sexta-feira, 13 de julho de 2012

A língua tem um efeito tão desastroso quanto uma bomba atômica




A língua apesar de ser  um pequeno  músculo, tem um grande poder, tal como provocar ou terminar uma guerra. Tenha muito cuidado  com sua língua. Pense bem antes de falar algo, dar uma declaração sobre algum tema.
Recentemente, no ano de 2012, o secretário geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), durante uma coletiva de empresa, deu uma entrevista a respeito do andamento das obras nos estádios brasileiros, com vistas a Copa de 2014. No entanto, um trecho da conversa repercutiu mais do que o andamento das reformas, no qual ele teria declarado que  os dirigentes brasileiros “merecem um ponta pé no traseiro”.  Esta entrevista repercutiu   mundialmente  e o   governo  brasileiro  pediu o afastamento  do então  secretário do referido órgão.

Em outro caso, um casal de namorados, após ter construído um bonito relacionamento de um grande amor, foram assistir  um culto  na igreja do rapaz. Sua igreja era tradicional, diferente da dela que é pentecostal.  No fim do culto, ele a perguntou  o que  tinha achado da igreja e do culto. Ela,  sem pensar, abriu a boca e  foi muito infeliz na sua critica, e os dois romperam  um lindo inicio de  amor, regado  por elogios  que ambos  compartiam.

Na  carta de Tiago, ele fala  sobre a maneira de viver: o falar; o agir. Ele começa  assim:
Todos nós  sempre cometemos  erros. Quem não comete nenhum  erro no que diz é perfeito e é capaz de controlar todo o  seu corpo. Nós pomos um freio na boca dos  cavalos para que nos obedeçam  e assim os fazemos ir aonde queremos. Pensem no  navio: grande como  é, empurrado por  ventos fortes, ele pode ser guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto  quer. É isto  o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como  uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela  é um mundo de maldade, ocupa lugar nos nossos corpos e espalha  o mal em todo o nosso  ser. Com o fogo que vem do próprio  inferno, ela  pôe  toda  a nossa vida em chamas. O  ser humano  é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros , os animais que  se arrastam pelo chão e os peixes. Mas  ninguém  ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos  a língua tanto para agradecer  ao Senhor e Pai  como para amaldiçoar as pessoas, que  foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca  saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim.   Tiago, 3: 2 – 10)
Querido   leitor, esta mensagem é  para você  que está lendo.  Pense antes de falar qualquer coisa. Pois as palavras quando saem  da boca não têm volta. 


                                                    (M. P. S)            

2 comentários:

  1. EDUARDO DOS SANTOS, SÃO PAULO13 de julho de 2012 às 22:02

    MUITO BOA ESSA MENSAGEM, EU NÃO SABIA O POTENCIAL DA LINGUA.
    EDUARDO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Caro Teólogo, com relação ao casal de namorados, penso que não foi a atitude impensada da moça a razão do rompimento do relacionamento, mas a falta de amor do rapaz. Ele não a amava. Quando há amor, as diferenças são superadas. O amor é tão poderoso que a Bíblia o cita como o vínculo da perfeição, e ainda diz mais: o amor encobre multidão de pecados. Veja a força que tem, quando existe! Parabéns pelo texto que nos leva a refletir que somos humanos, sujeitos a erros e somente o Senhor tem a medida da compaixão para nos perdoar quando erramos.

    ResponderExcluir