domingo, 14 de setembro de 2014

Conhecendo mais a Deus




“Já foi dito por alguém que o estudo adequado da humanidade é o próprio homem. Não me oponho à ideia, mas creio ser igualmente verdadeiro que o estudo correto do eleito de Deus é Deus; o estudo apropriado ao cristão é a Divindade. A mais alta ciência, a mais elevada especulação, a mais poderosa filosofia que possa prender a atenção de um filho de Deus, é o nome, a natureza, a pessoa, a obra, as ações e a existência do grande Deus, a quem chama Pai.”

Nada é melhor para o desenvolvimento da mente do que a contemplação da Divindade. Trata-se de um assunto tão vasto, que todos os nossos pensamentos se perdem na sua imensidão; tão profundo que nosso orgulho desaparece em sua infinitude. Podemos compreender e aprender muitos outros temas; derivando deles certa satisfação pessoal e pensando enquanto seguimos nosso caminho:
“Olhe” sou um sábio. Mas, quando chegamos a esta ciência superior e descobrimos que  nosso fio de prumo não consegue sondar profundidade e os nossos olhos de águia não podem ver sua altura,nos afastamos pensando que o homem vaidoso pode ser sábio, mas não passa de um potro selvagem; exclamando então solenemente:”Nasci ontem e nada sei”. Nenhum tema contemplativo tende a humilhar mais a mente do que os pensamentos sobre Deus.

Ao mesmo tempo porém que este assunto humilha a mente, ele também expande. Aquele que pensa com frequência em Deus, terá a mente mais aberta do que alguém que apenas caminha penosamente por este estreito globo... O melhor estudo para expandir a alma é a ciência de Cristo, e Este crucificado, e o conhecimento da Divindade na gloriosa Trindade. Nada alegará mais o intelecto, nada expandirá mais a alma do homem do que a investigação dedicada, ansiosa  e contínua do grande tema da Divindade.

Este assunto é eminentemente consolador. Na contemplação de Cristo existe um bálsamo para cada ferida; na meditação sobre o Pai, há consolo para todas as tristezas, e na influência do Espírito Santo alívio para todas as mágoas. Você quer esquecer sua tristeza? Quer livrar-se de seus cuidados? Então, vá atire-se no mais profundo mar da Divindade de Deus; perca-se na sua imensidão, e sairá dele completamente refrescado  e revigorado. 

Não conheço coisa que possa confortar mais a alma, acalmar as ondas da tristeza e da mágoa, pacificar os ventos da provação do que uma meditação piedosa a respeito da Divindade. É para esse assunto que chamo a tenção de todos esta manhã...” Cinco verdades básicas, cinco princípios fundamentais do conhecimento de Deus possuído pelos cristãos, determinação todo o  nosso programa, como segue: 1) Deus tem falado aos homens, e a Bíblia é sua palavra, que nos foi dada a fim de tornar-nos sábios para a salvação; 2) Deus é o Senhor e Rei deste mundo; Ele governa todas as  coisas para sua própria gloria, mostrando sua  perfeição em  tudo o  que faz, a  fim de que os homens e os anjos possam louvá-lo e adorá-lo; 3) Deus é salvador, ativo em soberano amor através do Senhor Jesus Cristo para salvar os crentes da culpa e do poder do  pecado, para adorá-los como filhos e abençoá-los de acordo com essa condição; 4) Deus é Triúno. Há em Deus três pessoas, o Pai,o Filho e o Espírito Santo; e a obra da salvação é aquela em que os três  estão agindo ao mesmo tempo: o Pai propondo a redenção, o Filho assegurando-a, e o Espírito aplicando-a; 5) Piedade significa responder à revelação de Deus com confiança, obediência, fé, adoração, oração e louvor, submissão e serviço. A vida deve ser vista e vivida à luz da palavra de  Deus. Nada mais é a verdadeira religião.

À luz dessas verdades gerais e fundamentais, vimos agora examinar com detalhes o que a Bíblia nos mostra da natureza e do caráter do Deus sobre o qual estamos falando. Nossa situação é comparável à dos viajantes que depois de estudarem de longe uma grande montanha, andando à sua volta ao redor, se aproximam a seguir diretamente dela, com a intenção de escalá-la. 

O que está envolvido nesta escalada? Quais os temas dignos de nossa atenção? Vamos tratar da Divindade de Deus, as qualidades que separam Deus dos homens e que marcam  a diferença  e a distância  entre o Criador e suas criaturas; qualidades estas como: sua existência própria, sua infinidade, sua eternidade,sua imutabilidade. Trataremos de poderes de Deus: sua onisciência, onipotência e onipresença. Estaremos envolvidos com a perfeição de Deus, os aspectos de seu caráter moral que se manifestam em seus atos e palavras; sua santidade, amor, misericórdia, verdade, fidelidade, paciência e justiça. Teremos de anotar as coisas que são de seu agrado, o que O ofende, o que desperta sua ira, o que Lhe dá  satisfação e alegria.

Podemos dizer e afirmar que: “Deus é um Espírito infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade” Depois de tudo isso, podemos pedir a Deus “uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor  todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo (Salmo 27: 4).
(Adaptado por M.P.S.)

Referências:

http://www.mundocristao.com.br/adicionais/p10129.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário