domingo, 29 de dezembro de 2013

Depressão: o crente tem depressão?





A palavra depressão vem do latim depressio. Com o passar dos anos, a palavra foi associada ao mal da melancolia, do abatimento, falta de sono, da falta de forças.
Recentemente, na minha igreja, o pastor principal  teve depressão e foi criticado por muitos irmãos, que diziam que crente, principalmente pastor, não podia ter depressão.
Mas a Bíblia nos revela que até O Senhor Jesus Cristo teve momentos de depressão.
Em Mateus (26: 36-39), ele disse: Jesus foi com os discípulos para um  lugar chamado  Getsêmani  e disse: -Sentem-se  aqui, enquanto eu vou orar ali adiante. Então levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu. Jesus sentiu  uma grande tristeza e aflição e disse: -Sinto no coração uma tristeza  tão grande, que parece que vai me matar. Fiquem aqui vigiando comigo.  Ele foi um pouco mais adiante, curvou-se até o chão e orou:
-Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento...
Em 1 Reis  (19: 3-14), Elias entrou numa  profunda depressão que o levou a  pedir para Deus lhe matasse.
O professor e teólogo Leandro Quadro, da TV e Radio Novo Tempo, relatou que quando estava fazendo  mestrado  em Teologia,  ficou afastado do curso por muitos dias  devido a uma profunda depressão que o fez perder vinte quilos em quinze dias e muitas aulas. Ele buscou ajuda na psiquiatria, e continua em tratamento (em psicoterapia) que já dura seis anos, tomando remédio para recuperar sua saúde.
Queridos  irmãos e leitores, em primeiro lugar, nesse caso,  busquem a Deus, em segundo,  busquem ajuda de um profissional da área médica para lhe ajudar combater este mal do século XXI, que está presente em mais de 20%  da nação brasileira.
Mesmo que você tenha fé, vai orando e buscando um tratamento profissional para te ajudar na cura desta doença que pode até levar a morte. Boa alimentação (cortar refrigerantes, alimentos com cafeína etc., ajuda bastante) e atividade física melhoram muito no tratamento e na prevenção.
Espero que com essa mensagem você possa saber um pouco sobre a relação da depressão com a palavra de Deus, e buscá-lo junto aos médicos caso perceba algo de errado, pois o próprio Jesus nos disse: quem precisa de médico são os doentes. Deus estará conosco fazendo tudo para nos orientar a nos curar, só depende da gente.
Deus nos revela três coisas em seus ensinamentos: estou com você, eu vou te ajudar, você precisa crer em mim.
Não sejamos fanáticos e dizer que vamos nos curar somente pela fé, a ciência está ai para nos servir, também. 
                                     

 (M P S)

2 comentários:

  1. Eh Verdade meu querido irmao o Esp.Santo nos fala "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo corpo alma e espirito "I tess. 5:23 Significando que podemos adoecer no corpo na alma ou no espirito. E Deus pode nos curar instantaneamente ou pode nos curar atraves dos medicos ou psicologos. Quando Jesus disse que teriamos aflicoes pode ser aflicao no corpo na alma ou no espirito mas ele disse que tivessemos bom animo pois com ele venceremos toda e qualquer dificuldade. JESUS CONTINUE TE ABENCOANDO AMADO IRMAO

    ResponderExcluir
  2. Todos que estiverem oprimidos e cansados vinde a mim que eu te aliviarei, quando deus age o inimigo não permanece em nossas vidas.
    Mas somos seres humanos, e vivemos aqui nesta terra, e se existem profissionais na medicina, foi permitido por Deus, pois somos falhos e em algumas de nossas caminhadas frustradas, podemos sim ter momentos de depressão....e temos que pedir ajuda da medicina pra reaver paz espiritual e fisica...pois ainda não vivemos na glória.....devemos cuidar de nosso corpo pois é templo do Espirito Santo....

    ResponderExcluir