sábado, 4 de junho de 2011

Folha amassada



Quando era criança, por causa de meu caráter impulsivo, sentia raiva por qualquer coisa.
Na maioria das vezes, depois de algum incidente, me sentia envergonhado e me esforçava para me desculpar com quem eu tinha magoado.
Um dia, minha professora me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva.
Entregou-me uma folha de papel e me disse: - Amasse-a. Com medo a obedeci. Depois ela disse: - Agora a deixe como estava antes. Claro que não pude deixá-la como antes. Por mais que eu tentasse, o papel continuava amassado. A professora então,  me disse:
 - O coração das pessoas é como este papel, a impressão que nelas deixamos será difícil de apagar, como esses amassados. Foi assim que aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro daquele papel amassado, e daquelas palavras "a impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar". Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas ai já é tarde demais. Alguém já me disse uma vez: fale somente quando suas palavras possam ser tão  suave quanto o silêncio. Mas jamais deixe de falar, por medo da reação do outro. Acredite principalmente em seus sentimentos. Somos sempre responsáveis pelos nossos atos. Ao relato deste acontecimento, vimos que a palavra tem o poder de  amassar a vida uma pessoa, como se amassa uma folha de papel. A palavra pode negociar a paz numa guerra, ou começar uma outra, sem tempo de terminar. A Bíblia relata que a língua sem controle é uma arma de destruição. Use palavras suaves de alta estima, com ânimo, para levar esperança aos desanimados, e acalmar aos descontrolados.

                      M P S

  




Um comentário: