sábado, 15 de outubro de 2011

A fazenda Ribeirão das Flores


Por volta dos anos 80, eu comprei uma fazenda  no município  de Iguaí, pertencente   ao  sul  da Bahia. A região em que  situava-se era chamada  de Ribeirão  das Flores, porque tinha muitas  flores e é uma região muito chuvosa.   
Ela ficava  no alto,  e quando  se olhava de baixo da estrada, parecia uma rampa  muito grande e alta.  Mas quando se subia toda aquela ladeira e se chegava ao topo, valia a pena, porque  a vista  era deslumbrante  demais.  Avistavam-se  todas  as baixadas  que   ficavam  de frente  a fazenda. Se fosse de dia,  avistavam-se  os vales  verdejantes   com o azul  do céu, e se fosse  bem de manhã  era mais lindo  ainda,   porque  os vales  eram tomados  pelas  névoas   brancas  que os enfeitavam  e cobriam   a floresta, deixando  assim um quadro  pintado pela a natureza. Este quadro  tinha as cores brancas  das névoas, o dourado do amanhecer do sol e o azul  claro do céu. Quem  dormisse na fazenda e acordasse cedo, poderia contemplar  toda a beleza do nascer do sol.
Era belo  como quando Deus mostrou a Moisés  os vales de Canaã. Dali  o Deus  Eterno  lhe mostrou toda a terra de  Canaã, isto é, o território de Gileade  até   a cidade de Dã.       Dt C. 34-1.    Assim era a fazenda Ribeirão  das Flores.  Do alto podia-se ter uma visão   de mais ou menos  30 a 40 km  de distância.
Ao cair da tarde, o sol se escondia  por trás  da mata, lentamente, como se  fosse descansar   após um dia de trabalho iluminando o planeta.  Após tanta beleza e admiração, vinha o escurecer  da noite com os berros  dos   animais juntos com  as aves  procurando seus  galinheiros  para repousar.


                                        M.P.S.                 

3 comentários:

  1. fiquei curioso de ve essa galinha machona.
    foi merecido o castigo.
    EDUARDO SANTOS

    ResponderExcluir
  2. GOSTO MUITO DE TOMAR BANHO EM BICA E RIOS.
    ESSA FAZENDA DEVE SER UMA COISA.
    JOEL SILVA
    SALVADOR BAHIA

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE JOEL, ERA LINDA TINHA VARIAS BICAS UMA CACHOEIRA
    DUAS REPRESA QUE EU MESMO FIZ PARA CRIAR PEIXES SO PARA MINHA ALIMENTAÇÃO E TOMAR BANHO. TUDO ISSO SEM ROUPAS PORQUE ELA FICAVA NO ALTO I DIFICILMENTE PASSAVA GENTE.
    UM ABRAÇO DO AUTOR I PROPRIETÁRIO
    M.P.S.

    ResponderExcluir