domingo, 16 de março de 2014

Deus chama a Isaías para ser profeta


“Em seguida ouvi o Deus Eterno dizer: – Quem é que eu  vou enviar? – Quem será o nosso mensageiro?  Então respondi: – Aqui estou eu. – Envia-me a mim!” Isaías  (6: 8)

Isaías, um dos maiores profetas  do Antigo Testamento, anunciou as mensagens ao Povo do Reino de Judá e aos moradores da cidade de Jerusalém entre 742 e 687  a.C. Os temas principais das mensagens do profeta são o poder do Deus de Israel  sobre todas as coisas e a sua santidade perfeita. O Livro de Isaías pode ser dividido em três partes: 1) Os capítulos (1-39) falam do tempo em que Judá, o Reino do Sul, está sendo ameaçado pela Síria. O profeta  insiste em que os maiores perigos que a nação corre e que podem levá-la  ao desastre são o pecado, a desobediência  e a  falta de fé em Deus. Com palavras e  por meio de atos símbolos, o profeta faz um apelo ao povo e as  autoridades do país para que vivam uma vida de honestidade e de justiça. Isaías anuncia a futura vinda de um descendente de Davi, que será o rei  ideal, e fala de uma época de paz e de prosperidade para  o mundo inteiro;  2) Os capítulos  (40-55) falam de um povo que tem sofrido a desgraça e que está fora  do seu país, humilhado, explorado e sem esperança. É nessas condições que o profeta anuncia a libertação dos israelitas, garantindo que Deus os trará de volta do cativeiro para que possam começar uma vida nova na terra de Israel. Assim Deus se mostra o Deus da história, aquele que tem um plano para o seu povo, o qual terá a missão de ser uma bênção para todas as nações da terra. As passagens a respeito do “Servo do Deus Eterno” estão entre as mais conhecidas do Antigo Testamento; 3) Os capítulos (56-66) trazem, na sua maior parte, conselhos para aqueles que já haviam voltado  do cativeiro para Jerusalém.   Deus aconselha que eles vivam uma vida de honestidade e de justiça e insiste  em que respeitem o sábado,  que se dediquem à oração e que lhe apresentem os sacrifícios que ele exige. Os versículos  um e dois do capítulo  sessenta  e um foram  usados  por Jesus, no principio  do seu ministério, para anunciar a sua missão no mundo.
Jesus foi  à cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado,  conforme o seu costume, foi à casa de oração.  Ali ele se  levantou para ler as Escrituras Sagradas,  e lhe deram o livro do profeta  Isaías.  Ele  abriu o livro  e encontrou o lugar onde estava escrito assim:  “O Senhor  me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para  levar a Boa Notícia  aos pobres e me  enviou para  anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará  o seu povo”.  Jesus fechou o livro, deu  ao ajudante da casa de oração e sentou-se.  Todas  as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. Então ele começou a falar. Ele disse:  "Hoje se cumpriu a passagem das Escrituras Sagradas que  vocês  acabaram de ouvir" Lucas (4, 16-21).
Se você ler em Isaías no capítulo (53: 2-9 ), notará que ele previu a vinda do Salvador Jesus Cristo. Ele disse que o Salvador viria como uma plantinha que brota e cresce em terra seca, sem beleza, e termina sendo desprezado por todos. Além disso, previu também que a sua morte seria por conta da iniquidade do povo judeu. Queridos, se hoje Deus lhe chamar para ser seu mensageiro, não diga não: faça como Isaías, diga que sim, aceite a missão.                          

                                                                                                                                    (M. P. S.)

2 comentários:

  1. Maravilhosa e mensagem.Na prática o senário não é tão animador, pois muita gente não compreende o chamado e ver em primeiro lugar o seu próprio interesse, ou seja, só quer fazer algo para aparecer na mídia, no palco ou estar sempre acima de alguém; porém não devemos olhar nem para um lado e nem para o outro, e sim olhar apenas para JESUS, e fazer sobretudo a sua vontade....continue buscando seus objetivos.....alcançando vidas para SENHOR JESUS. um abraço EDNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO PELO COMENTÁRIO, GOSTEI MUITO, VOLTE SEMPRE.
      DEUS SABE O QUE TEM DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO E NA MENTE. QUANDO ELE CHAMA PARA FAZER SEU SERVIÇO É PARA VOCÊ SER SEU EMBAIXADOR DA SUA PALAVRA.
      NUNCA DIGA NÃO PARA DEUS: DIGA SIM, ESTOU AQUI SENHOR.
      ABACATE VERDE .

      Excluir