domingo, 24 de dezembro de 2017

Mentindo para o Pai

                                                 
     

Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levante -te, pois, assenta-te, e come da minha caça, para que me abençoes. (Gn, 27: 19).

Jacó queria a primogenitura porque ela significava uma benção especial. Há algum mal em querer receber a benção divina? Não é a salvação a maior benção de Deus, e não queremos todos alcançar a salvação? O problema de Jacó era que não entendia qual era o caminho certo para receber essa benção. “Fiz o que me ordenastes”, disse a seu pai, “levanta-te e come da minha caça, para que me abençoes”. Jacó pensava que Deus dava a benção por merecimentos humanos. Será que existe hoje alguém pensando que a salvação é o prêmio por ter feito tudo conforme Ele ordenou?

O pai perguntou: “Quem és tu, meu filho?” E Jacó teve vergonha de dizer “Sou Jacó”. Jacó significava ladrão, trapaceiro, enganador e mentiroso. Era muito duro reconhecer tudo isso. Resultou mais fácil esconder-se atrás do nome de outro. “Sou Esaú”, disse. Naquele momento ele vestia as roupas do irmão e exalava o cheiro dele. Por que somos sempre assim? De um lado parecemos Esaú, do outro somos, a Jacó. Por fora, geralmente, está tudo bem, mas por dentro, não passamos de pobres Jacós, apresentando nossas “boas obras” para alcançar a salvação.

A história bíblica nos diz que Jacó foi a uma terra distante, onde ficou cerca de vinte anos tentando alcançar a benção. Foi vítima de enganos, mas apenas de tudo progrediu financeiramente. Progresso financeiro significa progresso espiritual? Jacó continuava vazio, procurando a benção almejada que nunca alcançou.

Naquela noite, na beira do rio, ficou sozinho e chorou implorando pela benção. Foi ali que Jesus apareceu e lhe fez a pergunta que lhe haviam feito há vinte anos atrás: “Como te chamas? Quem és tú?” Desta vez Jacó não tentou driblar, nem fugir como sempre o fizera. Caiu aos pés de Jesus e disse: “Eu sou Jacó“ Sou um ladrão, trapaceiro e mentiroso. Mas Jesus colocou o dedo na boca do arrependido Jacó e disse: “Meu filho, tu não és mais Jacó, tu és Israel, príncipe de Deus”.Tudo que Deus espera de mim e de você é isso.

Queridos irmãos e leitores, nunca é tarde para voltar atrás e reparar os erros que cometemos. Jacó fez isso e hoje a nação de Israel tem seu nome: Israel, homem forte que lutou com Deus e venceu.



Autor (M. P. S.)

2 comentários:

  1. Aos olhos do criador nada fica encoberto por isso quando usamos de falsidade ou omissao chegara o momento em que teremos que arcar com as devidas consequencias de acordo com a justica do plano divino.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria. Parabéns!
    Realmente, Jacó fora muito "esperto!" é invejoso. Por isso pagou um alto preço!
    Mas Jesus em Sua infinita misericórdia, o perdoou e hoje em dia somos herdeiros de Deus por meio formas suas atitudes de humildade diante do Pai.
    Ao contrário de Esaú, que tinha tudo para ser uma bênção na terra, só dividiu o Reino de Deus nã terra.
    Por isso essa guerra "santa" tão antiga no Oriente médio.
    Acho que pior foi Esaú que vendera a herança por um prato de Lentilha.
    Outra, Deus já havia falado para Raquel que iria surgir duas nações rivais no seu ventre.
    Isso faz a gente refletir que devemos seguir a orientação do Senhor em tudo queplanjamos fazer.
    Fora disso é pecado!
    Somos propriedades exclusivas de Deus, não devemos subestimá-lO jamais!
    Até por que de Deus não se zomba!
    Glória a Deus por isso é por tudo que És!

    ResponderExcluir