quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um mar extraordinário, mas morto!




Queridos leitores, agora vocês  farão  uma viagem  teológica e  científica sobre  o
o Mar Morto,  matéria publicada pela  Despertai, em Janeiro de 2008.
    
O Mar Morto é o mais salgado, mais profundo, mais inóspito e, na opinião de alguns, o mais saudável corpo de  água  na terra.No decorrer dos séculos, já  foi chamado de mar fétido, Mar do Diabo e lago Asfaltite. A Bíblia o chama  de Mar Salgado e Mar do  Arabá (Genesis 14: 3;   Josué   3: 16).  Muitos eruditos  sustentam a idéia  de  que as ruínas de Sodoma e Gomorra  estão enterradas nas profundezas desse mar. Por isso, também é conhecido como Mar de Sodoma ou Mar de Ló, personagem  bíblico  que fez parte da história dessas  cidades. (2 Pedro 2:6-7)

Alguns desses nomes não passam exatamente a idéia de um lugar agradável a ser visitado. Mesmo assim, todo ano milhares de pessoas são atraídas a esse corpo de água
extraordinário, hoje  conhecido como  Mar Morto ou Mar Salgado. Por que ele é tão salgado? Está realmente morto? E como ele pode ser saudável ao mesmo tempo?
                                        
O mais baixo e salgado dos mares

O Mar Morto fica  na parte norte do  Vale da Grande Fenda, uma falha geológica  que se estende para o sul até  a África Oriental. O Rio Jordão  serpenteia desde o norte até  alcançar  a superfície  mais baixa do planeta – uns 418 metros abaixo  do nível do mar. Esse  mar fechado é ladeado por cadeias montanhosas – as colinas da Judéia  a oeste e as  montanhas de Moabe a leste. Mas  o que faz o Mar Morto  ser tão salgado? Os sais –  basicamente  cloretos  de magnésio, de sódio  e de cálcio – são levados ao Mar Morto pela água  do Rio Jordão  e de rios menores,  riachos e fontes.
Calcula-se que só o Rio Jordão  deposite  a enorme  quantidade de 850 mil toneladas de sal todo  ano. Por  causa da baixa  altitude desse  mar, a  água  não tem onde escoar. Sua única  saída é a evaporação. Num dia quente de verão, impressionantes  7 milhões de  toneladas de água  evaporam, o que explica por que o volume  desse lago-mar  não aumenta.
A água  evapora,  mas os sais e os minerais permanecem. Por isso ele é o mar mais salgado do mundo, com cerca de 30% de salinidade – várias  vezes mais salgado do que os oceanos.
Desde  os tempos  antigos, as pessoas  ficam intrigadas  com as características únicas do mar Morto.
Desde a antiguidade, o filósofo  grego Aristóteles já ouvia  falar  que esse mar era tão amargo  e salgado que nenhum  peixe   vivia  nele. Sua concentração  de  sal, mais  elevada do que o normal, torna ainda mais fácil flutuar  sem fazer esforço.  Assim, até  quem não sabe nadar consegue  boiar sem  dificuldade. O historiador  judeu  Flavio  Josefo  conta que o general romano Vespasiano  testou  esse fenômeno por jogar seus prisioneiros  de guerra nesse mar.
A  essa altura você talvez esteja  se perguntando como esse corpo de água  pode estar morto e ainda assim ser saudável.
                                               
O mar mais saudável

Viajantes da era medieval  levaram   para casa histórias sobre um mar estéril  sem aves, peixes ou vegetação. Acreditava-se até mesmo que os vapores malcheirosos do lago eram mortíferos. É claro que isso propagou a idéia de um mar fétido,  morto. De fato, por causa de alta salinidade, somente  organismos simples, como  algumas espécies  resistentes  de bactéria,  conseguem sobreviver  nessa água, e qualquer peixe que vai parar nesse   mar, arrastado  pelos rios que deságuam  nele, morre  rapidamente.
O mar  é incapaz de sustentar a vida, mas não  se pode dizer o mesmo da região ao redor. Apesar de grande  parte dela ser árida, existem pequenas áreas que  se destacam como oásis exuberantes, com cachoeiras  e plantas tropicais.
A região  também é considerada um rico habitat  para a vida selvagem. Há 24 espécies  de mamíferos  que vivem perto desse mar, incluindo  o gato-do - deserto, o lobo-árabe e o  íbex, visto  com bastante freqüência. Fontes de água doce criam  um habitat  para muitos anfíbios,  répteis  e peixes. Visto  que o mar Morto  está localizado numa das principais rotas migratórias,  mais de 90 espécies  de aves foram  identificadas  ali, com  a  cegonha-preta  e a  cegonha-branca. O  grifo  e o abutre-do-Egito  também podem ser vistos   nessa região.
Mas como o Mar Morto pode  ser o mais saudável corpo de água? Conta-se que, em tempos antigos,  pessoas bebiam de sua água, pois  acreditavam  que ela possuía  propriedades  curativas. É óbvio  que não se recomenda  isso hoje em dia. De  forma mais razoável, porém  alguns dizem  que se banhar na água  salgada purifica o corpo. Os  benefícios  terapêuticos  da região  inteira são muito valorizados.
A baixa altitude cria  uma atmosfera naturalmente rica  em oxigênio. Diz-se  que a alta concentração  de brometo no ar tem efeito  relaxante. A lama negra, rica em minerais, e as  fontes termais  sulfurosas  ao longo das margens são usadas no tratamento de várias  doenças  de pele e problemas de artrite. Além  disso, a Commiphora  opobalsamum,  uma árvore  que  crescia na região, sempre foi valorizada e  usada  na fabricação  de cosméticos e  remédios.

Asfalto que vem do mar

Um dos fenômenos  mais estranhos do Mar  Morto é a liberação de betume (asfalto), que ás vezes é visto subindo à superfície, aos pedaços, Em 1905, o periódico  The Biblical  World  (o mundo bíblico)  relatou que, em 1834, um pedaço de betume com cerca de 2. 700 quilos havia flutuado até a margem. O betume tem sido descrito como “o primeiro  produto derivado do petróleo  já usado pelo homem”.(Saudi Aramco, TBW, novembro/ dezembro de 1984). Algumas pessoas achavam  que esses pedaços de asfalto se  soltavam  do leito do Mar Morto e subiam à  superfície por causa de terremotos. No  entanto, é mais provável que  o asfalto saia através de diápiros   ou  rachaduras, misturado com  rochas salinas. Há séculos,  o betume tem  sido usado de vários modos: como impermeabilizante para barcos.  Em construções  e até como repelente. Acredita-se  que por volta de 350 A.C. os egípcios começaram a fazer amplo uso do betume  no processo de mumificação, embora isso seja questionado por alguns peritos. Nesse  período, os nabateus – antigo povo nômade  que havia se estabelecido  perto do mar  Morto  –monopolizaram  o comércio  de betume na região.
Eles traziam o betume  até a margem, cortavam-no e então o levavam  para o Egito.
O Mar Morto é realmente extraordinário. Não  é exagero descrevê-lo  como o mar mais salgado, mais baixo, mais inóspito e talvez o  mais saudável  que existe. Com certeza, é um  dos mares mais interessantes  do planeta.               


Preservado em salmoura
Historiadores  contam que o Mar Morto fazia parte de uma  rota comercial  movimentada. Isso foi  confirmado pela recente  descoberta de duas âncoras   de madeira. Essas  âncoras  foram encontradas  em margens  do Mar Morto  que antes eram cobertas pela água, perto de onde se  localizava o antigo porto de En-Gedi. Estima-se  que uma delas tenha uns  2.500 anos, sendo assim a âncora mais antiga já descoberta nessa região .  Acredita-se que  a outra, com cerca de 2 mil anos, tenha sido fabricada com a tecnologia  romana  mais avançada da época.
Diferentemente das âncoras  de metal, as de madeira costumam se decompor na água  do mar.
Mas  a falta  de oxigênio  no mar Morto  e sua  salinidade  preservaram  a madeira e  as cordas dessas âncoras  em excelentes condições.

(Adaptado por M.P.S.) 

3 comentários:

  1. Um texto bem interessante sobre o MAR MORTO, que nos trás grandes controvérsias, ao mesmo tempo que ele destrói vidas animais ele contribui com algumas espécies.
    Além de ser retirado o magnésio que é um mineral riquíssimo pra nossa saúde. Ainda preservam a madeira e as cordas, ainda fabrica o repelente.
    Trazendo tmb o betume uma fonte da economia trazido na época pra o a Egito.
    O mar mais salgado, e ao mesmo tempo o mais saudável. Além se ser fabricado produtos de cosméticos.
    Conclusão toda criação de Deus é perfeita!! Adriana Menezes.

    ResponderExcluir
  2. Eu Flutuei no MAR MORTO
    Foi uma linda Experiência

    ResponderExcluir