sábado, 3 de setembro de 2011

Em busca da felicidade



Conta-se que um homem  bem rico  morreu  e deixou  toda sua  fortuna   para  seu único filho. Este  não quis estudar e nem trabalhar  para administrar  seus bens. E assim se passaram dias, semanas, meses, e anos e seus  bens  continuavam  diminuindo. Chegando  por volta dos seus  trinta anos de idade,  sua riqueza  estava já no fim. Quando ele caiu em si,  começou a ficar  preocupado  e foi aconselhar-se  com um  amigo de confiança,  relatando  seu  desespero  sobre sua situação. Este amigo  lhe aconselhou  a procurar  um homem  que o chamavam de sábio.  Só que onde ele  morava em um lugar distante, sendo possível seu acesso apenas a pé.  Certo dia,  ele se arrumou  e seguiu  viagem a procura da tal felicidade.  Botou o pé  na estrada e  seguiu  seu destino  em busca da  sua felicidade  para voltar  a ter uma  vida digna,  como antes tinha. Após dias de viagem, ele encontrou pelo caminho um urso  faminto. Mas pela sua  curiosidade,  ele parou e perguntou:

‒Amigo  urso, o que está  fazendo aqui  nesta estrada?

O urso  respondeu:

‒Eu estou  a procura  de comida, já que nas montanhas  não há mais caça para  eu caçar  e me alimentar.  

E perguntou o urso:

‒E você amigo, o que estar  fazendo  andando neste deserto?

Ele respondeu:

‒Estou a procura da felicidade, pois gastei toda  minha fortuna  que  meu pai me deixou, e  agora vou procurar  um homem  que se chama sábio  para que ele me diga como  recuperar  tudo que perdi.

E perguntou o urso: 

‒Pergunta a este  sábio  o que eu estou  fazendo aqui e  como  faço  para mim alimentar.

Eles  se despediram  e o  rapaz  seguiu  o seu destino. Muito a diante, o rapaz encontrou  uma grande árvore  que estava  com uma parte seca. Ele descansando sob sua sombra, perguntou  à árvore:

‒Por quê uma parte sua está apodrecendo?

A árvore  lhe respondeu:

‒Eu não sei. E você, o que  está  fazendo por  arqui? 

Ele contou  a mesma  história  dizendo  que o pai tinha lhe deixado muito dinheiro e  ele tinha gasto todo e estava há procura da felicidade, e de que estava a procura de um homem  que se chamava sábio, para poder  ajudá-lo a recuperar sua riqueza. A árvore  lhe disse:
‒Pergunta a ele  por que uma parte de mim apodrece.

Eles se despediram, e o rapaz seguiu o  seu caminho a  procura do sábio. Após algumas horas de caminhada, ele encontrou  um palácio  muito grande e bonito  com as portas abertas e ele gritou: 

‒Tem gente ai? 

E uma voz respondeu:

‒Tem, entra.

E ele entrou.  Chegando  na grande  sala  bem luxuosa  estava uma bela moça  sentada   no  sofá  e  ele perguntou:

‒Por quê   está só?

Ela respondeu:

‒Eu moro só, e você? Para onde está indo? 

Ele novamente contou sua historia. A moça  lhe fez um pedido:

‒Pergunta a ele por que  estou triste e morando só.  Eles  se despediram  e ele seguiu viagem. Quando  chegou a seu destino e procurou o sábio  e disse sobre sua vida, o sábio lhe disse:

‒É  muito fácil  você recuperar tudo  que perdeu ou ainda mais.

O sábio lhe  orientou, volte  pelo o mesmo caminho  e você  vai encontrar a felicidade e não  a deixe escapar.  Segura  sem perder  tempo. Ele sem  acreditar, agradeceu  e voltou  pelo o mesmo caminho. Chegando  de volta, passou pelo palácio e gritou:  

‒Tem gente ai?

E ouviu alguém responder:

‒Tem, entra.

 Chegando na sala,  estava mais luxuosa  de que quando ele tinha passado. E rindo, perguntou á moça: 

‒Como vai? Perguntou o rapaz.

Ela disse:  ‒Eu estou muito triste e sozinha.  E você? Encontrou   sua felicidade?

Ele respondeu rindo:  ‒Ainda não, estou a procura e quando  encontrar vou segurar  com  as duas mãos  para não deixar  escapar. E disse: ‒Tchau.

Ela  gritou: ‒ Espera ai,  você   perguntou a ele sobre mim? Disse ele: ‒ Sim, perguntei, ele disse que você é muito rica e mora sozinha  não tem  ninguém   para lhe fazer companhia. Case e vá  viver feliz com sua família. 

Ela respondeu: 

‒Case comigo e vamos ser feliz juntos. Ele disse: ‒Eu não posso, estou  a procura da felicidade.  Preciso ir agora.

Continuando sua jornada, ele avista à árvore  e lhe disse:

‒Árvore, como vai você? Ela disse: Eu não, e você? Ele respondeu: ‒Eu continuo a procura da felicidade. A árvore gritou:  ‒Espera ai, você perguntou ao sábio sobre mim? Por que  estou secando?  Ele respondeu: ‒sim, ele disse que deste lado onde está  secando há um tesouro valioso escondido, ele está prejudicando sua raiz. Você  precisa mandar   alguém cavá-lo  para tirá-lo e aterrar.  Agora preciso ir.

 A árvore gritou: ‒Cava  e tire  para  você e joga terra no local. Ele respondeu: ‒ Eu não posso, estou em busca da felicidade, e esse trabalho demoraria um bocado. Finalmente ele  encontrou  o urso, ainda mais  faminto.

Ele perguntou:  ‒Urso  você ainda  está por  aqui? O urso respondeu: ‒Sim, estou com muita fome e não comi   nada, e você, encontrou  sua felicidade?  Ele respondeu: ‒Ainda não, estou a procura, e quando encontrar, vou  pegar  com as duas mãos  para não  soltar. O  urso perguntou: ‒Moço você  perguntou sobre mim?  ‒Sim, respondeu o rapaz.  ‒Ele disse que aqui não  tem caça e quando passar  uma pessoa  você   pega e come se não  vai morrer de fome. O urso não pensou duas vezes e devorou o rapaz.
O que tiramos desta metáfora  é que não devemos  perder  as oportunidades que a vida nos  oferece. Muitas  pessoas tem varias  oportunidades  e outras somente uma. Se encontrar,  pega com as duas mãos bem firme sem largar. Pois você não  sabe se vai ter  outra chance  de ser feliz.


                                                   MPS  

4 comentários: