sábado, 2 de junho de 2012

Gabão: Um refugio para a vida selvagem.





Imagine  uma praia tropical onde elefantes pastam à beira-mar, hipopótamos  nadam e  baleias  e golfinhos agrupam-se não muito  longe dali.  Na costa africana, há 100 quilômetros  de praia em que cenas como essa ainda são comuns.
Para que cenas desse  tipo sejam apreciadas no futuro, sem duvida essa  incomparável região costeira precisa  ser preservada. Felizmente, em  4 de setembro de 2002, tomora –se medidas  para conservar  essa região quando o presidente do gabão  anunciou que 10%  do país –incluindo faixas litorâneas  limpíssimas – seriam transformados  em parques nacionais.
Essa áreas  virgens  com cerca de 30 mil quilômetros quadrados – o equivalente ao  tamanho da Bélgica –têm muito  a oferecer. “O  Gabão  tem potencial para transformar-se numa Meca ecológica , atraindo ( peregrinos)  dos quatro cantos da terra  a  procura das ultimas maravilhas naturais no planeta” , disse o  presidente Omar  Bongo Ondimba.
Por que  essas  reservas são tão  importantes? Cerca de 85% do país ainda é coberto por florestas, e  20% de suas  espécies  de plantas não são encontradas em nenhum outro lugar  no mundo.
Além  disso, suas florestas equatoriais  são um refugio para gorilas-das planícies , chimpanzés, elefantes-da- floresta e  muitas outras espécies  ameaçadas de extinção. Esses parques recém-criados vão fazer do Gabão um país que protege de modo notável  a biodiversidade africana.

                                     As incomparáveis  praias de loango

O Parque Nacional de Loango talvez seja um dos lugares mais impressionantes  da África  para se visitar e observar  a vida selvagem. Ele  conserva quilômetros de  praias intocadas perto  de lagoas de água doce e uma densa floresta equatorial.Mas o que realmente torna as praias de Loango  incomparáveis são  os animais que andam  em suas areias – hipopótamos , elefrantes-da-floresta,  búfalos, loapardos e gorilas.
Por que a praia atrai esses animais da floresta? Ladeando as praias de areia  branca de Loango, há vegetação para os hipopótamos e búfalos comerem. Palmeiras da espécie Borassus aethiopum, que  crescem ao longo da praia, produzem em grande quantidade frutos que atraem  elefantes-da –floresta.
No entanto, o  mais importante é o isolamento que essas praias  proporcionam . as  únicas pegadas na areia são  dos animais.
Por  não  haver interferência  humanas ali, as tartarugas-de-couro, ameaçadas de extinção , escolhem essas praias isoladas para pôr seus ovos. Abelheiros-rosados, que vivem em colônias, também preferem  fazer seus ninhos na areia dessas praias , a apenas poucos metros acima do nível da maré alta.nos meses  de verão, mais de mil baleias-corcundas  se acavalam nas águas  tranqüilas  de Loango.  

                                     

                                                      Adaptado por  M.P.S.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário