado. Em 1994, ele foi eleito Presidente da República da África do Sul, sendo assim o primeiro presidente negro da história daquele país. Na sua cerimônia de posse, ele podia chamar quem quisesse, mas preferiu convidar aos carcereiros que mais lhe perseguira. Ninguém entendeu seu gesto de perdão, e quando fora indagado sobre o porquê daquele gesto, ele respondeu que pela primeira vez ele queria que os carcereiros lhe vissem como um ser humano e não como um animal. Isso é o verdadeiro perdão.
Autor (M. P. S.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário