segunda-feira, 24 de março de 2014

Quanto vale uma vida?




“[...] Então Jesus fez esta comparação: Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: 'Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida!'” (Lucas 15: 3-6).
“[...] Jesus continuou: Se uma mulher que tem dez moedas de pratas perder uma, vai procurá-la, não é? Para encontrar a moeda perdida, acende a lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas: 'Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida'” (Lucas 15: 8, 9).
“[...] E Jesus disse ainda: um homem tinha dois filhos. Certo dia o mais moço disse ao pai: 'Pai, quero agora a minha parte da herança.' E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para outro país. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou toda a herança que havia recebido. Depois de gastar tudo, houve uma grande fome naquele país, e o rapaz começou a passar necessidade. Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam. Caindo em si, pensou: 'Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado seu filho. Aceite-me como um dos seus trabalhadores. Então saiu dali e voltou para a casa do pai. {…] Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu e o abraçou e beijou. E o rapaz disse: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado seu filho!” Lucas (15. 11-21).


Queridos, aqui estão três parábolas: 1) apesar de não raciocinar, quando o animal se perde ele se desespera e sente falta do lugar que deixou para trás, no caso da ovelha, do pastor e do restante do rebanho. Toda ovelha é importante para o seu pastor. Na parábola, quando ele dar-se conta de sua perda, abandona todas as outras na procura da desgarrada e se alegra ao revê-la. Toda ovelha precisa ser guiada de volta, precisa de um pastor que a ame e a aceite novamente. Assim é o ser humano quando sai da igreja: ele sabe que está fora, que precisa de Deus e dos irmãos, mas tem medo e vergonha de voltar. Ele também precisa ser guiado de volta; 2) a moeda perdida, mesmo sendo de pequeno valor, alegra a sua dona ao encontrá-la; 3) O filho mais moço faz uma má escolha e chega ao fundo do poço. Arrependido, volta para casa e pede perdão ao pai, que o recebe com um abraço.
Assim como nas parábolas, Deus sente a sua falta quando afasta-se dele e está disposto a te resgatar. Ele te espera de braços abertos.


(M. P. S.)

Um comentário:

  1. Deus é Fiel sempre estar de braços aberto a nos receber mas é preciso nos arrepender e irmos ao seu encontro .

    ResponderExcluir